Bacharelado em Ciência da Computação
3200 h\a
Noturno
8 semestres
Objetivos do Curso
O Bacharel em Ciência da Computação - Artificial Intelligence & Technology 4.0 possui uma visão ampla das tecnologias de computação, compreendendo os seus impactos na sociedade e mercado.
A partir das teorias computacionais, o bacharel em Ciência da Computação poderá atuar criando novas tecnologias que estão transformando a área de Computação e a Sociedade. Além disso, o profissional poderá criar soluções atuam nas fronteiras da tecnologia, como por exemplo, a inteligência artificial, aprendizado de máquinas, interfaces avançadas, automação, softwares especialistas, ciência de dados, segurança da informação, indústria 4.0, realidade virtual e jogos, sistemas móveis, desenvolvimento de circuitos, entre outras, revolucionando o modo como as pessoas e as organizações convivem e se relacionam com a tecnologia.
O curso foi desenvolvido para que o aluno tenha desde o primeiro dia de aula a prática para atuar no mercado de trabalho e possa ser agente de transformação da sociedade.O curso possui laboratórios com ampla infraestrutura para o desenvolvimento de projetos da área computacional.
O curso de Bacharelado em Ciência da Computação foi reconhecido como um dos melhores do país pelo MEC, recebendo conceito 5 (máximo 5) no ano de 2024, em uma avaliação que leva em consideração alunos, professores e instalações do curso e da instituição de ensino.
Diferenciais
Avaliação do IMEP/MEC
Reconhecido em Dezembro de 2003, conceitos CMB (Conceito Muito Bom) nas Dimensões Organização Didático Pedagógica e Corpo Docente e CB (Conceito Bom) nas Instalações. Processo de Reconhecimentos em 2002, Conceito B dado pela CEEInf. Processo de Autorização, Dezembro de 1998, com Avaliação A.
Na última avaliação, realizada no ano de 2024, o Curso de Ciência da Computação obteve conceito 5 (máximo 5), estando entre os melhores cursos do Brasil.
Veja mais destaques que diferenciam o curso de Ciência da Computação do Univem
Disciplina |
Projeto de Jogos |
Fundamentos de Computação e Lógica Digital |
Matemática Computacional |
Introdução a Programação de Computadores |
Tecnologia da Informação e Transformação Digital |
Análise e Projeto de Algoritmos |
Disciplina |
Sistemas Embarcados e IoT |
Álgebra Linear e Geometria Analítica |
Programação de Computadores |
Projeto de Web-Crawler |
Laboratório de Circuitos Digitais |
Comunicação e Pensamento Crítico |
Disciplina |
Introdução ao Desenvolvimento Front-End |
Análise e Modelagem de Sistemas de Informação |
Estrutura de Dados e Recuperação de Informação |
Modelagem de Banco de Dados |
Programação Orientada a Objetos |
Inovação e Empreendedorismo |
Disciplina |
Introdução ao Desenvolvimento Back-End |
Engenharia de Software |
Teoria dos Grafos e Complexidade |
Sistemas Operacionais |
Organização e Arquitetura de Computadores |
Direitos Humanos, Ética e Desafios do Mundo Contemporâneo |
Disciplina |
Gestão de Pessoas e Mediação de Conflitos |
Desenvolvimento de Sistemas de Informação |
Projeto de Arquitetura de Processadores |
Projeto de Desenvolvimento Web |
Desenvolvimento e Administração de Banco de Dados |
Cálculo Diferencial e Integra |
Linguagens Formais e Autômatos |
Disciplina |
Projeto de Aplicativos Móveis I |
Desenvolvimento de Aplicativos Móveis |
Compiladores |
Estatística Aplicada |
Métodos e Análise de Investigação |
Redes de Computadores |
Disciplina |
Computação Gráfica e Processamento de Imagens |
Projeto de Aplicativos Móveis II |
Optativa |
Inteligência Artificial |
Cálculo Numérico |
Segurança da Informação e Auditoria |
Disciplina |
Aprendizado de Máquina e Redes Neurais |
Projeto de Negócios Digitais |
Inteligência de Negócios |
Ciência de Dados e Big Data |
Sistemas Distribuídos e Computação de Alto Desempenho |
Realidade Virtual e Aumentada |
*Libras | 40 |
---|
NOTAS EXPLICATIVAS:
Objetivos do Curso
O Curso de Bacharelado em Ciência da Computação tem como objetivo a formação de profissionais que atendam competências e habilidades técnicas, mas também contribua na formação de profissionais com elevado nível de autonomia, capacidade de trabalho em equipe, pensamento crítico, atitude colaborativa, proatividade, comunicação efetiva, liderança e ética. O egresso deve estar preparado para atuar em uma sociedade exposta as transformações digitais incrementais ou disruptivas, atuando na área da Computação e da Tecnologia da Informação, através de habilidades técnicas usadas no desenvolvimento de soluções digitais para os processos de negócio internos das
empresas e instituições onde atuarem.
Para que esse objetivo possa ser atingido, dar-se-á ênfase aos aspectos de especificação e desenvolvimento que concernem especialmente a softwares para sistemas de informação, aprofundando-se sobre as questões de projetos de TI e os contratos decorrentes destes.
Acredita-se que os alunos egressos do curso serão profissionais que poderão contribuir com propostas e boas alternativas para o incremento do desenvolvimento, não só na região de Marília/SP, mas, também, em todo o território nacional e internacional, atuando com capacitação técnica, pautando-se na cidadania, responsabilidade, senso ético, atitude proativa, espírito crítico e atitude
empreendedora.
Nessa ótica, o Curso de Bacharelado em Ciência da Computação se justifica pelo caráter arrojado e integração com o cenário mercadológico, buscando, por meio de práticas, atividades e conteúdos a sensibilização, a liderança e o comportamento organizacional.
Objetivos Específicos
Para o alcance do objetivo geral do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, são definidos os seguintes objetivos específicos:
● Formar um profissional que tenha conhecimentos acerca de modelagem, documentação e desenvolvimento de sistemas, utilizando metodologias, tecnologias e ferramentas. Além de serem capazes de selecionar as melhores ferramentas de mercado, conforme as necessidades e capacidades das organizações;
● Formar um profissional com habilidades e competências técnicas aliadas com as competências socioemocionais exigidas no mercado de trabalho;
● Atender as necessidades do mercado regional e nacional em termos de formação de recursos humanos na área de Ciência da Computação;
● Prover o uso adequado e eficiente das TICs no planejamento, análise, projeto e desenvolvimento sistemas computacionais em organizações privadas, públicas e terceiro setor;
● Estimular o trabalho em equipes multidisciplinares para o desenvolvimento de sistemas computacionais nos diversos domínios;
● Desenvolver habilidades para gerência em ambientes da Tecnologia da Informação e Comunicação ou em empreendimento próprio;
● Capacitar para a análise de problemas e a síntese de soluções computacionalmente e economicamente viáveis, integrando conhecimentos multidisciplinares;
● Estimular pesquisa e a capacidade investigativa nos discentes;
● Fomentar o empreendedorismo e a inovação tecnológica;
● Estimular a educação continuada em níveis de pós-graduação lato sensu e stricto sensu;
● Contribuir para a formação do senso crítico dos discentes;
● Promover o exercício da ética em ambiente profissional e acadêmico;
● Estimular projetos de extensão promovendo: a aproximação com a comunidade, a consciência social, a formação humanística e a complementação da formação profissional;
● Capacitar e motivar o corpo discente a desenvolver trabalhos científicos visando contribuir para o estado da arte em Ciência da Computação, bem como sua aplicação em outras áreas do conhecimento;
● Formar cidadão consciente de suas responsabilidades sociais e éticas na atuação profissional;
● Atuar com diferentes profissionais de diferentes áreas para identificar oportunidades do mercado e atender as necessidades da sociedade, sabendo trabalhar em equipe;
● Identificar e promover a interdisciplinaridade entre as áreas do conhecimento;
● Preparar o discente para “aprender a aprender”, “aprender e projetar”, “aprender e aplicar” e “aprender e ensinar” de tal forma que adquira independência e autonomia em relação ao aprendizado de novos conteúdos;
● Estimular o pensamento crítico do discente acerca de novas soluções e tecnologias em Computação.
Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (1992), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (1995) e doutorado em Educação [Marília) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001). Atua como docente de ensino superior na área de Ciência da Computação desde 1994. Atualmente é professor da Faculdade de Tecnologia (FATEC) de Garça e do Centro Universitário Eurípides de Marília.
(2009 - 2011) Mestrado em Educação Matemática
Universidade Bandeirante de São Paulo, UNIBAN, Brasil.
Doutora e Mestre pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC. MBA pela Universidade de São Paulo -USP. Pós-MBA pela FIA. Graduada em Serviço Social, Administração e Direito pela Universidade de Marília-SP. Atualmente professor titular nos cursos de graduação de Administração, Ciências Contabéis, Engenharia de Produção e Sistemas de Informação, na modalidade presencial, lecionando as disciplina: Teoria de Gestão Empresarial; Gestão de Pessoas e Ética, Direito e os Desafios do Mundo Contemporâneo) e na modalidade EaD as disciplina: Gestão de Pessoas e Mediação de Conflitos e Gestão de Talentos; Desenvolvimento Organizacional e Teorias Empresariais e Transformação Digital no Univem - Centro Universitário Eurípedes de Marília. Coordenadora da CPA - Comissão Própria de Avaliação. Coordenadora do NAPEx Núcleo de Apoio à Pesquisa e Extensão do UNIVEM. Faz parte do Núcleo Docente Estruturante dos cursos de: Administração, Engenhraia de Produção e Pedagógia. . Professor convidado para lecionar em cursos de MBA: Fundação Getúlio Vargas-SP; Centro Universitário Antonio Eufrásio de Toledo - Presidente Prudente-SP; Centro Universitário Toledo de Araçatuba-SP, Centro Universitário Eurípedes de Marília-SP; Centro Universitário de Lins; Faculdades Reges de Dracena, Osvaldo e Ribeirão Preto. Experiência por mais de 30 anos como executiva de Recursos Humanos. Atualmente atua em empresa de consultoria em Administração Geral, Recursos Humanos, principalmente em coaching, mentoring e desenvolvimento de pesssoas.
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil (2013). Pós graduação em Educação Especial 2021 - Alfabetização e Letramento 2020. Cursando Pós graduação em Libras. Atualmente tutora do curso de Pedagogia e professora de Libras no Centro Universitário Eurípedes de Marília (UNIVEM) e professora nos anos iniciais na Prefeitura Municipal de Marilia.
- Doutor em Ciência da Computação e Matemática Computacional - USP
- Mestre em Ciência da Computação
- Especialista em Análise de Sistemas
- Graduado em Ciência da Computação
- Certificado LPI - Nível 2
- Certificado Oracle DBA - OCA
- Bacharelado em Sistemas de Informação: Sistemas de Banco de Dados
- Bacharelado em Sistemas de Informação: Segurança e Auditoria de Sistemas
- Bacharelado em Ciência da Computação: Sistemas de Banco de Dados
- Banco de Dados
- Sistemas Embarcados para VANTs (Veículos Aéreos Não Tripulados)
- Segurança em Sistemas Operacionais Linux
Doutorando em Ciência da Computação - UFABC; Mestrado em Ciência da Computação - UNESP; MBA em Gestão de Projetos; Pós-graduação Lato Sensu em: Engenharia de Sistemas, Formação Docente em Educação à Distância, Docência do Ensino Superior, Metodologias para Educação a Distância, Processos didático-pedagógicos para cursos na modalidade a distância,Gestão e Organização da Escola com Ênfase em Coordenação e Orientação Escolar; Graduação em Ciência da Computação - UNIVEM e Licenciatura em Matemática - Formação de Docente para a Educação Básica, Licenciatura em Pedagogia. Atualmente é professor do ensino superior do Centro Universitário Eurípides de Marília - UNIVEM e pesquisador do Laboratório de Sistemas Adaptativos e Computação Inteligente (SACI - UNESP). Trabalha com Análise/Desenvolvimento de sistemas desde 2006, atua principalmente nos seguintes temas: Informática Aplicada à Educação, Educação Virtual Interativa, Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Holografia Digital, Processamento de Imagens, Captura de movimentos humanos.
Mestre em Ciência da Informação - Área de concentração: Informação, Tecnologia e Conhecimento pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Bacharel em Administração com habilitação em Marketing pelo Centro Universitário Eurípedes de Marília (UNIVEM). Especialista em Logística pelo Centro Universitário de Lins (UNILINS), graduado em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas ( FATEC - Garça). Especialista em Ciência de Dados e Big Data pela Pontifícia Universidade Católica campos de Minas Gerias (PUC Minas).É Membro dos Grupos de Pesquisas Novas Tecnologias em Informação (GPNTI- Unesp). Tem interesse de pesquisa nas temáticas e áreas de conhecimento, como: Arquitetura da Informação digital. Usabilidade, Experiência do Usuário (UX), Search Engine Optimization (SEO), Web Semântica, Tecnologias de Informação e Comunicação aplicados a Ciência da Informação, Biblioteconomia, Ambientes informacionais digitais e Marketing Digital.
Possui graduação em Tecnologia em Informática Para Gestão de Negócios pela Faculdade de Tecnologia de Botucatu (2007), Mestrado em Ciência Florestal pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2015) e Doutorado em Ciência Florestal pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2019). Atualmente é professor do Centro Universitário Euripedes de Marília e da Fatec Pompeia - Shunji Nishimiura, ministrando as disciplinas de Internet das Coisas, Arquitetura Cloud, Introdução ao Data Mining, Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes Neurais Artificiais e Sistemas Inteligêntes, atuando principalmente nos seguintes temas: sistema de informação, inteligência artificial, Mineração de Dados, Data Science no agronegócio e software livre.
Possui Graduação em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM), Especialização em MBA em Controladoria e Finanças pela mesma Instituição, MBA em Marketing e Propaganda e MBA em Gestão de Projetos também pelo Univem. É Coordenador dos Cursos Superiores de Tecnologia da área de Gestão do Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM) e professor titular nos cursos de Graduação e MBA, integrante de Conselho de Curso e membro do Núcleo Docente Estruturante, na mesma Instituição. Docente do curso de Pós-Graduação em Administração de Empresas da FGV - Fundação Getúlio Vargas das disciplinas de Jogos de Negócios, Avaliação de Plano de Negócios e TCC. Docente do curso de Gerência Financeira, Contábil e Auditoria do Unisalesiano (Lins e Araçatuba), FACATT (Tupã) e Reges (Dracena). Professor-conteudista da disciplina de Planejamento e Controle Financeiro - Edições EaD da Editora Saraiva, além de consultor financeiro executivo e assessor empresarial. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas. Empreendedor digital, sendo CEO da MentUp - Plataforma Digital de Gestão de Projetos e Análise de Viabilidade Econômico-Financeira e CEO da Ludik Gestão Contábil.
Professor Universitário no Centro Universitário Eurípides Soares de Marília - UNIVEM. Mestre em Teoria do Direito e do Estado pelo Centro Universitário Eurípides de Marília - UNIVEM. Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Eurípides de Marília - UNIVEM. Realizou Estágio-docência na disciplina de Direito Processual do Trabalho, do curso de Direito do Centro Universitário Eurípides de Marília - UNIVEM, ministrada pela Professora Mestre Andrea Antico Soares. Realizou Estágio-docência na disciplina Estágio e Prática Processual do Trabalho, do curso de Direito do Centro Universitário Eurípides de Marília - UNIVEM, ministrada pela Professora Mestre Andrea Antico Soares. Realizou Estágio-docência na disciplina Recursos no Direito Constitucional Processual Civil, do curso de Mestrado em Direito do Centro Universitário Eurípides de Marília - UNIVEM, ministrada pelo Professor Doutor Luís Henrique Barbante Franzé. Membro Fundador do Projeto Cidadania Proativa e Direito (PROATO): Uma perspectiva entrelaçada entre o ensino do Direito, alunos e comunidade. Sócio fundador do Escritório Gomes e Simões Advogados Associados.
Formado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Eurípedes de Marília - UNIVEM e Master in Business Administration em Gestão Estratégica de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. Sua formação acadêmica se completa com cursos de aperfeiçoamento, realizados com muita dedicação ao longo de sua trajetória profissional, abrangendo diversas áreas da Gestão Administrativa, Empresarial e Estratégica como: produção e seus processos, marketing de varejo, relacionamento e pessoal, comunicação oratória, finanças e projeções estatísticas, sistemas de operação e gestão analítica de dados, desenvolvimento e treinamento de recursos humanos e até mesmo artes cênicas que deu ele a possibilidade de desenvolver habilidades de comunicação, linguagem corporal, persuasão, carisma e empatia de todos que o assistem em suas aulas, mentorias, consultorias, cursos e palestras realizadas por todo o Brasil em escolas, universidades, associações, instituições e empresas públicas e privadas.
Graduado em Ciência da Computação, com especialização em Sistemas Avançados Orientados a Objeto e mestrado em Ciência da Informação pela UNESP Marília (Capes 6). Doutorando em Ciência da Computação no ICMC USP São Carlos (Capes 7). Atuou como Coordenador do Núcleo de Informações da Famema - Faculdade de Medicina de Marília de 2007 a 2019. Gerenciou o desenvolvimento e a implantação do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) nas unidades assistenciais da Famema. Foi Diretor de Tecnologia da Informação do Hospital das Clínicas de Marília (HCFAMEMA) de 2019 a 2022. Também atua como professor na Fatec nas disciplinas de Sistemas de Informação, Programação Orientada a Objetos e Gestão de Projetos. Pesquisa Informação em Saúde. No mestrado, dissertou sobre Padrões para Interoperabilidade, tendo como objeto de estudo padrões sintáticos (HL7, DICOM, etc.) e semânticos (HL7 RIM, openEHR, CDA, CCR, etc.). No doutorado, investiga o uso de Ontologias e Terminologias Biomédicas (CID, SNOMED, RadLex, MeSH/DeCS, LOINC, UMLS, entre outras) aliadas as ferramentas da Web Semântica (RDF/RDFS, OWL, SPARQL, etc.) para a anotação e busca semântica visando à construção de SADM Sistemas de Apoio a Decisão Médica. Atuou como pesquisador/CTO da startup Sofya (Alma/Hospital Sírio Libanês) desenvolvendo aplicações de IA na saúde.
- Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR
- Especialização em Sistemas Avançados Orientados a Objeto - Universidade de Marília, UNIMAR
- Graduada em Ciência da Computação pela Universidade de Marília, UNIMAR
- Bacharelado em Ciência da Computação: Laboratório de Programação I
- Bacharelado em Ciência da Computação: Laboratório de Programação II
- Bacharelado em Sistemas de Informação: Laboratório de Programação I
- Bacharelado em Sistemas de Informação: Laboratório de Programação II
- Software Educacional e de Inclusão
- Engenharia de Software
- Desenvolvimento de Software
- Banco de Dados
Mestre em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia de Bauru - FEB/UNESP (2017), Bacharel em Ciência da Computação pelo Centro Universitário Eurípides de Marília - UNIVEM (2010) e Especialista em Análise de Dados pela Faculdade Descomplica (2020). Atualmente, é aluno regular de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica da UNESP de Bauru. Pesquisador do Laboratório de Transdutores e Aquisição de Dados (LTAD) do Departamento de Engenharia Elétrica da FEB/UNESP. É Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas modalidade EaD, Membro do Grupo de Extensão e Pesquisa do Curso de Engenharia Civil (GEPEC) e docente dos Cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Ciências Contábeis e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade Católica Paulista (UCA). Foi Coordenador e docente dos Cursos de Informática e Robótica Educacional, e é gerente de Tecnologia da Informação do Colégio Criativo Marília/SP. Tem experiência na área de Ciência da Computação e Engenharia Elétrica, com ênfase em Infraestrutura e Redes de Computadores, Servidores Linux e Windows, Lógica de Programação, Informática Educativa, Tecnologias da Informação e Comunicação, Robótica Educacional, Instalações Elétricas, Processamento de Sinais, Transdutores Piezelétricos e Monitoramento de Integridade Estrutural (SHM).
A XI Semana de Tecnologia da Informação ocorre nos dias de 03 a 06 de setembro de 2018
Maratona de Programação 2018 - UNIVEM
Jantar comemorativo dos 20 anos do curso de Ciência da Computação do UNIVEM
Torneio Univem de League Of Legends (TULOL)
Vídeo institucional do COMPSI
Bloco 01