O tecnólogo em Design Gráfico irá possuir uma visão ampla da comunicação visual e dos impactos das Tecnologias 4.0 no mundo atual e na criação de peças gráficas, com competências para realizar investigações visuais e explorar recursos de criação, unindo técnicas manuais e experimentais com tecnologias digitais. Irá repensar o fazer com as mãos, permitindo aplicar a criatividade em projetos de grande escala, além produções menores com criações de própria autoria, dentro da perspectiva do Mercado de Trabalho 4.0, com perfil inovador e empreendedor.
A cada semestre, o aluno receberá certificação intermediária com habilidades e competências específicas. Tendo a prática das Tecnologias Digitais aliadas aos conceitos de criação de peças de comunicação visual, o tecnólogo em Design Gráfico poderá atuar ao final do curso como empreendedor e/ou designer gráfico, contribuindo para o sucesso das organizações em que atuar.
A matriz curricular foi desenvolvida para que o aluno tenha, desde o primeiro dia de aula, a possibilidade de alinhar os conceitos estudados com as práticas para atuar no mercado de trabalho e possa ser agente de transformação da sociedade.
Para tanto, além da formação tradicional por meio de disciplinas como História do Design, Semiótica, Edição de Imagens e Vetorização, o aluno aprenderá sobre Gerenciamento Ágil de Projetos, Fotografia na Era Digital, Produção Gráfica e Transformação Digital, Marketing na Era Digital e Design Thinking, assim como irá adquirir conhecimentos sobre Design Sprint, Storytelling e Soft Skills, dentre outros, por meio dos nanodegrees.
Após a conclusão do curso, poderá ingressar diretamente na pós-graduação ou no Mestrado.
*Libras | 40 |
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NOTAS EXPLICATIVAS:
Objetivo Geral
O Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico tem como objetivo geral proporcionar a formação profissional e humanística e atualização adequada à atuação do tecnólogo em Design Gráfico no mercado de trabalho envolvendo a resolução de problemas de comunicação com aplicação de variadas técnicas de expressão gráfica, voltadas para mídias impressas e digitais. Para isso, estimula comportamentos éticos, profissionais e socioambientais responsáveis; desenvolve competências e habilidades que envolvam pensamento sistêmico, estratégico, crítico e criativo; indica metodologias de projeto e de pesquisa; desenvolve linguagens visuais, textuais, culturais e artísticas; utiliza tecnologias e softwares gráficos atualizados; aplica conhecimentos de produção gráfica; estimula o protagonismo, o trabalho em equipe, o empreendedorismo e a inovação, para que seja agente de transformação da sociedade.
Objetivos Específicos
De modo específico, a fim de atingir o objetivo geral, o curso se propõe a:
Sala para a Coordenação do Curso
O gabinete do Coordenador do Curso está instalado na Sala nº 11 Bloco III – piso superior, denominada “Sala das Coordenadorias de Cursos”, que inclui um espaço compartilhado composto de 12 salas, sendo 1 copa de uso comum. O espaço é amplo, climatizado e adequado para o atendimento de alunos e docentes.
Sala de professores e sala de reuniões
O Centro Universitário possui uma sala geral para todos os professores, com uma área de 250 m2, onde eles podem comunicar-se e se integrar antes do horário de aula.
Sala de Reuniões dos Professores, com 13,20 m2, com espaço suficiente para 12 professores/sala, também utilizada para reuniões do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e do Conselho de Curso.
Além desta sala que fica na Coordenação dos Cursos, também estão disponíveis para reuniões didáticas o espaço dos auditórios e as próprias salas de aula da instituição.
Gabinetes de trabalho para professores
O curso possui instalações adequadas para os docentes, conforme descrição a seguir:
- Gabinetes individuais de trabalho para professores contratados no regime integral, com 14,50 m2, contendo 1 PC conectado à rede Internet/Intranet, mesa, cadeira, estante, armário e ramal telefônico.
Salas de aula
A IES possui um total de 94 (noventa e quatro) salas. As salas estão disponíveis para três turnos, apesar de atualmente a IES suportar dois turnos. O horário de funcionamento é de 12 horas diárias, nos seguintes intervalos: das 08:00 às 12:00 horas, das 13:30 às 17:30 horas e das 19:00 às 23:00 horas. As salas possuem tamanhos variados e capacidades diferentes (com área média de 85 m2 e capacidade média para 75 pessoas). As salas são adequadas para turmas de 40 a 75 alunos. Das 94 salas descritas anteriormente, 11 (onze) salas são de uso exclusivo do curso Direito, localizadas nos blocos I, II e IV (piso térreo), sendo elas: Salas 01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09, 20 e 21.
Acesso dos alunos aos equipamentos de informática
O acesso a equipamentos de informática pelos alunos se dá através dos Laboratórios Didáticos. Alguns destes laboratórios têm atividade mista, servindo tanto para o ensino, caso as disciplinas prevejam a utilização de recursos especiais, quanto a pesquisas de aspecto geral, como pesquisas em Internet ou elaboração de relatórios ou artigos. São estabelecidos como Laboratórios Didáticos de Informática e são de uso comum de alunos de todos os cursos do UNIVEM, ao todo são 08 laboratórios, a saber:
Para o uso dos Laboratórios Didáticos de Informática, o horário de funcionamento, de segunda à sexta-feira, é das 08:00h às 23:00h e, aos sábados, das 08:00h às 16:00h. A prioridade de utilização dos laboratórios é para a realização de aulas que utilizam recursos de informática, havendo prévia reserva pelo professor.
De acordo com a demanda de utilização, serão sempre liberados laboratórios para o uso geral, contanto que nesses laboratórios não haja reservas antecipadas para a realização de aulas.
Instalações para auditório/sala de conferência
O UNIVEM possui 2 (dois) auditórios destinados às atividades dos diferentes cursos. Equipados com som e projetor de imagem, assentos almofadados e ar condicionado, favorecem a realização de palestras e seminários.
Instalações para auditório/sala de conferência |
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INSTALAÇÕES |
ÁREA (M2) |
Auditório “Aniz Badra” - com capacidade para 700 lugares sentados |
432,00 |
Auditório “Hygino Muzy Filho” - Anexo II – para 200 lugares sentados |
200,00 |
Instalações sanitárias (adequações)
As instalações sanitárias atendem confortavelmente a demanda, estando distribuídas equitativamente em todos os prédios. Todos estão adaptados para atenderem os portadores de necessidades especiais.
INSTALAÇÕES SANITÁRIAS |
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BLOCO I |
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INSTALAÇÕES |
ÁREA (M2) |
Sanitário Masculino (contendo 5 urinol, 3 lavatórios e 4 box c/ vaso sanitário) |
21,03 |
Sanitário Feminino (5 Box c/ vaso sanitário e 4 lavatórios) |
21,03 |
BLOCO III |
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INSTALAÇÕES |
ÁREA (M2) |
Sanitário Masculino (contendo 5 urinol, 3 lavatórios e 3 box) |
21,03 |
Sanitário Feminino (5 Box c/ vaso sanitário e 4 lavatórios) |
21,03 |
BLOCO V - Térreo |
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INSTALAÇÕES |
ÁREA (M2) |
Sanitário Masculino (contendo 5 urinol, 3 lavatórios e 3 box) |
21,03 |
Sanitário Feminino (5 Box c/ vaso sanitário e 4 lavatórios) |
21,03 |
BLOCO V – Piso Inferior |
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INSTALAÇÕES |
ÁREA (M2) |
Sanitário Masculino (contendo 5 urinol, 3 lavatórios e 3 box) |
21,03 |
Sanitário Feminino (5 Box c/ vaso sanitário e 4 lavatórios) |
21,03 |
BLOCO X - Térreo |
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INSTALAÇÕES |
ÁREA (M2) |
Sanitário Masculino (contendo 7 urinol, 4 lavatórios e 4 box c/ vaso sanitário) |
37,66 |
Sanitário Feminino (7 Box c/ vaso sanitário e 4 lavatórios) |
37,66 |
BLOCO X – 1º Andar |
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INSTALAÇÕES |
ÁREA (M2) |
Sanitário Masculino (contendo 7 urinol, 4 lavatórios e 4 box c/ vaso sanitário) |
37,66 |
Sanitário Feminino (7 Box c/ vaso sanitário e 4 lavatórios) |
37,66 |
BLOCO Administrativo e Laboratórios |
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INSTALAÇÕES |
ÁREA (M2) |
Sanitário Masculino (contendo 1 urinol, 3 lavatórios e 2 box c/ vaso sanitário) |
12,00 |
Sanitário Feminino (2 Box c/ vaso sanitário e 3 lavatórios) |
12,00 |
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