Edição de Novembro de 2016.


TECNOLOGIA

IX Semana de TI atrai mais de 500 participantes



A IX Semana de Tecnologia da Informação reuniu no Univem   mais de 500 participantes, entre alunos, profissionais e empreendedores. O evento é promovido pelos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação em parceria com o COMPSI (Computing and Information Systems Research Lab), a Asserti (Associação de Empresas de Serviços de Tecnologia da Informação) e o CITec-Marília (Centro de Inovação Tecnológica de Marília).
A programação foi aberta com a certificação das novas empresas incubadas e pós-incubadas no Centro Incubador de Empresas de Marília (CIEM), ambiente de empreendedorismo mantido pelo Univem e credenciado recentemente ao Sistema Paulista de Ambientes de Inovação (SPAI) do Governo de São Paulo.
O “Seminário de Inovação” contou com palestra do professor doutor Elvis Fusco, coordenador do Citec-Marília e do CIEM, e também coordenador dos cursos de Ciência da Computação e Ciência da Informação do Univem. Ele falou sobre o histórico do movimento de Tecnologia de Informação que vem ocorrendo em Marília nos últimos anos. 
A Semana de TI do Univem é o maior evento de tecnologia da informação da região e todos os anos atrai centenas de profissionais, alunos e empresas do setor. Entre os temas tratados na edição deste ano estão Empreendedorismo e Inovação em TI; Internet das coisas (IoT); Web Semântica; Banco de Dados, Design Thinking, Big Data Analytics; Coaching para Profissionais de TI; Dispositivos Móveis, Tendências de tecnologias para desenvolvimento de sistemas para Web. 
Além de palestras, o evento oferece ainda minicursos de diferentes temas onde alunos e o público em geral puderam atualizar informações. O objetivo da Semana de TI do Univem é garantir o intercâmbio tecnológico entre profissionais, estudantes, professores, empreendedores e pesquisadores da área de Tecnologia da Informação.
PARTICIPAÇÃO DE EMPRESAS
Grandes empresas de TI como a Boa Vista Serviços, Telecontrol, Tray, Locaweb,  CIAG (Jacto), Newcon, Totvs, Interfocus, PayU, Bredas, Onclick, Life, Codesis, Tecnosuper, CR Sistemas e a Associação de Empresas de Serviços de Tecnologia da Informação (ASSERTI) também estiveram presentes no evento.
A semana contou ainda com o Recruting Semanati 2016, espaço destinado a empresas que expõem seus produtos e serviços e fazem o recrutamento de alunos e profissionais. 
 
OLIMPÍADA 
Outra atividade que reúne dezenas de participantes é a Olimpíada de Informática para alunos do ensino médio, que chega a 4ª edição. Realizada em parceria com a Asserti (Associação de Empresas de Serviços de Tecnologia da Informação), a olimpíada tem  como objetivo identificar futuros talentos e inspirar os jovens para as carreiras na área de Tecnologia da Informação. Neste ano mais de 150 alunos das escolas públicas e privadas de ensino médio e técnico realizaram treinamento preparatório para a competição. Os melhores colocados ganharam um curso de Formação em Desenvolvimento de Aplicativos para Dispositivos Móveis na plataforma Android e os primeiros colocados um Smartphone Android como ferramenta para realizar o curso.
 
MARATONA DE PROGRAMAÇÃO 
Também foi realizada a 5ª edição da Maratona de Programação (fase regional), evento promovido pela Sociedade Brasileira de Computação. Trata-se de uma competição onde alunos da área de TI de instituições de ensino superior do interior de São Paulo testam seus conhecimentos em programação de computadores. Os melhores colocados são classificados para a fase nacional da maratona. 



Divulgação



PESQUISA
6º Congresso tem mais de 600 trabalhos publicados
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Semana traz palestras e minicursos com profissionais
ESPECIALIZAÇÃO
Primeira docente mulher a se qualificar como pós-doutora do Univem
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Alunos do Univem publicam em Simpósio Internacional
DIREITO
Alunos participam de audiências simuladas

Artigos desta edição

Divulgação


UNIVEM - Centro Universitário Eurípides de Marília
O Jornal do UNIVEM - está aberto para sugestões e matérias. Os textos assinados podem ou não corresponder à opinião do jornal.
[ Edições anteriores ] - Contato via e-mail: fundacao@univem.edu.br