Minicurso com dinâmica de grupo, orientações diretas e atividades lúdicas, onde os alunos farão atividades e receberão orientações sobre como se comportar e diminuir a ansiedade durante uma entrevista
de emprego.
Palestra com orientações técnicas e apresentação de cases que visam despertar o espírito empreendedor que existe em cada pessoa, desmitifi cando o conceito de empreendedorismo.
Este minicurso tem o objetivo de apresentar aos alunos as ferramentas usadas para a elaboração de um
currículo, ressaltando aspectos como: estética, gramática, valorização das informações, objetivos claros,
qualidade etc.
Mercado de Trabalho e as Competências no Século XXI
Palestra que tem por objetivo apresentar o cenário do mercado de trabalho e as exigências das organizações com vistas às habilidades sócio emocionais no ambiente corporativo, que vão além das competências técnicas, operacionais e das ferramentas tecnológicas de inovação.
Esta palestra visa estimular o processo de motivação e o senso de humor como diferenciais na execução das tarefas, relacionamento interpessoal, mudanças, impactos, pressão etc, identifi cando as necessidades individuais e coletivas visando o bem comum.
Palestra tratando da temática da Inteligência Artificial e como essa tecnologia está afetando a vida das pessoas, o mercado de trabalho e o desenvolvimento de novas empresas e pesquisas.
Área: Ciência da Computação e Sistemas de Informação
Palestra tratando de como alunos podem utilizam as tecnologias para auxiliar no processo do estudo,
seja para o vestibular, ou em outros momentos do seu dia a dia. A palestra mostra algumas dicas, metodologias e ferramentas que contribuem para que os alunos aprimorem os seus estudos.
Área: Ciência da Computação e Sistemas de Informação
Palestra abordando como os jovens podem entrar no ramo do Empreendedorismo, criando startups e refletindo sobre esse processo. A palestra visa desenvolver algumas habilidades nos alunos, para torná-los mais independentes e autônomos.
Área: Ciência da Computação e Sistemas de Informação
Palestra abordando qual é o papel da robótica na sociedade atual, por meio das tecnologias da Inteligência Artificial (IA) em conjunto com tecnologias de Internet das Coisas (IoT), como sensores, minicomputadores e processamento intensivo.
Área: Ciência da Computação e Sistemas de Informação
Palestra tratando e explicando os conceitos e a prática do desenvolvimento de aplicações de Realidade Aumentada e Virtual, que está sendo usada por empresas de jogos e de tratamento médico, permitindo com que os usuários tenham um nível maior de imersão por meio destas tecnologias.
Área: Ciência da Computação e Sistemas de Informação
Palestra tratando do processo de desenvolvimento de jogos digitais, com foco em como um jovem pode desenvolver um jogo de videogame, utilizando um conjunto de tecnologias e aplicações. A palestra aborda, ainda, sobre a carreira de desenvolvedor de jogos independentes e como um jovem pode trilhar essa carreira e se dar bem neste processo.
Área: Ciência da Computação e Sistemas de Informação
A oficina tem como objetivo capacitar o aluno a utilizar tecnologias de programação para aplicar conceitos da matemática e da física. A ideia é demonstrar, na prática, como as principais teorias dessas áreas se comportam quando executadas em ambientes computacionais.
Área: Ciência da Computação e Sistemas de Informação
Nesta oficina os alunos aprenderão os conceitos básicos de desenvolvimento de jogos. Eles aprenderão as três áreas do desenvolvimento (programação, design e arte) e, em seguida, construirão um pequeno jogo similar ao Flappy Bird (um endless runner), passando por cada uma das três áreas.
Área: Ciência da Computação e Sistemas de Informação
O minicurso de Educação Financeira tem o objetivo de capacitar os alunos e seus familiares para planejar, organizar e administrar as finanças pessoais com ênfase na interpretação dos fenômenos econômicos e sociais do mercado financeiro e sistema bancário. Neste curso o participante terá noções básicas sobre finanças pessoais e o conhecimento necessário para controlar gastos, gerenciar suas finanças e trabalhar com créditos oferecidos pelo mercado.
A palestra tem como objetivo apresentar aos alunos do Ensino Médio como é o mercado de trabalho na área de Contabilidade, as funções do profissional e as oportunidades de carreira para quem escolhe essa profissão.
O objetivo neste workshop é fazer com que os alunos aprendam os conceitos básicos de ilustração de personagens, o que pode estimulá-los a desenvolver essa habilidade e conhecer a aplicação da técnica em peças gráficas de design como embalagens, quadrinhos, publicidade etc.
O workshop tem o objetivo de transmitir aos alunos as técnicas básicas de fotografia de produtos e pessoas em estúdio, o que poderá estimulá-los a desenvolver a habilidade e conhecer a aplicação da fotografia em peças gráficas de design como embalagens, publicidade, livros etc.
Crimes praticados por meio da internet (aspectos gerais) e o ciberbullying
Os temas propostos têm por objetivo levar ao conhecimento dos interessados alguns aspectos sobre crimes virtuais, demonstrando possíveis consequências de sua prática, a falsa sensação de anonimato existente na Internet, em especial no que se refere ao ciberbullying, prática que cresceu nos dias atuais, visando uma conscientização no uso da rede mundial de computadores.
Júri Simulado Baseado no livro “O Crime do Padre Amaro”
A atividade oferecida tem como finalidades: tornar conhecido o funcionamento de um júri na justiça brasileira, oferecer conhecimento a respeito da obra base do júri, que, habitualmente, integra a relação de livros nos diferentes vestibulares, despertar vocações para o Curso de Direito e desenvolver a cidadania nos discentes.
A palestra visa esclarecer como as pessoas têm utilizado os computadores conectados à internet como instrumento para a prática de infrações penais, assim como o papel dos agentes estatais na repressão de tais infrações.
O direito, a política e a inovação para novas gerações
A palestra tem como objetivo contextualizar a tradição do direito no mundo contemporâneo, com motivação dinâmica, mudanças e perspectivas para a sociedade contemporânea. Tratar dos problemas e suas soluções pela máquina e pelo raciocínio crítico do ser pensante.
O minicurso Conhecendo o Auto CAD pretende levar, aos alunos do Ensino Médio, conhecimentos introdutórios deste importante software utilizado nas Engenharias e no Desenho Industrial.
A Palestra “Inovação Industrial para Iniciantes” objetiva levar, aos alunos do ensino médio, conhecimentos introdutórios sobre a Inovação com o foco em indústrias.
Qualidade da água e dos combustíveis – Um enfoque químico
Por meio de atividades experimentais no Laboratório de Química do UNIVEM, os alunos poderão aprender o processo de análise química da água e de combustíveis, com enfoque na qualidade.
O objetivo da palestra é demonstrar, aos jovens, quais são as principais informações que devem constar no currículo para que um recrutador possa ter uma ideia geral do candidato, servindo de guia para a entrevista. Os jovens conseguirão visualizar as principais demandas num processo de recrutamento e seleção, com os possíveis questionamentos na entrevista, tanto do ponto de vista do entrevistado, quanto do entrevistador.
O objetivo deste workshop é demonstrar aos jovens a proposta do curso, com a dinâmica de divisão da sala em áreas do Recursos Humanos, representando as atividades realizadas por este Departamento, quando será possível, aos alunos, identificarem a quais áreas se referem e suas principais responsabilidades.
A palestra tem como objetivo despertar e incentivar nos jovens as habilidades e competências para criar, abrir e gerir um empreendimento, sabendo identificar oportunidades e transformá-las em um negócio rentável, pela exploração comercial de uma invenção, tecnologia, produto ou processo.
Workshop - Imersão nos Departamentos de uma Empresa
O objetivo é demonstrar aos jovens quais são as principais atividades, objetivos e entregas de cada departamento da organização, pela imersão destes num ambiente simulado. Os alunos percorrerão os departamentos questionando os profissionais que representarão cada uma das áreas.
Esta palestra tem o objetivo de apresentar aos professores como as ferramentas de EaD – Educação a Distância podem auxiliar em suas aulas complementando sua metodologia de ensino e aprendizagem.
Neste minicurso serão estudadas o que são as Tecnologias da Informação (TI’s), quais os impactos que elas geram na vida das pessoas e como elas podem auxiliar as empresas na condução dos seus negócios.
Neste minicurso será possível conhecer os conceitos básicos sobre sistemas de informação e identificar as características dos sistemas de processamento de transação (SPT), sistemas de apoio à decisão (SAD) e sistemas de informações gerenciais (SIG).
Neste minicurso o aluno vai aprender os primeiros passos para entrar no mundo da lógica: conteúdo de verdade e componente lógico, assim como suas fontes potenciais de erros. Ao final do curso o aluno conseguirá relacionar as definições de inferência, proposição, premissa, conclusão, definir sentenças falsas e sentenças verdadeiras e reconhecer a construção de uma tabela-verdade.
Neste minicurso será estudada a representação interna de dados em um computador, declaração de variáveis, constantes e definição de tipos de dados básicos que são aplicados no desenvolvimento de algoritmos. Ao final do curso o aluno conseguirá reconhecer a representação interna de dados em um computador, diferenciar variáveis e constantes e demonstrar de forma correta os tipos de dados na solução de problemas.
As pessoas compõem o sistema social interno de uma organização, o qual consiste em indivíduos e grupos, sejam estes grandes ou pequenos. Neste minicurso os alunos aprenderão a reconhecer a importância dos grupos nas organizações, definir por que as pessoas formam grupos e explicar os papéis sociais dos grupos.
Neste minicurso o aluno terá a noção de que o grupo não é a simples soma de indivíduos e comportamentos individuais, mas um “todo” que dá sentido às partes. Ao final do curso o aluno saberá identificar os comportamentos individuais que colaboram para a participação em equipes, discutir por que as empresas valorizam este tipo de trabalho e conhecer algumas dificuldades que as pessoas têm para trabalhar em equipe.
Este minicurso aborda como o desenvolvimento tecnológico, aplicado ao campo da comunicação e da informação, provocou mudanças na educação, em especial na Educação a Distância. Ao final do curso o aluno conseguirá identificar as gerações de evolução da EaD, analisar as formas de ensinar e estudar a distância e apontar as tecnologias utilizadas na EaD.
A Comunicação entre os Indivíduos e o ato Educativo
Com este minicurso o aluno saberá identificar as tecnologias utilizadas na comunicação entre os indivíduos, reconhecer a importância dos recursos digitais para a comunicação e a Educação a Distância (EaD) e apontar o uso das estratégias comunicativas unidirecionais e bidirecionais para a EaD.
Técnicas utilizadas em Mediação: Entrevista, Comunicação e Negociação
Neste minicurso o aluno irá compreender a importância das habilidades técnicas para a mediação, bem como as técnicas negociais e verá casos práticos de utilização da mediação. Ao final do curso conseguirá explicar a importância do emprego das técnicas de mediação, definir o que é escuta ativa, rapport, parafraseamento, caucus e brainstorming.
Neste minicurso o aluno irá entender o conceito de negociação, bem como os campos para sua utilização. Compreenderá seus diversos tipos, sua utilização e, por fim, verificará casos práticos em que a negociação foi empregada de maneira exitosa. Ao final do curso será possível definir o que é negociação e entender sua utilização na atualidade, explicar seus diversos tipos e construir casos em que se aplicam os tipos de negociação.
Neste minicurso o aluno terá uma introdução ao pensamento filosófico, ao seu modo de leitura, ao seu desenvolvimento, em que consiste, do que se trata e sobre como a Filosofia é importante no dia a dia para a construção do conhecimento.
Neste minicurso o aluno conhecerá algumas contribuições da reflexão filosófica moderna. Ao final do curso será possível identificar as concepções filosóficas relacionadas à análise do “sentido da vida”, comparar as distintas correntes de pensamento do tema e relacionar as ideias filosóficas com base em leituras modernas.
Este minicurso aborda o conceito de empreendedorismo, o processo de empreender e como trabalha a mente do empreendedor em seu processo criativo. Ao final do curso o aluno conseguirá identificar o conceito de empreendedorismo, explicar seu processo e definir os estágios de uma ação empreendedora.
Neste minicurso o aluno aprenderá sobre as diversas fontes de ideias para novos empreendimentos, bem como os métodos disponíveis para a geração de novas ideias. Ao final do curso conseguirá caracterizar o conceito de tendência, identificar e descobrir os métodos disponíveis para a geração de ideias de empreendimentos.