Pesquisa | por tema

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

home Home | noticias

INTERCÂMBIO

Aluna do Direito participa de Jornada Luso-Americana

Referência pela tradição e excelência na qualidade de ensino,o Centro Universitário Eurípides de Marília –Univem se diferencia, ainda, por oportunizar aos alunos a possibilidade de aprendizado além dos muros da instituição. Todos os anos diversas bolsas de estudos internacionais são concedidas por meio da parceria entre o Univem e Santander Universidades. Nos últimos 10 anos cerca de 40 alunos foram contemplados com o programa.
Amerita de Lázara Menegucci Gerônimo, aluna do oitavo termo do curso de Direito, foi contemplada no ano passado com a Bolsa Ibero-Americana. Em dezembro foi para Portugal onde participou da Jornada Luso-Americana na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Incentivada pelo Pró-Reitor de Graduação, Pesquisa e Extensão do Univem, Prof. Dr. Lafayette Pozzoli, se inscreveu nos eventos "O Futuro do Trabalho no Mundo Globalizado" e "O Desenvolvimento Econômico como Desafio para o Direito", organizados pelos Profs. Drs. Fernando Araújo, Thereza Nahas e Yone Frediane.

Grandes nomes do Direito do Trabalho e da Economia ministraram palestras sobre os temas. Entre eles o ex-Ministro do TST, Prof. Dr. Pedro Paulo Manus. “Foi uma honra estar presente na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa juntamente com juristas tão renomados, presenciando e absorvendo cada detalhe do conhecimento que foi passado”, contou Amerita Gerônimo que retorna ao Brasil nos próximos dias.
Segundo a bolsista, os palestrantes, em sua maioria, grandes juristas, suscitaram dúvidas e questionamentos acerca da realidade jurídica brasileira. Palestras essas que instigaram a encontrar soluções plausíveis para grandes problemas sobre o Direito do Trabalho e a Economia nacional. “Fica a semente plantada para que possamos ser pesquisadores nessas áreas e contribuir para o ordenamento jurídico, dando frutos para a nossa sociedade”, destacou.
O Programa Ibero-Americanas está em sua 7ª edição e contemplará 750 universitários com uma bolsa-auxílio no valor equivalente a 3 mil euros para promover o intercâmbio, por até um semestre, de estudantes de graduação entre universidades de 10 países da região da Ibero-América: Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, Espanha, Peru, Porto Rico, Portugal, México e Uruguai.
Além de ampliar o conhecimento acadêmico, o programa de bolsas oferece aos alunos a vivência de novas culturas. “Essa experiência que tive em Lisboa; origem do Direito brasileiro; e o contato com outra cultura me desenvolveu grandemente, tanto profissional, como intelectualmente. Voltarei ao Brasil cheia de virtudes, enxergando a vida como uma passagem onde temos que aproveitar e extrair o máximo de coisas construtivas nos caminhos por onde andamos. Fica minha saudade desse lugar esplêndido e, meu até breve”, disse.
Para a Pró-Reitora de Graduação do Univem, Profª. Dra. Raquel Ferraroni, responsável pelo processo de avaliação e de orientação aos alunos, o programa de bolsas vem agregar, e muito, a qualificação dos futuros profissionais. “A instituição tem uma preocupação muito grande para que o aluno seja autor da própria aprendizagem, que seja o agente principal do processo de conhecimento. Quando eles têm a oportunidade de vivenciar outras culturas, outras formas de produção de conhecimento, eles amadurecem, crescem intelectualmente. É um enriquecimento enorme para eles, e uma satisfação do Univem proporcionar isso”, concluiu.

Últimos eventos | imagens
Univem renova parceria com Santander Universidades