Edição de Novembro de 2016.


DIREITO

Alunos participam de audiências simuladas



Os alunos do curso de Direito do Univem participaram de audiências simuladas, integrando atividade das disciplinas de Prática Jurídica. Segundo o professor Luis Vieira Carlos Júnior, a prática processual é uma forma de entrosar os alunos de direito à experiência do exercício da profissão, indispensável para todos aqueles que pretendem desempenhar o ofício da advocacia, e portanto atuar no cotidiano forense. 
O professor explica que além das atividades práticas que exigem a elaboração de peças processuais, é necessário participar de audiências simuladas, como parte integrante do Estágio Curricular Supervisionado.
No curso de Direito do Univem, as audiências são realizadas tendo por base os processos criados pelos próprios alunos no período anterior. Como nos processos reais, tem a inicial distribuída, se produz contestação, tudo consoante apresentação de fatos e documentos fictícios que levaram em conta situação problema do cotidiano (acidente de trânsito, responsabilidade civil por dano moral, etc). 
Em seguida são sorteadas entre os grupos de alunos formados em sala e após trâmite processual supervisionado, são levados a audiência de instrução simulada, ocasião que em grupos, atuam como profissionais do direito (advogados e procuradores) e da justiça (o Juiz e os serventuários), representando até as partes (autor e réu) sob supervisão do professor. A atividade só se encerra quando, depois das provas produzidas em audiência (depoimentos e oitiva de testemunhas) e alegações finais, o Grupo Juiz, profere a sentença. 
Segundo a professora Andrea Antico Soares, coordenadora do NPJ (Núcleo de Práticas Jurídicas) do Univem, as atividades realizadas por meio do NPJ devem promover a integração entre a prática e os conteúdos teóricos desenvolvidos nos demais eixos de formação constantes do Projeto Pedagógico do Curso. 



Divulgação



PRÁTICA JURÍDICA
Convênios com Cejusc ampliam atendimento à comunidade
Direito
33ª Semana Jurídica discute crise, violência e Código Civil
ADMINISTRAÇÃO
III Balcão de Projetos une criatividade e empreendedorismo
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Alunos do Univem publicam em Simpósio Internacional
Tecnologia
Marília recebe reconhecimento de APL em TI

Artigos desta edição

Divulgação


UNIVEM - Centro Universitário Eurípides de Marília
O Jornal do UNIVEM - está aberto para sugestões e matérias. Os textos assinados podem ou não corresponder à opinião do jornal.
[ Edições anteriores ] - Contato via e-mail: fundacao@univem.edu.br