Webmail
Voltar ao início



 
Pesquisa | por tema

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

home Home | noticias


JURI SIMULADO

Alunos do 1º termo participam de atividade extracurricular

Nem bem as aulas começaram e o procedimento penal já foi apresentado aos novos alunos do curso de Direito do Centro Universitário Eurípides de Marília (Univem). Na última quarta-feira (7), o salão nobre do centro universitário se transformou em um Tribunal do Juri. A simulação do julgamento de um caso de homicídio passional ocorrido na década de setenta foi presidida pelo Prof Dr Roberto da Freiria Estevão. Na acusação e defesa, alunos do sétimo e quinto termos. Ocupando os lugares dos jurados, os calouros. Foram eles que, a partir das alegações da promotoria e defesa, decidiram o futuro do réu. 
O Juri Simulado faz parte da grade curricular do curso de Direito do Univem desde 2003 e visa desenvolver a capacidade de reflexão,  argumentação, convencimento e persuasão dos futuros profissionais da área . Além disso é uma atividade prática que também contribui para que os alunos entrem em contato com a realidade de um júri e do procedimento processual penal.Durante quase duas horas os alunos do primeiro termo do curso de Direito, além de atuarem como júri, participaram como ouvintes na atividade extracurricular. 
Segundo o professor das disciplinas de Introdução do Estudo do Direito e Filosofia do Direito, Roberto Freiria, vários aspectos justificam a atividade que ao longo do ano também é apresentada fora da instituição. “Os alunos têm a oportunidade de, já no início do curso, saber como funciona a justiça no tocante ao júri e qual a responsabilidade de cada um, para com a justiça. É uma atividade de elevada importância”, disse. “Aqui eles ‘encarnam’ esse ambiente real do Tribunal. São alunos melhor preparados, que passam em concursos estaduais e federais e que brilham na advocacia”, ressaltou. 


voltar

Últimos eventos | imagens