Edição de Novembro de 2016.


Direito

33ª Semana Jurídica discute crise, violência e Código Civil



Durante uma semana o campus do Univem se tornou o centro de discussões dos mais diferentes temas na área do Direito. A 33ª edição da Semana Jurídica recebeu centenas de alunos, professores, estudantes de outras instituições e profissionais da área para participar de palestras e apresentar artigos em grupos de trabalho. 
O salão nobre ficou lotado para receber renomados professores e profissionais do Direito de diferentes partes do país. A abertura da 33ª Semana do Direito lotou o salão nobre do Univem. O vice-reitor do Univem, Dr. Luiz Fernando Cardoso, deu as boas vindas aos presentes e em especial agradeceu a presença dos alunos do ensino médio da Etec (Escola Técnica Antônio Devisate), que participaram pela primeira vez da Semana Jurídica.   
As atividades tiveram início com o 5º Colóquio de Direito e Economia, apresentação dos alunos do 1º ano de Direito, que une música, teatro e vídeo para abordar de forma objetiva, didática e bem humorada as teorias da economia. O colóquio é promovido pelo Proato (Projeto de Cidadania Proativa do Direito) do Univem, coordenado pela professora Daniela Ramos Marinho. Na apresentação, os alunos fazem provocações teóricas em um embate entre as teorias econômicas de Karl Marx, Adam Smith e John Keynes. 
Em seguida foi realizada a palestra “Reflexões jurídicas para o Brasil em crise econômica” pelo professor de Direito da Universidade Federal do Paraná, Paulo Opuszka.
Também aconteceram as palestras: -  “A crise econômica: falência e repercussão judicial”, pelo professor de Direito Comercial da Unip, Unisal e Damásio, Marcelo Iacomini; - “Buscas domiciliares sem mandato e comparação com o Direito dos EUA”, pelo juiz da 2ª Vara Criminal de Assis, Thiago Baldani Gomes de Filippo, - e “Os pronunciamentos judiciais no Novo Código de Processo Civil: não é preciso repetir a mesma coisa”, pelo professor do Centro Universitário Toledo, Flávio Luis de Oliveira. 
Durante a Semana Jurídica também foi realizado o ” III Ciclo de Estudos Integrados Mestrado-Graduação: construção do saber jurídico”, onde foram debatidos diferentes temas em grupos de pesquisa formados por alunos e docentes. 
O professor Ednilson Donizete Machado, coordenador do curso de Direito do Univem, agradeceu o engajamento dos alunos, professores e do Proato na organização do evento. “É um momento ímpar para nós com o envolvimento de todos, é um sonho que se concretiza. O Diretório Acadêmico também nos dá ressonância e é a primeira vez que temos aqui alunos do 2º grau”, disse. 
O coordenador explicou que a semana jurídica do Univem a cada ano se supera. Foram abertas no total 700 vagas, sendo 500 para os alunos do Univem e 200 para estudantes do ensino médio. Em apenas três dias as vagas para o ensino médio foram preenchidas. 
Os temas escolhidos acompanham a dinâmica do Direito, refletindo as mudanças que ocorrem na sociedade e debatendo temas que fazem parte do dia a dia do país. 



Divulgação



Tecnologia
Marília recebe reconhecimento de APL em TI
DIREITO
Alunos participam de audiências simuladas
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Alunos do Univem publicam em Simpósio Internacional
ADMINISTRAÇÃO
III Balcão de Projetos une criatividade e empreendedorismo
SOLIDARIEDADE
Alunos do IST fazem doação ao Lar São Vicente de Paulo

Artigos desta edição

Divulgação


UNIVEM - Centro Universitário Eurípides de Marília
O Jornal do UNIVEM - está aberto para sugestões e matérias. Os textos assinados podem ou não corresponder à opinião do jornal.
[ Edições anteriores ] - Contato via e-mail: fundacao@univem.edu.br