Edição (ANTERIOR) de Novembro de 2016.


SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Alunos do Univem publicam em Simpósio Internacional



Os alunos Marcelo de Souza da Silva Santos e Valdeir da Silva Neto, do 2º ano do curso de Sistemas de Informação do Univem, sob orientação do professor Ildeberto Bugatti, apresentaram o trabalho “Estudo De Ferramentas de Reconhecimento e Comandos por Voz para Português do Brasil” durante o VI Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa, que aconteceu em Uberlândia entre 19 e 21 de outubro.
O trabalho tem como objetivo desenvolver uma ferramenta de reconhecimento de voz utilizando estudos apresentados pelo Atlas Linguístico do Brasil – ALiB, com a finalidade de gerar um banco de dados contendo um conjunto de comandos por voz que contemple as características fonéticas das variantes do Português do Brasil.
O SIELP (Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa) é um evento acadêmico-científico que visa promover reflexões em torno do ensino de Língua Portuguesa, tornando possível o diálogo entre pesquisadores brasileiros e pesquisadores de instituições estrangeiras. É um importante espaço de discussão e circulação de ideias e de trabalhos que fundamentam as principais linhas de pesquisa relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa.
O professor Ildeberto Bugatti, dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem, lembra que o trabalho é fruto de pesquisas desenvolvidas no âmbito da iniciação científica que é estimulada desde o 1º ano nos alunos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação.
Bugatti, que é o orientador do projeto de pesquisa, destaca a relevância do tema: “Embora haja várias tecnologias para reconhecimento e comandos por voz disponíveis no mercado, muitas aplicadas a sistemas de controle de processos e automação como aquelas presentes em computadores portáteis – smartphones, tablets, notebooks – ou embarcados – indústria automobilística, poucas utilizam técnicas de reconhecimento de voz aplicadas especificamente para o Português do Brasil, fato que gera problemas quando da utilização dos comandos: fabricantes e montadores de mobiles ou veículos dotados de sistemas com comados de voz no Brasil têm dificuldades em considerar todas variantes linguísticas para que o equipamento funcione de modo adequado com proprietários de qualquer região do país”, disse.
A publicação e participação dos alunos e do professor orientador teve o apoio do COMPSI – ComputingandInformation Systems ResearchLab, laboratório de pesquisa mantido pelos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem que estimula o desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas que possibilitam a formação ampliada dos alunos e apoia a participação e publicação dos resultados de pesquisas em eventos nacionais e internacionais.
 
 



Divulgação



Especialização
Primeira docente mulher a se qualificar como pós-doutora do Univem
Solidariedade
Alunos do IST fazem doação ao Lar São Vicente de Paulo
Tecnologia
Marília recebe reconhecimento de APL em TI
PROCESSOS GERENCIAIS
Jogos de Empresas simula técnicas de negociação
Direito
33ª Semana Jurídica discute crise, violência e Código Civil

Artigos desta edição

Divulgação


UNIVEM - Centro Universitário Eurípides de Marília
O Jornal do UNIVEM - está aberto para sugestões e matérias. Os textos assinados podem ou não corresponder à opinião do jornal.
[ Edições anteriores ] - Contato via e-mail: fundacao@univem.edu.br