Objetivos do Curso

O Bacharel em Ciência da Computação - Artificial Intelligence & Technology 4.0 possui uma visão ampla das tecnologias de computação, compreendendo os seus impactos na sociedade e mercado.

A partir das teorias computacionais, o bacharel em Ciência da Computação poderá atuar criando novas tecnologias que estão transformando a área de Computação e a Sociedade. Além disso, o profissional poderá criar soluções atuam nas fronteiras da tecnologia, como por exemplo, a inteligência artificial, aprendizado de máquinas, interfaces avançadas, automação, softwares especialistas, ciência de dados, segurança da informação, indústria 4.0, realidade virtual e jogos, sistemas móveis, desenvolvimento de circuitos, entre outras, revolucionando o modo como as pessoas e as organizações convivem e se relacionam com a tecnologia.

O curso foi desenvolvido para que o aluno tenha desde o primeiro dia de aula a prática para atuar no mercado de trabalho e possa ser agente de transformação da sociedade.O curso possui laboratórios com ampla infraestrutura para o desenvolvimento de projetos da área computacional.

O curso de Bacharelado em Ciência da Computação foi reconhecido como um dos melhores do país pelo MEC, recebendo conceito 5 (máximo 5) no ano de 2024, em uma avaliação que leva em consideração alunos, professores e instalações do curso e da instituição de ensino. 

 

Diferenciais

  • Professores altamente qualificados, tendo 100% do corpo docente composto por Mestres e Doutores.
  • Curso com padrão e qualidade das melhores universidades públicas e privadas do Brasil.
  • O UNIVEM possui uma Incubadora de Empresas em parceria com o CITec-Marília, que permite aos alunos a instalação de empresas de base tecnológica, com todo o suporte técnico necessário para o seu desenvolvimento.
  • Maior índice regional de alocação de ex-alunos e estagiários em empresas de Marília e da região.
  • Maior índice regional de aprovação de ex-alunos em programas de mestrado e doutorado.
  • Para alunos carentes o UNIVEM oferece bolsas de estudo integrais ou parciais, bolsas PROUNI, Escola da Família e outras possibilidades que devem ser consultadas na tesouraria da instituição. Estímulo à pesquisa desde o 1º ano, com programa de Iniciação Científica com bolsa CNPq e FAPESP.
  • Estímulo a Internacionalização, com parceria com diversas Universidades de fora do país, bem como parceira com o Santander Universidades que permite que os alunos do curso realizem estágio no exterior.
  • Participante do Prêmio Cidadania Sem Fronteiras - Edição Nacional promovido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia com o Projeto de Extensão "Inclusão Digital para Alunos da APAE-Marília".
  • Mantém o Computing and Information Systems Research Lab – COMPSI, núcleo que fomenta a pesquisa e a prática profissional dos alunos na área de Computação e Sistemas de Informação.
  • Parceria com empresas multinacionais na realização de Projetos de P&D, envolvendo alunos e professores. 

 

Avaliação do IMEP/MEC

Reconhecido em Dezembro de 2003, conceitos CMB (Conceito Muito Bom) nas Dimensões Organização Didático Pedagógica e Corpo Docente e CB (Conceito Bom) nas Instalações. Processo de Reconhecimentos em 2002, Conceito B dado pela CEEInf. Processo de Autorização, Dezembro de 1998, com Avaliação A.
Na última avaliação, realizada no ano de 2024, o Curso de Ciência da Computação obteve conceito 5 (máximo 5), estando entre os melhores cursos do Brasil.

 

Veja mais destaques que diferenciam o curso de Ciência da Computação do Univem

  • Incubadora de empresas de base tecnológica;
  • Ambiente de colaboração (InnovaSpace Coworking) para a viabilização de ideias empreendedoras, com acesso a mentorias e palestras;
  • Maior taxa de empregabilidade de seus alunos dentre os cursos de Tecnologia da Informação da região;
  • Estágios a partir do 1º ano;
  • Oferece laboratório de pesquisa e prática profissional (COMPSI);
  • Alto índice de publicações científicas de seus alunos e professores;
  • Fomento à pesquisa desde o 1º ano;
  • Matrizes curriculares atualizadas;
  • Projetos de Extensão;
  • Eventos científicos e tecnológicos;
  • Bolsas estágio em seus laboratórios de pesquisa;
  • Bolsas de pesquisa CNPq;
  • Bolsas de pesquisa FAPESP;
  • Bolsas PROUNI;
  • Bolsas Escola da Família;
  • Bolsas de empresas parceiras;
  • Alto índice de aprovação em mestrados nas melhores instituições públicas;
  • Parcerias com empresas de TI;
  • Integração com a Associação de Empresas de Serviços de Tecnologia da Informação (ASSERTI);
  • Laboratório de Indústria 4.0;
  • Vínculo com universidades públicas USP, UNESP, UNICAMP e Federais.
  • Qualidade reconhecida no cenário regional e nacional.

Disciplina

Projeto de Jogos

Fundamentos de Computação e Lógica Digital

Matemática Computacional

Introdução a Programação de Computadores

Tecnologia da Informação e Transformação Digital

Análise e Projeto de Algoritmos

Disciplina

Sistemas Embarcados e IoT

Álgebra Linear e Geometria Analítica

Programação de Computadores

Projeto de Web-Crawler

Laboratório de Circuitos Digitais

Comunicação e Pensamento Crítico

Disciplina

Introdução ao Desenvolvimento Front-End

Análise e Modelagem de Sistemas de Informação

Estrutura de Dados e Recuperação de Informação

Modelagem de Banco de Dados

Programação Orientada a Objetos

Inovação e Empreendedorismo

Disciplina

Introdução ao Desenvolvimento Back-End

Engenharia de Software

Teoria dos Grafos e Complexidade

Sistemas Operacionais

Organização e Arquitetura de Computadores

Direitos Humanos, Ética e Desafios do Mundo Contemporâneo

Disciplina

Gestão de Pessoas e Mediação de Conflitos

Desenvolvimento de Sistemas de Informação

Projeto de Arquitetura de Processadores

Projeto de Desenvolvimento Web

Desenvolvimento e Administração de Banco de Dados

Cálculo Diferencial e Integra

Linguagens Formais e Autômatos

Disciplina

Projeto de Aplicativos Móveis I

Desenvolvimento de Aplicativos Móveis

Compiladores

Estatística Aplicada

Métodos e Análise de Investigação

Redes de Computadores

Disciplina

Computação Gráfica e Processamento de Imagens

Projeto de Aplicativos Móveis II

Optativa

Inteligência Artificial

Cálculo Numérico

Segurança da Informação e Auditoria

Disciplina

Aprendizado de Máquina e Redes Neurais

Projeto de Negócios Digitais

Inteligência de Negócios

Ciência de Dados e Big Data

Sistemas Distribuídos e Computação de Alto Desempenho

Realidade Virtual e Aumentada

 

*Libras 40

NOTAS EXPLICATIVAS:

*A disciplina Libras (Língua Brasileira de Sinais), regulamentada pela Lei 10.436, de 24 de abril de 2002, e Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, é oferecida como componente curricular optativo no âmbito dos cursos de graduação mantidos pelo UNIVEM, com carga horária de 40 horas.

Objetivos do Curso

O Curso de Bacharelado em Ciência da Computação tem como objetivo a formação de profissionais que atendam competências e habilidades técnicas, mas também contribua na formação de profissionais com elevado nível de autonomia, capacidade de trabalho em equipe, pensamento crítico, atitude colaborativa, proatividade, comunicação efetiva, liderança e ética.  O egresso deve estar preparado para atuar em uma sociedade exposta as transformações digitais incrementais ou disruptivas, atuando na área da Computação e da Tecnologia da Informação, através de habilidades técnicas usadas no desenvolvimento de soluções digitais para os processos de negócio internos das 

empresas e instituições onde atuarem. 

Para que esse objetivo possa ser atingido, dar-se-á ênfase aos aspectos de especificação e desenvolvimento que concernem especialmente a softwares para sistemas de informação, aprofundando-se sobre as questões de projetos de TI e os contratos decorrentes destes. 

Acredita-se que os alunos egressos do curso serão profissionais que poderão contribuir com propostas e boas alternativas para o incremento do desenvolvimento, não só na região de Marília/SP, mas, também, em todo o território nacional e internacional, atuando com capacitação técnica, pautando-se na cidadania, responsabilidade, senso ético, atitude proativa, espírito crítico e atitude 

empreendedora.  

Nessa ótica, o Curso de Bacharelado em Ciência da Computação se justifica pelo caráter arrojado e integração com o cenário mercadológico, buscando, por meio de práticas, atividades e conteúdos a sensibilização, a liderança e o comportamento organizacional.

 

Objetivos Específicos

Para o alcance do objetivo geral do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, são definidos os seguintes objetivos específicos: 

● Formar um profissional que tenha conhecimentos acerca de modelagem, documentação e desenvolvimento de sistemas, utilizando metodologias, tecnologias e ferramentas. Além de serem capazes de selecionar as melhores ferramentas de mercado, conforme as necessidades e capacidades das organizações; 

● Formar um profissional com habilidades e competências técnicas aliadas com as competências socioemocionais exigidas no mercado de trabalho; 

● Atender as necessidades do mercado regional e nacional em termos de formação de recursos humanos na área de Ciência da Computação; 

● Prover o uso adequado e eficiente das TICs no planejamento, análise, projeto e desenvolvimento sistemas computacionais em organizações privadas, públicas e terceiro setor; 

● Estimular o trabalho em equipes multidisciplinares para o desenvolvimento de sistemas computacionais nos diversos domínios; 

● Desenvolver habilidades para gerência em ambientes da Tecnologia da Informação e Comunicação ou em empreendimento próprio; 

● Capacitar para a análise de problemas e a síntese de soluções computacionalmente e economicamente viáveis, integrando conhecimentos multidisciplinares; 

● Estimular pesquisa e a capacidade investigativa nos discentes; 

● Fomentar o empreendedorismo e a inovação tecnológica; 

● Estimular a educação continuada em níveis de pós-graduação lato sensu e stricto sensu; 

● Contribuir para a formação do senso crítico dos discentes;

● Promover o exercício da ética em ambiente profissional e acadêmico; 

● Estimular projetos de extensão promovendo: a aproximação com a comunidade, a consciência social, a formação humanística e a complementação da formação profissional;

● Capacitar e motivar o corpo discente a desenvolver trabalhos científicos visando contribuir para o estado da arte em Ciência da Computação, bem como sua aplicação em outras áreas do conhecimento; 

● Formar cidadão consciente de suas responsabilidades sociais e éticas na atuação profissional; 

● Atuar com diferentes profissionais de diferentes áreas para identificar oportunidades do mercado e atender as necessidades da sociedade, sabendo trabalhar em equipe; 

● Identificar e promover a interdisciplinaridade entre as áreas do conhecimento;

● Preparar o discente para “aprender a aprender”, “aprender e projetar”, “aprender e aplicar” e “aprender e ensinar” de tal forma que adquira independência e autonomia em relação ao aprendizado de novos conteúdos; 

● Estimular o pensamento crítico do discente acerca de novas soluções e tecnologias em Computação. 

  • 10 Laboratórios de Informática de uso geral aplicados as disciplinas com prática de projeto e desenvolvimento. 
  • Laboratórios de pesquisa vinculados ao COMPSI (Computing and Information Systems Research Lab) tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de pesquisa voltadas principalmente para as área de Big Data, Segurança da Informação, Realidade Virtual e Aumentada, IoT, Automação, Inteligência Artificial, Games, Ciência de Dados, Web Semântica, entre outras.
  • InnovaSpace Coworking para a prática do empreendedorismo 
  • Dois auditórios para palestras de eventos com capacidade para 900 pessoas. 
  • Laboratório de Indústria 4.0 (em breve) 
  • Sala para aulas preparadas para aplicação de metodologias ativas de aprendizado.
DESTAQUES
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