Edição (ANTERIOR) de Novembro de 2016.


SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Alunos do Univem publicam em Simpósio Internacional



Os alunos Marcelo de Souza da Silva Santos e Valdeir da Silva Neto, do 2º ano do curso de Sistemas de Informação do Univem, sob orientação do professor Ildeberto Bugatti, apresentaram o trabalho “Estudo De Ferramentas de Reconhecimento e Comandos por Voz para Português do Brasil” durante o VI Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa, que aconteceu em Uberlândia entre 19 e 21 de outubro.
O trabalho tem como objetivo desenvolver uma ferramenta de reconhecimento de voz utilizando estudos apresentados pelo Atlas Linguístico do Brasil – ALiB, com a finalidade de gerar um banco de dados contendo um conjunto de comandos por voz que contemple as características fonéticas das variantes do Português do Brasil.
O SIELP (Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa) é um evento acadêmico-científico que visa promover reflexões em torno do ensino de Língua Portuguesa, tornando possível o diálogo entre pesquisadores brasileiros e pesquisadores de instituições estrangeiras. É um importante espaço de discussão e circulação de ideias e de trabalhos que fundamentam as principais linhas de pesquisa relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa.
O professor Ildeberto Bugatti, dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem, lembra que o trabalho é fruto de pesquisas desenvolvidas no âmbito da iniciação científica que é estimulada desde o 1º ano nos alunos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação.
Bugatti, que é o orientador do projeto de pesquisa, destaca a relevância do tema: “Embora haja várias tecnologias para reconhecimento e comandos por voz disponíveis no mercado, muitas aplicadas a sistemas de controle de processos e automação como aquelas presentes em computadores portáteis – smartphones, tablets, notebooks – ou embarcados – indústria automobilística, poucas utilizam técnicas de reconhecimento de voz aplicadas especificamente para o Português do Brasil, fato que gera problemas quando da utilização dos comandos: fabricantes e montadores de mobiles ou veículos dotados de sistemas com comados de voz no Brasil têm dificuldades em considerar todas variantes linguísticas para que o equipamento funcione de modo adequado com proprietários de qualquer região do país”, disse.
A publicação e participação dos alunos e do professor orientador teve o apoio do COMPSI – ComputingandInformation Systems ResearchLab, laboratório de pesquisa mantido pelos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem que estimula o desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas que possibilitam a formação ampliada dos alunos e apoia a participação e publicação dos resultados de pesquisas em eventos nacionais e internacionais.
 
 



Divulgação



ADMINISTRAÇÃO
III Balcão de Projetos une criatividade e empreendedorismo
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Semana traz palestras e minicursos com profissionais
Especialização
Primeira docente mulher a se qualificar como pós-doutora do Univem
CONTÁBEIS E ADMINISTRAÇÃO
IV Semana do Conhecimento aborda variados temas
PRÁTICA JURÍDICA
Convênios com Cejusc ampliam atendimento à comunidade

Artigos desta edição

Divulgação


UNIVEM - Centro Universitário Eurípides de Marília
O Jornal do UNIVEM - está aberto para sugestões e matérias. Os textos assinados podem ou não corresponder à opinião do jornal.
[ Edições anteriores ] - Contato via e-mail: fundacao@univem.edu.br