Pesquisa | por tema

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

home Home | noticias

DIREITO FRATERNO

Prof. Dr. Lafayette Pozzoli é homenageado com obra coletiva

Grande responsável por manter o fio condutor da Fraternidade no Direito, transmitindo aos mestrandos a visão e a missão da instituição em promover o desenvolvimento integral de cidadãos por meio de uma formação humanista, o Pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, e Coordenador do Mestrado do UNIVEM foi homenageado na última sexta-feira (6), com o lançamento da obra “Direito e Fraternidade, ensaios em homenagem ao Prof. Dr. Lafayette Pozzoli”.
A solenidade aconteceu no auditório Shunji Nishimura. Abrindo o evento, a aluna do Mestrado do UNIVEM, Heloísa Helena Silva Pancotti, interpretou a ópera Madame Butterfly do compositor Giácomo Puccini.
Representando o centro universitário, a Pró-reitora de graduação, Profª Drª, Raquel Ferraroni Sanches, destacou o incansável trabalho realizado pelo Professor Lafayette Pozzoli dentro dos princípios da fraternidade e da justiça. “É muito bom poder reconhecer todo esse trabalho desenvolvido pelo Professor Lafayette dentro e fora da instituição, que também tem essa perspectiva de formação humanista. É uma justa homenagem”, ressaltou.
A obra coletiva foi organizada pelo Prof. Dr. do Programa de Mestrado do UNIVEM, Oswaldo Giacóia Júnior, pelo professor da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, Ivanaldo Santos e pela alunas do Mestrado do UNIVEM, Ana Flávia de Andrade Nogueira Castilho e Luana Pereira Lacerda.
“Essa é uma homenagem à trajetória e carreira acadêmica de um intelectual que tem um trabalho científico, jurídico e acadêmico da mais elevada qualidade e que tem formando novas gerações dentro de um olhar desafiador. Aliar o Direito à fraternidade é mais que um desafio, é a identificação das questões mais importantes do nosso mundo contemporâneo”, salientou o professor Oswaldo Giacóia.
Segundo a mestranda, Ana Flávia de Andrade Nogueira Castilho a obra coletiva vem expandir o tema do Direito Fraterno, inspirado em sala de aula pelo homenageado.  “Agradeço a todos que contribuíram de alguma forma para a realização da obra. Tive o privilégio de conhecer alguém que expressa a excelência da liderança, da docência e que, sobretudo, é detentor e propagador do pensamento humanista”, disse.
O livro traz 21 artigos assinados por doutores, mestres, mestrandos e juristas que comungam do pensamento do homenageado. Conforme destacou a mestranda Luana Lacerda, uma das organizadoras da obra, a homenagem foi uma forma de reconhecer um trabalho de anos desenvolvido pelo Prof. Dr. Lafayette Pozzoli e que tem contribuído com a sociedade, principalmente na defesa do Direito Fraterno. “Todos os autores, ao serem convidados, contribuíram com a obra de forma imediata. Há a necessidade de se falar, cada vez mais, de um Direito voltado ao humanismo”, afirmou.
A relação de Pró-reitor de Pós-graduação e Coordenador do Mestrado do UNIVEM  com o Direito e a Fraternidade foi despertada, segundo ele, nos anos 80, por influência do professor Franco Montoro. No entanto, de acordo com Lafayette Pozzoli, somente a partir deste século o tema passou a ter uma ressonância maior. “Hoje vimos decisões judiciais serem tomadas dentro do princípio da fraternidade”, comentou.
Emocionado, o Prof. Dr. Lafayette Pozzoli agradeceu e dividiu a homenagem com todos que o ajudam a manter firme os princípios da fraternidade e da gentileza. “As pessoas com as quais convivo me permitem e me ajudam a ser como sou; jeito que aprendi com meus pais há muito tempo. O que eu procuro hoje é levar, de alguma maneira, a paz, a fraternidade e a gentileza às pessoas”, concluiu.

Últimos eventos | imagens
Torneio Univem de League Of Legends (TULOL)
[Ver o album]