Edição de Novembro de 2016.


ADMINISTRAÇÃO

III Balcão de Projetos une criatividade e empreendedorismo



Criatividade, espírito empreendedor e muita motivação deram o tom do III Balcão de Projetos e III Rodada de Negócios, realização do curso de Administração do Univem. Foram apresentados 14 projetos de empresas elaborados pelos alunos do 4º ano que ficaram expostos em estandes para visitação do público. 
Segundo o professor Luiz Eduardo Zamai, coordenador do Balcão, nesta atividade os alunos aprendem tudo o que é necessário para abertura de uma empresa. Eles elaboram o plano de negócios, pesquisas, análise do mercado, projeto de marketing, análises técnicas, informações jurídicas. “Os alunos realizam todo processo de abertura de um negócio. Esse ano temos empresas de várias áreas como: tecnologia, serviços, indústria, alimentação, e também uma ONG para conscientização da destinação correta do lixo”, disse. Para o professor Zamai, é importante que os futuros administradores sejam preparados também para ter consciência ecológica.
O coordenador do curso de Administraçao, professor Luis Fernando Manfrim, disse que no Balcão de Projetos os alunos consolidam na prática a ciência. “É a forma de tornarem material o que é ensinado em sala de aula no dia a dia. Eles vivenciam etapa por etapa a abertura de uma empresa e o mundo dos negócios. É um laboratório da vida real”, disse. 
A professora Raquel Ferraroni Sanches, pró-reitora de graduação, disse que a experiência que os alunos do Univem levam para o mercado de trabalho é o diferencial. “Estamos vivendo um momento em que a geração que está na universidade é mais consciente, tem espírito empreendedor. Ele vive experiências aqui na faculdade que são essenciais para que ele vá para o mercado de trabalho com outra postura, muito mais experiente”, disse. 
PLANTIO DE ÁRVORES
Durante o Balcão, a ONG (Organização Não Governamental) Sustec, um dos projetos elaborados pelos alunos de Administração, realizou o plantio de 120 mudas de árvores em terreno do Univem. Na primeira noite do Balcão, crianças de Marília fizeram um juramento ao meio ambiente e soltaram balões com sementes de árvores. Todos que visitaram o estande receberam um pacotinho com sementes de girassol. 
VISITA COLÉGIO BEZERRA
Um grupo de alunos do ensino médio do Colégio Bezerra de Menezes visitou o Balcão de Projetos e os estandes de empresas criadas pelos estudantes do Univem. Eles vieram acompanhados pela psicóloga do colégio, Carla Chiari, e foram recepcionados pela pró-reitora Raquel Ferraroni Sanches. “É muito importante essa visita para que os alunos descubram o que é a universidade, sentir o ambiente, conhecer os projetos dos alunos. No ano passado 11 alunos do Bezerra entraram no Univem e todos desse grupo foram aprovados no vestibular do Univem. É um prazer para nós estarmos aqui”, disse a psicóloga. 
Para os alunos do 4º ano de Administração, que elaboraram seus planos de negócios para o Balcão de Projetos, a atividade prática enriquece todo aprendizado que eles têm em sala de aula. Durante os dois dias de evento, eles demonstraram toda alegria pelo trabalho finalizado. 
O grupo formado pelas alunas Bruna Pilon, Daniela Castro, Flávia Xavier, Jenifer Ribeiro e Rosemar Emílio, criou o Espaço Cegonha, um local focado em preparar a mulher grávida para o parto e oferecer serviços inclusive após o nascimento do bebê. Para Bruna Pilon, elaborar esse projeto exigiu bastante pesquisa e um plano de negócios feito em um ano e meio. “É uma atividade muito importante para nós alunos’, disse. 
As alunas Natalia Alécio Peres, Amanda Cândido, Amanda Macedo e Gislaine da Silva, criaram a empresa E-Braile, que oferece etiquetas em braile para roupas. A ideia é oferecer inclusão social aos deficientes visuais também no momento de comprar as roupas “A atividade do Balcão e essencial e é um diferencial do Univem no curso de Administração. Hoje se quisermos montar um negócio próprio temos todas as informações sobre como fazer”, disse Natália.
Amanda Rojo, da ONG Sustec, disse que a elaboração do projeto envolveu   outras áreas também. “Tivemos ajuda de professores do Direito, de Contábeis. Foi muito interessante. Aprendemos sobre o descarte correto de lixo e queremos implantar as ações do projeto na sociedade”, disse.  
 
 



Divulgação



ESPECIALIZAÇÃO
Primeira docente mulher a se qualificar como pós-doutora do Univem
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Semana traz palestras e minicursos com profissionais
Direito
33ª Semana Jurídica discute crise, violência e Código Civil
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Alunos do Univem publicam em Simpósio Internacional
PESQUISA
6º Congresso tem mais de 600 trabalhos publicados

Artigos desta edição

Divulgação


UNIVEM - Centro Universitário Eurípides de Marília
O Jornal do UNIVEM - está aberto para sugestões e matérias. Os textos assinados podem ou não corresponder à opinião do jornal.
[ Edições anteriores ] - Contato via e-mail: fundacao@univem.edu.br