Webmail
Voltar ao início




COMPSI



 

Eventos realizados | do curso
home Home | cursos

Mulheres formadas no Univem fazem sucesso no mercado de TI


(Notícia relacionada ao curso de Ciência da Computação do UNIVEM)

Sabe os aplicativos instalados no seu celular ou os programas de computador que você usa no seu dia a dia? No cenário nacional e internacional, eles provavelmente foram desenvolvidos por equipes majoritariamente masculinas. No Brasil, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio, apenas 20% dos profissionais que atuam no mercado de Tecnologia da Informação (TI) são mulheres. Em Marília essa realidade está sendo alterada. Mulheres formadas pelos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Centro Universitário Eurípides de Marília (Univem) têm mostrado resultados importantes como profissionais de TI.

Segundo o Prof. Dr. Elvis Fusco, coordenador dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, o Univem forma, há quase 20 anos, mulheres que atuam como profissionais de destaque nas principais empresas da região. Muitas são empresárias na área de TI e outras se tornaram pesquisadoras e docentes em importantes instituições de ensino. “O Univem tem uma tradição na formação de mulheres para o mercado de TI, atualmente elas são 30% do corpo docente dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação”, destaca Elvis.

O Prof. Dr. Fábio Dacêncio Pereira, coordenador de Pesquisa e Extensão do Univem, enfatiza que muitas delas ocupam espaços nobres na área e também possuem formação diferenciada que inclui mestrado, doutorado e pós-doutorado. "Atualmente ex-alunas formadas no Univem ocupam importantes posições nos mercados acadêmico, profissional e empreendedor", conclui o professor.

Formada em Ciência da Computação do Univem, Merley Conrado atualmente mora nos EUA e trabalha em uma das maiores empresas de tecnologia no mundo, a Intel. Merley é mestre e doutora pela Universidade de São Paulo. Especialista em aprendizado de máquina e inteligência artificial, ela ocupa um cargo importante para os planos futuros da Intel.

Juliana Pereira de Souza Zinader, formada em Ciência da Computação pelo Univem, é doutora em Ciências/Bioengenharia com Pós-doutoramento em Neuroimagem pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professora da Universidade Federal de Goiás e auditora sênior do Processo de Certificação de Sistemas Registro Eletrônico em Saúde (S-RES) da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS), onde também atua como diretora de educação.

No empreendedorismo, destaca-se Giulianna Marega Marques. Possui graduação em Ciência da Computação pelo Univem,  instituição na qual atua como professora dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação. Giuliana é fundadora e CEO da empresa PERSYS Projetos de Inovação Tecnológica, empresa bem sucedida na área que emprega muitos alunos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem.

Essas profissionais representam as mulheres que o Univem formou nos últimos anos e inspiram a nova geração. Para Bárbara Caroline Rosa de Almeida, aluna ingressante no curso de Ciência da Computação do Univem, a Tecnologia sempre foi sua paixão.  “Logo no início do curso aprendi que agora ser o melhor não é mais o suficiente, porque todos estão empenhados em ser o melhor! O segredo está em ser único e diferente. E foi ali que tive a certeza de ter feito a escolha certa. Entrei no curso de Ciência da Computação do Univem para ganhar o meu espaço e fazer a diferença”, comenta Bárbara.

 

Andressa da Silva Cabrini, Mônica Gregório Colomera, Bárbara Caroline Rosa de Almeida e Jéssica Vicentini (alunas de Ciência da Computação)

Bárbara enfatiza que nos primeiros dois meses de graduação, a instituição, o curso, os docentes e coordenadores já surpreendem com novas oportunidades e conhecimentos. "Estou feliz e realizada por fazer parte da família Univem, só tenho a agradecer a todos por estar me proporcionando à realização desse sonho.", comemora Bárbara.    

Mônica, também aluna de Ciência da Computação, destaca que logo nas primeiras semanas de curso já se sentiu bem recebida e extremamente confortável e está mergulhada nos livros e softwares e explorando o máximo de cada professor e disciplinas.

A Profa. Dra. Raquel Cristina Ferraroni Sanches, pró-reitora de graduação do Univem, comemora a grande procura de mulheres pelos cursos de TI da instituição. "Ao contrário da média nacional, os cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem têm atraído um número expressivo de mulheres, fruto do sucesso de nossas ex-alunas no mercado de tecnologia que inspira as novas gerações", destaca a pró-reitora do Univem.


Mais notícias sobre Ciência da Computação


« anterior 1  2  3 próximo »

voltar

Nome do Curso:
Ciência da Computação
Coordenador(a):
Prof. Dr. Elvis Fusco
Habilitação:
Bacharelado em Ciência da Computação
Carga horária:
3040 h\a
Período:
| Noturno | Vagas: 60
Integralização do curso:
8 semestres
Credenciamento e Recredenciamento Credenciamento e Recredenciamento Credenciamento e Recredenciamento Credenciamento e Recredenciamento


Últimos eventos | imagens
Prefeitura, Sebrae e Startup de Araçatuba visitam ambientes de inovação geridos pelo Univem
[Ver o album]


Redes Sociais

Bruno Marques dos Santos Elvis Fusco Fabio Lucio Meira Giuliana Marega Marques Jussara Mallia Zachi Leonardo Castro Botega Mauricio Duarte Renata Aparecida de Carvalho Paschoal Rodolfo Barros Chiaramonte