Pesquisa | por tema

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

home Home | noticias

PARQUE TECNOLÓGICO

Univem e parceiros conquistam liberação de recursos para Projeto Executivo

Resposta a tantos esforços do Centro Universitário Eurípides de Marília – Univem em parceria com a Prefeitura, foi anunciado, na última semana, pelo vice-governador de São Paulo e Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Márcio França, a autorização para liberação de recursos na ordem de R$ 300 mil para elaboração do projeto executivo e credenciamento definitivo do Parque Tecnológico de Marília, incluindo o novo campus universitário da Famema (Faculdade de Medicina de Marília).
Segundo o vice-governador a ideia é levar os prédios da Famema, onde tem as faculdades e a pós-graduação para o Parque Tecnológico. Do total da área doada pela Prefeitura de Marília para o Parque Tecnológico, 100 m2 vão ser destinados à Faculdade de Medicina de Marília. “A partir daí a gente vai ter a chance de trazer novas empresas para se instalar na cidade. A parte clínica do hospital vai ficar onde está, mas outra parte vai toda lá para o Parque Tecnológico. Isso é muito importante para a cidade, é uma conquista. Vamos tentar agora ir mais depressa para poder entregar isso rapidamente", anunciou Márcio França.
Esse é o primeiro passo após o credenciamento provisório do Parque Tecnológico de Marília oficializado em dezembro passado, por meio do Univem em parceria com a Associação de Empresas de Serviços de Tecnologia da Informação (Asserti) e a Prefeitura Municipal.  Com o credenciamento, Marília passou a ser a primeira cidade do Estado a ter o credenciamento de um Parque Tecnológico no modelo do Sistema Paulista de Ambientes de Inovação que dá apoio e suporte aos parques tecnológicos, com o objetivo de atrair investimentos e gerar novas empresas intensivas em conhecimento ou de base tecnológica, que promovam o desenvolvimento econômico do Estado. Em Marília e região são mais de 150 empresas de serviços de Tecnologia da Informação, gerando cerca de 2.500 empregos diretos e indiretos.
O credenciamento provisório do Parque Tecnológico Marília possibilitou o recebimento de recursos do governo estadual e federal para edificar toda a estrutura básica para a instalação de empresas de base tecnológica e centros privados de pesquisa, desenvolvimento e inovação, conforme explicou o coordenador do Centro de Inovação Tecnológica de Marília - CITec-Marília e Presidente da Asserti, Prof. Dr. Elvis Fusco que esteve presente na reunião em São Paulo.
A Asserti, as empresas de TI da cidade e os ambientes de inovação geridos pelo Univem colocaram o município entre as principais cidades do Estado em Tecnologia da Informação. O Citec-Marília, o Ciem (Centro Incubador de Empresas de Marília) e o Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação de Marília (APL TI Marília) - credenciados pelo governo do Estado, inseriram oficialmente o município dentro do Mapa da Ciência, Tecnologia e da Informação criado pela secretaria da Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo.
Presente a audiência em São Paulo que culminou no anunciou da liberação do recurso, o reitor do Univem, Dr. Luiz Carlos de Macedo Soares, destacou a conquista como resultado de todo um trabalho realizado pelas entidades de apoio ao empreendedorismo, inovação e tecnologia como o Univem, a Asserti, o Ciesp e a Prefeitura de Marília. “A área destinada a Famema já fazia parte do projeto inicial, só faltava formalizar. Com esse recurso podemos dar início ao Projeto Executivo e a partir dele, dar andamento ao projeto em si”, ressaltou. Segundo Macedo Soares, a partir de agora, Marília passa a viver um novo momento a caminho do desenvolvimento.
Também participaram da reunião no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo, o coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão do Univem, Prof. Dr. Fábio Dacêncio, o  Diretor Geral da Famema, Prof. Dr. Valdeir Fagundes de Queiroz, a Superintendente do HC-FAMEMA, Profª Paloma Aparecida Libanio Nunes, o Diretor de Graduação, Prof. Dr. José Raphael de Moura Campos Montoro, o Diretor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, Prof. Dr. Spencer Luiz Marques Payão, o ex-prefeito de Marília, Vinícius Camarinha e o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Cássio Luiz Pinto Junior.

Últimos eventos | imagens