Webmail
Voltar ao início



 
Pesquisa | por tema

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

home Home | noticias


VISITA TÉCNICA

Alunos de ADM e Engenharia de Produção visitam UNIPAC

Alunos da 3ª etapa dos cursos de Administração e Engenharia de Produção participaram, no mês passado, de uma visita técnica a UNIPAC, empresa do Grupo Jacto de Pompeia, do segmento de transformação de plástico que, desde 1976, tem oferecido soluções inovadoras, que integram serviços e tecnologias de aplicação de polímeros, agregando valor à cadeia. Referência para empresas nacionais e internacionais e considerada uma das indústrias mais completas do País, executa oito processos de transformação em seu parque fabril: sopro, injeção, injeção espumada estruturada, extrusão, termoformagem, rotomoldagem, borracha e cerâmica. A UNIPAC possui quatro unidades fabris no Estado de São Paulo, sendo duas in house, ou seja, na sede de seus clientes.

Recepcionaram os alunos: o Gerente de Operações, Amélio Akioshi Tokimatu da Anunciação;  o Supervisor de Produção, Odair Dantas Tenório; o analista da Qualidade Lean Pleno (aluno UNIVEM - Engenharia de Produção), Thiago Silva Leite e a secretária da Diretoria da UNIPAC, Liliane de Souza Balmant Roldão.

Segundo o professor da disciplina de Planejamento e Gestão Estratégica do UNIVEM, André de Melo Siqueira, que acompanhou os alunos, poder conhecer uma empresa de grande porte, saber como é realizado todo processo de desenvolvimento do produto e a atestar a importância do planejamento estratégico, é fundamental para a formação profissional dos alunos. “Este tipo de atividade agrega um conhecimento que contribui para a formação dos alunos, pois permite contextualizar os assuntos desenvolvimentos na sala de aula na prática, além de propiciar momentos de interação e de aproximação entre os discentes”, disse.

Melo destacou ainda a estrutura organizacional da empresa e a gestão das equipes de trabalho, como um dos pontos de maior relevância da visita. “A missão, a visão e os valores da empresa podem ser sentidos em todos os setores da empresa. A gestão das equipes de trabalho e como os funcionários de cada setor possuem responsabilidades muito bem definidas dentro do time que pertencem, o que propicia um envolvimento maior com organização e um sentimento de valorização, mostra que ninguém faz nada sozinho. Enfim, foi uma “aula” de Gestão da Produção e de Processos, que englobou: gestão de pessoas, produção, marketing institucional e planejamento estratégico”, concluiu.

Para a Coordenadora dos cursos de Administração e Engenharia de Produção do UNIVEM, Profa. Ms. Vânia Érica Herrera, conhecer indústrias, seus processos e respectiva organização, é essencial para a formação dos Administradores e Engenheiros de Produção. Ressalta que o UNIVEM encontra-se em uma Região do Estado de São Paulo muito privilegiada com relação à existência de indústrias dos setores metal-mecânico, alimentício, de plásticos entre outros, cujas principais características encontram-se no perfil empreendedor e inovador, tornando o conhecimento de chão de fábrica muito profícuo para os alunos e toda a academia. Ressaltou ainda que todas as atividades de Visitas Técnicas monitoradas, proporcionam aos alunos horas de Atividades Complementares, além de tornar possível aliar teoria com a prática, ou seja, a teoria ensina nas salas de aula e laboratórios, verifica-se na prática por meio das visitas técnicas e o contato com os Gestores e Engenheiros destas organizações. Para o próximo semestre, estão previstas novas visitas em fábricas da região e de outras regiões do Estado de São Paulo, sempre com a finalidade de novos conhecimentos aos alunos.


voltar

Últimos eventos | imagens
CITec-Marília e Parque Tecnológico de Botucatu assinam convênio de cooperação
[Ver o album]