Webmail
Voltar ao início



 
Pesquisa | por tema

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

home Home | noticias


Professores e alunos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem publicam trabalho em importante evento científico internacional

 Professores e alunos dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem, membros do Grupo de Interação Humano-Computador (GIHC) do laboratório de pesquisa Compsi (Computing and Information Systems Research Lab), comemoram mais uma importante publicação internacional, desta vez no evento Fusion (20th International Conference on Information).

Membros do grupo de Interação Humano-Computador do Univem

A Conferência Fusion é um fórum privilegiado para o intercâmbio das mais recentes pesquisas na área de fusão de informação, campo que permeia as áreas de Computação e Sistemas de Informação, e que obteve expressiva relevância em tempos atuais em que há a necessidade de entender e combinar dados em grande quantidade e variedade (ex: postagens de redes sociais, notícias em websites e dados de sensores de smartphones). A edição de 2017 do Fusion foi realizada em Xi’an, China, entre os dias 10 e 13 de julho de 2017.

A conferência reúne pesquisadores e profissionais da indústria e da academia para informar os últimos avanços científicos e técnicos na área. Os autores são convidados a enviar artigos descrevendo avanços e aplicações na fusão de informações, os quais são submetidos a uma avaliação rigorosa. É importante ressaltar que este evento é classificado como categoria A1, indicador máximo de qualidade de acordo com a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), entidade que avalia a qualidade de eventos e periódicos.

O Prof. Dr. Leonardo Botega, líder do GIHC e coordenador da pesquisa, explica que o trabalho busca apresentar uma solução de apoio a sistemas de tomada de decisão, mais especificamente a sistemas de gerenciamento de emergências, como os da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

O Prof. Leonardo lembra que “a publicação e participação de alunos de iniciação científica em grandes eventos solidifica a competência científica da instituição nas áreas de Computação e Sistemas de Informação e que tal atividade contribui fortemente para uma formação acadêmica mais completa dos jovens estudantes”. O professor também destaca que as parcerias foram essenciais para o sucesso deste trabalho, tais como com a Profa. Dra. Regina Borges de Araújo, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e com o Prof. Dr. Leandro Aparecido Villas, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O aluno do curso de Ciência da Computação do Univem, Valdir Amâncio Pereira Junior, coautor do artigo explica que “o trabalho tem o objetivo de utilizar múltiplas fontes de dados, como denúncias ao 190 ou 193, e combiná-las para obter uma informação única e mais importante”. O aluno do curso de Sistemas de Informação, Jordan Ferreira Saran, também coautor do trabalho, explica que “busca-se também combinar informações com base no significado de cada informação presente em relatos de vítimas a centrais de atendimento emergências”.

O Prof. Dr. Allan Oliveira, também professor do Univem, pesquisador do grupo e participante da pesquisa, acrescenta que “fornecer subsídios para uma melhor tomada de decisão pode ajudar operadores de sistemas de gerenciamento de emergências a melhor entender os eventos que ocorrem em tempo real e apoiar a alocação de recursos para um atendimento mais eficiente”.

Para acessar o artigo (em inglês): http://ieeexplore.ieee.org/document/8009851


voltar

Últimos eventos | imagens