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Ciência da Computação
(8 semestres)

Perfil do Aluno

O egresso do curso de Bacharelado em Ciência da Computação deve estar apto a identificar problemas, propor soluções inéditas ou melhorar as já existentes, no que diz respeito à efetivação de projetos que envolvam ciência e tecnologia. Seu trabalho exige uma constante interação com o desenvolvimento científico e tecnológico da área, a fim de desenvolver novos conhecimentos envolvendo técnicas, teorias, métodos, linguagens, modelos e sistemas computacionais nas áreas de hardware e software.

O profissional egresso estará capacitado para atuar em diversas áreas que podem envolver:

  • organizações do setor produtivo que utilizam a tecnologia como atividade fim;
  • organizações do setor produtivo que utilizam a tecnologia como atividade meio;
  • pesquisa, gerando inovações e contribuir para o desenvolvimento tecnológico do país na área computacional;
  • ensino, transmitindo conhecimento adquirido nas áreas abrangidas pelo curso.

Ao final do curso, o egresso estará capacitado a desenvolver sistemas computacionais, especificando, sintetizando e implementando o sistema projetado de forma operacionalmente viável, bem como projetar e desenvolver metodologias de programação, programas de controle, sistemas operacionais, compiladores, programas de apoio ao usuário e aplicativos em geral.

Assim, os profissionais formados deverão ser capazes de atuar no mercado de trabalho junto a áreas que utilizem recursos computacionais na implementação e manutenção otimizada de novos produtos, serviços e/ou processos e em atividades de pesquisa e ensino, fortemente ligados ao desenvolvimento da educação e fundamentalmente ao desenvolvimento científico e tecnológico do país.

O egresso deverá ser reflexivo e consciente com as questões de âmbito social, de sustentabilidade e de ética em sua atuação profissional considerando sua atuação em ambientes coletivos de trabalho colaborativo e de inovação.

Considerando que o curso de Bacharelado em Ciência da Computação proporciona formação simultânea e abrangente em diversas áreas da Computação, são descritas a seguir as possibilidades de atuação em cada um dos setores abordados:

  • Na área de Arquitetura de Computadores o egresso pode atuar em ambientes que exigem identificação de tipos de arquiteturas existentes, no que se refere à organização básica, bem como identificar os diversos dispositivos e interfaces periféricas ligadas a essa organização. Associados a essa identificação estão os conhecimentos em software básico que permitirá ao egresso desenvolver pesquisas ou identificar aplicações relacionadas a Sistemas Digitais Computacionais.
  • A área de Engenharia de Software e Banco de Dados habilita o profissional a participar das diversas fases do desenvolvimento de sistemas básicos e especialistas, abordando os paradigmas computacionais incluindo: sistemas operacionais, linguagens de programação e compiladores, processos e técnicas de desenvolvimento e integração entre software e hardware, além de dominar métodos de qualidade de software aplicados em cada uma das fases do desenvolvimento.

Para uma atuação competente e eficaz do profissional nas áreas anteriormente abordadas é necessária uma sólida formação básica envolvendo Matemática e Teoria Computacional.

Entre as áreas que o profissional poderá atuar, seja no desenvolvimento de trabalhos práticos ou na continuidade dos estudos em nível de pós-graduação, indicam-se:

  • Teoria Computacional;
  • Sistemas Operacionais;
  • Redes de Computadores;
  • Inteligência Artificial;
  • Computação Reconfigurável;
  • Sistemas Digitais;
  • Computação Gráfica e Processamento de Imagens e Sinais;
  • Interfaces Computacionais (Realidade Virtual e Aumentada, Interfaces Tangíveis);
  • Sistemas Multimídia;
  • Sistemas de Tempo Real;
  • Sistemas Móveis;
  • Sistemas Embarcados;
  • Sistemas Tolerantes a Falhas;
  • Análise de Desempenho;
  • Computação Paralela e Distribuída.

Além das habilidades gerais descritas, o aluno tem a oportunidade de ampliar sua formação nas áreas de conhecimento do curso por meio das disciplinas Tópicos Especiais, que contemplam revisões e atualizações ao currículo, característica imprescindível para um curso da área de informática. Por meio dessas disciplinas e da área escolhida para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso, o aluno pode adquirir conhecimentos mais aprofundados em áreas específicas, sendo capaz de aplicar os conhecimentos de informática em outras áreas do conhecimento.




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Nome do Curso:
Ciência da Computação
Coordenador(a):
Prof. Dr. Elvis Fusco
Habilitação:
Bacharelado em Ciência da Computação
Carga horária:
3040 h\a
Período:
| Noturno | Vagas: 60
Integralização do curso:
8 semestres
Credenciamento e Recredenciamento Credenciamento e Recredenciamento Credenciamento e Recredenciamento Credenciamento e Recredenciamento

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