Olimpíada de Robótica 2019

UNIVEM

Detalhes do Evento

  • Início: 18 de setembro de 2019 - 00:00
  • Fim: 21 de setembro de 2019 - 00:00
  • Local: UNIVEM

O que é?

Uma competição envolvendo robótica e programação, na qual os participantes construirão seus próprios robôs e ainda irão programá-los, para que de forma autônoma, estes percorram um cenários cheio de desafios.
Aqueles que obtiverem melhor estratégia e performance serão os vencedores!


Premiação
A premiação aos melhores colocados será realizada em uma solenidade no Salão Nobre do Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM) durante a XII Semana de Tecnologia da Informação do UNIVEM.
Os melhores alunos do ensino médio e técnico classificados receberão medalhas e certificados;
  1. Participação em processo de bolsa de estágio, concedidas pela ASSERTI/SEPROSP para os Cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do UNIVEM em 2020;
  2. Participação em um Curso de Formação de Desenvolvedor de Sistemas;
  3. Os premiados autorizam ao UNIVEM a utilização e divulgação de seus nomes, imagens e voz, de forma integral e gratuita, com vistas à publicação do resultado da Olimpíada em quaisquer meios de comunicação.

Público-Alvo
Alunos do Ensino Médio e Técnico

Realização:

 

 

 

Apoio:

Seja também um apoiador deste evento, envie um e-mail para compsi@univem.edu.br ou ligue(14) 2105-0830

Treinamento de Robótica e de programação

Nos dias de treinamento (18 a 20 de setembro de 2019, as 15h) os coachs/treinadores de cada equipe auxiliarão as equipes na montagem e programação dos robôs. Nestes dias também as equipes deverão fazer testes para o dia da competição. 

Competição 

No dia 21 de Setembro acontece a competição. As equipes já terão seus robôs construídos e testados e aqueles que tiverem melhor estratégia e performance serão os vencedores, de acordo com o regulamento da competição.

Classificação

No ato da inscrição os participantes aceitam os Termos do Regulamento da Competição, ficando, desde já, cientes de que não caberá recurso sobre o resultado da classificação final. Os melhores colocados serão premiados.

Contato

Outras informações podem ser obtidas pelo fone (14) 2105-0830 ou pelo e-mail compsi@univem.edu.br.

Premiação

A premiação aos melhores colocados será realizada em uma solenidade no Salão Nobre do Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM) durante a XII Semana de Tecnologia da Informação do UNIVEM.
 
Os melhores alunos do ensino médio e técnico classificados receberão medalhas e certificados;
  1. Participação em processo de bolsa de estágio, concedidas pela ASSERTI/SEPROSP para os Cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do UNIVEM em 2020;
  2. Participação em um Curso de Formação de Desenvolvedor de Sistemas;
  3. Os premiados autorizam ao UNIVEM a utilização e divulgação de seus nomes, imagens e voz, de forma integral e gratuita, com vistas à publicação do resultado da Olimpíada em quaisquer meios de comunicação.

Regras Seguidor de Linha
Documento Revisado 13/07/2018

 
1. Introdução
● Nome da Modalidade: Seguidor de Linha
● Número de Robôs por Partida: Um
● Duração da Partida: 3 minutos
● Especificações de Controle: Autônomo
 
2. Especificações dos Participantes
2.1 A modalidade é única e exclusivamente destinada aos alunos do Ensino Médio;
2.2 A quantidade máxima de integrantes por equipe é 6;
2.3 As equipes terão um orientador com idade superior a 18 anos, responsável pela equipe, que irá ajudar na construção do robô e eventuais dúvidas.
 
3. Especificações dos Robôs
3.1 Os robôs devem ser totalmente autônomos e com todos os componentes embarcados. Não pode ser controlado externamente por fio ou por rádio, com exeção para ser iniciado.
3.2 Nenhuma adição, remoção ou alteração de hardware ou software poderão ser feitas durante a tomada de tempo. Porém pequenos reparos serão permitidos.
 
4. O Percurso
4.1 A superfície da pista será branca, feita com uma ou mais placas de MDF e fita preta a qual deverá ser seguida pelo robô.
4.2 O percurso será indicado por uma linha preta de aproximadamente 20 cm de largura. O comprimento total da linha será no máximo 60m.
4.3 A linha consistirá em combinações de retas e arcos.
 
5. A Partida
5.1 Definição: Seguidor de linha é uma competição na qual robôs autônomos devem seguir um trajeto determinado por uma linha. Vence o robô que finalizar o trajeto em menor tempo.
5.2 O robô deverá percorrer o circuito tomando como referência a linha preta. O corpo do robô deverá sempre ficar sobre a linha. Caso o robô saia completamente de cima da linha preta, será considerado que o robô saiu do percurso e invalidada a volta.
5.3 Para cada robô será concedido 3 tentativas, consecutivas, de 3 minutos cada.
5.4 O robô deverá iniciar na marcação de partida e percorrer o circuito na direção correta dentro do prazo estipulado de 3 minutos.
5.5 Será considerado o menor tempo entre todas as tentativas.
5.7 O tempo da volta será medido entre o instante de tempo em que o robô inicia a partida no circuito e o instante de tempo em que o robô cruzar a linha de chegada do circuito. Entretando o tempo não será considerado enquanto o robô não passar completamente pela linha de chegada.
5.8 Uma volta será considerada válida quando o robô terminar o percurso e será cancelada quando o robô sair do percurso.
5.9 O operador não poderá fazer alteração de software entre duas tomadas de tempo.
5.10 Após iniciada a partida, não será permitido interferir no robô sem a autorização do juiz.
5.11 A luz ambiente será normal à luz comumente utilizada em ambientes fechados. Não serão aceitos pedidos para alteração da luz ambiente.
5.12 O juiz poderá solicitar informações sobre o robô se julgar necessário. O Juiz tem o poder de desclassificar um robô e/ou tomar qualquer decisão que ache pertinente durante a competição.

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