Apresentação
Caro Aluno
Esse é o Manual do Aluno do Centro Universitário Eurípides de Marília, onde você tem acesso
à informações importantes para a sua vida acadêmica como estrutura, atividades, serviços e procedimentos do Centro Universitário.
A utilização deste guia, também acessível por meio do nosso site e área do aluno, é essencial
para que você tenha uma visão mais completa do funcionamento do UNIVEM, dos benefícios e diferenciais que ele oferece, bem como da postura que se espera do aluno, o que lhe possibilitará a tranquilidade de vivenciar a Instituição, no cumprimento de seus deveres e direitos.
Caso permaneça alguma dúvida após a leitura, procure a Coordenação do seu curso ou o Apoio Acadêmico. Estaremos sempre prontos a atendê-lo(a).
Aproveitamos a oportunidade para dar as boas-vindas e agradecer a confiança em dividir
conosco a responsabilidade por sua formação profissional e seu crescimento pessoal.
Fique certo que estaremos sempre atentos às necessidades de aperfeiçoamento dos
procedimentos e atividades internas, a fim de otimizar o seu processo de aprendizagem.
Tenha o manual sempre à mão.
Sucesso!
A Reitoria
1. Quem Somos .................................................................................................................... 5
2. Nossa Missão ................................................................................................................... 6
3. Nossa Visão ...................................................................................................................... 6
4. Princípios e Valores Institucionais ..................................................................................... 6
5. Apresentação da Equipe Gestora ...................................................................................... 7
6. Projeto Pedagógico de Curso ............................................................................................ 8
6.1. Plano de Ensino ................................................................................................................................... 8
6.2. Corpo Docente .................................................................................................................................... 9
6.3. Infraestrutura .................................................................................................................................... 10
7. Curso de Graduação ........................................................................................................ 11
8. Informações Gerais ......................................................................................................... 11
9. Regime Acadêmico e Matrícula ........................................................................................ 12
10. Calendário Acadêmico ..................................................................................................... 12
11. Frequência ...................................................................................................................... 12
12. Horário de Aula ............................................................................................................... 12
13. Procedimentos Acadêmicos ............................................................................................. 13
13.1. Tratamento Excepcional .................................................................................................................... 13
13.2. Abono de Faltas ................................................................................................................................. 13
13.3. Dispensa de Disciplina ....................................................................................................................... 14
13.4. Avaliação da Aprendizagem .............................................................................................................. 14
13.5. Transferência Interna de Curso ......................................................................................................... 16
13.6. Transferência Externa (Espontânea) ................................................................................................. 16
13.7. Trancamento de Matrícula ................................................................................................................ 17
13.8. Cancelamento de Matrícula .............................................................................................................. 17
13.9. Colação de Grau ................................................................................................................................ 17
14. Regime Disciplinar ........................................................................................................... 17
15. Direitos e Deveres do Aluno ............................................................................................ 18
16. Programa de Monitoria ................................................................................................... 19
17. Pós-Graduação ................................................................................................................ 19
18. Extensão e Ação Comunitária .......................................................................................... 20
19. Serviços Oferecidos ......................................................................................................... 20
19.1. Biblioteca ........................................................................................................................................... 20
19.2. Secretaria Acadêmica ........................................................................................................................ 20
19.3. Semestralidade, parcelamento e vencimento................................................................................... 21
20. Núcleo de Atendimento Psicopedagógico – NPS ...............................................................21
21. Parcerias ......................................................................................................................... 22
22. Programa de Iniciação Científica ...................................................................................... 22
23. Programas de Extensão ................................................................................................... 23
24. Calendário Acadêmico 2022 ............................................................................................ 24
25. Disposições Finais............................................................................................................ 26
A Fundação de Ensino Eurípides Soares da Rocha - FEESR iniciou suas atividades no ramo da educação superior em 08 de agosto de 1967. Instituição de natureza confessional e caráter espírita desde sua implantação (até os dias de hoje), segue alinhada com propósitos inclusive emanados pelos programas e projetos do Governo Federal no atendimento e oferta de bolsas de estudos e promoção de oportunidades aos menos favorecidos economicamente.
Na época de sua criação, a FEESR tinha sua estrutura composta por três cursos: Direito, Administração de Empresas e Ciências Contábeis.
Em 1998, expandindo suas atividades, a Instituição abriu novos cursos: Comércio Exterior, Marketing e Análise de Sistemas; Ciência da Computação e Tradutor. Nesse mesmo período, objetivando atender à pósgraduação, também passou a oferecer cursos de especialização lato sensu nas áreas de Direito, Administração e Contábeis.
Diante dessa nova configuração, em 2000 surgiram dois Programas de Mestrado autorizados pela CAPES: um na área de Direito e outro na área de Ciência da Computação. Em 2003, a Instituição requereu junto ao Ministério da Educação (MEC) seu credenciamento como Centro Universitário, a partir da transformação das então faculdades integradas. A nova denominação passou então a ser Centro Universitário Eurípides de Marília, cuja sigla é UNIVEM. Já habilitado, o UNIVEM passou também a oferecer cursos de graduação tecnológica nas áreas de gestão, design e informática. Surgiu assim o Instituto Superior de Tecnologia - IST.
No ano de 2007, com o objetivo de atender a uma demanda regional, o UNIVEM implanta o seu primeiro curso na área de Engenharia, o Bacharelado em Engenharia de Produção.
O recredenciamento do Centro Universitário UNIVEM ocorreu pela Portaria MEC nº. 406, de 12 de abril de 2011, publicada no Diário Oficial da União em 14 de abril de 2011 e, no mês de março/2017, o UNIVEM passou por um processo de renovação do recredenciamento do Centro Universitário.
A iniciativa de investir na formação tecnológica proporcionou à Marília e região uma nova modalidade em cursos de graduação, estimulando a capacitação de profissionais diferenciados, capazes de interagir em situações novas e em constante mutação, sendo uma oportunidade inovadora real, seja para a classe trabalhadora da região, para os profissionais que necessitam de formação específica atualizada ou, ainda, para aqueles que querem ampliar suas possibilidades de atuação em cursos de graduação de menor duração.
Já recentemente, no início de 2013, a Instituição passou por outra mudança significativa na sua organização acadêmica. Seus cursos, que até aquele momento eram ofertados sob o regime letivo anual, foram acomodados tendo como período letivo a semestralidade. Assim, hoje todos os cursos do UNIVEM são trabalhados no regime semestral.
Em 2014, o UNIVEM protocolou, junto ao Ministério da Educação (MEC), o pedido de credenciamento para oferta de cursos de pós-graduação lato sensu na modalidade à distância (EaD). Já em setembro de 2015, submeteu-se à avaliação in loco, realizada por uma comissão de especialistas, obtendo conceito final “4”. Em fevereiro de 2016 recebeu parecer favorável ao credenciamento pela Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação. O credenciamento do UNIVEM para a oferta de cursos de pós-graduação lato sensu na modalidade à distância, se deu com a publicação da Portaria nº 440, de 11 de maio de 2016.
No que se refere à inovação, o UNIVEM mantém um ecossistema de inovação, tecnologia e empreendedorismo baseado na articulação da academia, do setor produtivo e do poder público, atuando como entidade gestora de ambientes formais de inovação credenciados no Sistema Paulista de Ambientes de Inovação do Governo do Estado de São Paulo.
Por meio do Centro Incubador de Empresas de Marília - CIEM, apoia o desenvolvimento de empreendimentos de base tecnológica nas fases de pré-incubação, incubação e pós-incubação. Integrado aos cursos de graduação e pós-graduação do UNIVEM, os estudantes têm à sua disposição uma estrutura diferenciada de suporte ao empreendedorismo gerado por ideias desenvolvidas em atividades de iniciação científica, trabalho de conclusão de curso e nas disciplinas de empreendedorismo e inovação.
O UNIVEM mantém ainda o Centro de Inovação Tecnológica de Marília – CITec-Marília, ambiente de inovação que apoia processos inovativos das empresas instaladas no CIEM e na região de Marília. Maior centro de inovação do Estado de São Paulo, com mais de 50 empresas de alta tecnologia e startups estão instaladas no CITec-Marília, no campus do UNIVEM.
No ano de 2017, o UNIVEM completou 50 anos de existência, o que gerou merecidas homenagens por parte da comunidade acadêmica e sociedade civil.
Para o UNIVEM, o ano de 2018 pode ser reconhecido como ano de grandes mudanças, de nova visão estratégica pelo fato de o mundo viver uma nova revolução industrial, a revolução 4.0, assim como um período marcado pela velocidade das inovações. Isto se justifica pelas tecnologias que se desenvolvem exponencialmente. Essas incríveis transformações se aplicam aos vários campos da ciência, impactando a sociedade e a economia com inovações tecnológicas.
Enfim, ao longo de sua trajetória e em todos os momentos, a Instituição tem mantido o compromisso de desenvolver a visão estratégica, a cultura empreendedora, a capacitação técnica, a educação continuada e o olhar inovador.
Contribuir para a formação de pessoas capazes de transformar a sociedade e superar seus limites
e desafios, por meio de um ecossistema de conhecimento, empreendedorismo e inovação tecnológica.
Consolidar-se como o principal agente de transformação digital na sociedade em que atua.
Os princípios e valores estabelecidos pelo Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM)
foram idealizados de forma a orientar o processo decisório e os procedimentos da Instituição na concretização de sua Missão. Nesse sentido, se propõem a expressar as convicções da Instituição e a atuação de seus gestores e colaboradores com relação à comunidade externa e interna. Assim, o UNIVEM pauta-se nos seguintes princípios:
• Autonomia: liberdade com responsabilidade no exercício de sua missão;
• Empreendedorismo: espírito de liderança, iniciativa e compromisso social; RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL.
• Qualidade: criar e disponibilizar oportunidades de aprendizado para o desenvolvimento
cultural, político, social e profissional do aluno;
• Comunicação: transmissão de informações de maneira clara, objetiva e transparente;
• Conhecimento como construção: o conhecimento é processo em constante evolução;
• Respeito às pessoas: respeitar e conhecer a comunidade interna e externa, desenvolvendo
relações cooperativas e duradouras;
• Ética: compromisso alicerçado no mútuo respeito social e profissional; e
• Flexibilidade: preparo para atender e definir habilidades necessárias para o cidadão do futuro,
capaz de transformar a informação em conhecimento.
Para o desenvolvimento da missão institucional e a operacionalização das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, foram definidos os seguintes valores institucionais:
• Assistência e promoção humana;
• Compromisso e corresponsabilidade;
• Engajamento social;
• Pró-atividade;
• Qualidade e produtividade;
• Respeitabilidade, pluralidade e diversidade;
• Cidadania e responsabilidade com o meio ambiente; e • Sustentabilidade econômico-financeira.
• Reitor: Dr. Luiz Carlos de Macedo Soares
• Superintendência: Profa. Dra. Marlene de Fátima Campos Souza
• Pró-Reitoria Acadêmica: Prof. Dr. Edinilson Donisete Machado
• Pró-Reitoria Administrativa: Profa. Dra. Marlene de Fátima Campos Souza
• Educação à Distância – EAD:
• Secretaria Geral: Elpidia Regina Pereira Nunes da Silva
• Coordenação de Cursos Presenciais:
o Curso Administração: Profa. Dra. Vânia Érica Herrera o Curso Design Gráfico: Profª Drª Roberta Ferreira Brondani o Curso Gestão de Recursos Humanos: Prof. Esp. Leandro Machado Tenório o Curso Processos Gerenciais: Prof. Esp.Leandro Machado Tenório o Curso Publicidade e Propaganda: Profª Drª Roberta Ferreira Brondani o Curso Ciências Contábeis: Prof. Esp.Rogério Canaciro o Curso Ciência da Computação: Prof. Dr. Luis Hilario Tobler Garcia o Curso Sistemas de Informação: Prof. Dr. Luis Hilario Tobler Garcia o Curso Direito: Prof. Dr. Teofilo Marcelo de Area Leao Junior
o Curso Engenharia de Produção: Profª Drª Vania Erica Herrera
o Curso Análise e Desenvolvimento de Sistemas: Prof. Dr. Luis Hilario Tobler Garcia o Curso Ciências Contábeis: Prof. Esp. Rogério Canaciro o Gestão Comercial: Prof. Esp. Leandro Machado Tenório
o Curso Gestão da Produção Industrial: Prof. Esp. Leandro Machado Tenório o Curso Gestão Financeira: Prof. Esp. Leandro Machado Tenório o Curso Gestão de Recursos Humanos: Prof. Esp. Leandro Machado Tenório o Curso Gestão de Serviços Jurídicos e Notariais: Prof. Esp. Leandro Machado Tenório o Curso Gestão da Tecnologia da Informação: Prof. Dr. Luis Hilario Tobler Garcia o Curso Logística: Prof. Esp. Leandro Machado Tenório o Curso Processos Gerenciais: Prof. Esp. Leandro Machado Tenório o Curso Licenciatura em Pedagogia: Profª Ms. Silvana Festa o Curso Marketing: Profª Drª Roberta Ferreira Brondani
O Projeto Pedagógico de Curso – PPC, é o mais importante instrumento de gestão utilizado pela Pró-Reitoria Acadêmica, Coordenações de Curso e por seus respectivos Núcleos Docente Estruturantes – NDE. Cada curso tem o seu Projeto que atende às Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN´s, constituindo o PPC na estrutura institucional da sede e dos Polos, conjunto de disciplinas, os objetivos, as ementas, as respectivas bibliografias básicas e complementares, bem como as atividades de pesquisa e extensão. Os PPC´s passam por constantes atualizações para que a formação dos(as) acadêmicos(as) estejam atualizados, atendam às necessidades do mercado e alcancem os melhores resultados no processo ensino-aprendizagem. Encontram-se disponíveis na Biblioteca e no site da Instituição nos campos de cada curso para Download.
O Plano de Ensino é um documento base que serve como referência aos docentes, evidencia
os objetos da disciplina em questão e discrimina de forma detalhada os itens a serem ministrados ao longo do curso. Cada Plano de Ensino é composto por:
• Identificação do curso;
• Identificação da Disciplina;
• Período de Oferta;
• Carga Horária;
• Nome do(a) professor(a);
• Objetivos do curso;
• Objetivos da disciplina;
• Ementa;
• Conteúdos, Unidades de Ensino e Distribuição no semestre letivo;
• Metodologias;
• Atividades Discentes;
• Critérios de avaliação;
• Bibliografias Básicas;
• Bibliografias Complementares.
Conforme consta no Regimento Geral do Centro Universitário Eurípides de Marília – UNIVEM e
de acordo com o perfil desejado de nossos(as) alunos(as) egressos(as), o perfil do corpo docente é formado por professores titulados e aptos para exercerem todas as funções docentes definidas na proposta pedagógica dos cursos, ou dos programas de iniciação científica e extensão da Instituição.
Mais de 80% do total do corpo docente é composto por Mestres e Doutores. Ressalta-se ainda
que uma parcela relevante atua também em atividades laborais em organizações públicas e privadas locais e regionais.
A Instituição observa o que trata a legislação específica sobre esse item por meio de seu Mantenedor, os contratos dos docentes celebrados no regime jurídico da Consolidação das Leis Trabalhistas – CLT e também observa os critérios e normas regimentais, acordos e convenções Coletivas de Trabalho da classe na base territorial.
A jornada de trabalho dos docentes em regime de trabalho em tempo integral compreende a
prestação de 40 horas semanais de trabalho na mesma instituição, nele reservado o tempo de, pelo menos, 20 horas semanais para estudos, pesquisas, trabalhos de extensão, planejamento e avaliação.
No regime de tempo parcial, os docentes são contratados com 12 ou mais horas semanais de
trabalho na mesma instituição, reservado pelo menos 25% do tempo para estudos, planejamento, avaliação e orientação de estudantes. Outra parcela é contratada em regime semanal de 40 horas semanais, dedicando-se ao ensino, à pesquisa e extensão.
O Centro Universitário Eurípides de Marília – UNIVEM está localizado à Av. Hygino Muzzi Filho, 529 - Mirante, Marília - SP, 17525-901. Sua infraestrutura física abrange uma área construída de 37.836,80m2. Suas instalações acadêmicas e administrativas foram projetadas para atender às necessidades e especificidades dos cursos, dos(as) acadêmicos(as), visitantes e dos programas que a Instituição oferece.
A concepção e elaboração dos ambientes internos e externos são norteados pelo estudo prévio
das atividades a serem desenvolvidas pelo seu corpo social (alunos, professores e colaboradores) e também à comunidade externa.
Ressalta-se ainda que os ambientes atendem às normas de acessibilidade, como a ABNT NR 9050 Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos (13/08/2020) e a ABNT NR 165387 Acessibilidade — Sinalização tátil no piso — Diretrizes para elaboração de projetos e instalação (27/06/2016).
Destacam-se as salas de aulas, dos professores, das coordenações de cursos e as salas
administrativas, laboratórios, auditórios, biblioteca, secretaria, tesouraria e outros ambientes desenvolvidos para oportunizar a realização das atividades acadêmicas, no que se refere ao ensino, pesquisa e a extensão.
Infraestrutura |
Quantidade |
Área (M²) |
||
Salas de aula |
44 |
4.370,96m2 |
||
Auditórios/Anfiteatros |
1 |
444,59m2 |
||
Auditório Shinji Nishimura |
1 |
200,03m2 |
||
Salas de Professores |
1 |
173,73m2 |
||
Áreas de Apoio Acadêmico |
1 |
22.004,95m2 |
||
Áreas Administrativas |
1 |
6.596,35m2 |
||
Conveniência /Praças (Colearning) |
1 |
1.320,66m2 |
||
Banheiros Feminino |
22 |
322,51m2 |
||
Banheiros Masculino |
21 |
283,05m2 |
||
cafeteria / Restaurante |
1 |
97,66m2 |
||
Help Desk |
1 |
289,03m2 |
||
Biblioteca |
1 |
1.155,68m2 |
||
Laboratório de Fotografia |
1 |
147,95m2 |
||
Laboratório de Química |
1 |
141,03m2 |
||
Laboratório de Física |
1 |
140,94m2 |
||
Laboratório Metrologia |
1 |
147,68m2 |
||
Total |
100 |
37.836,80 |
m2 |
|
Demais dados referente à infraestrutura encontram-se disponibilizadas na Biblioteca e Site da Instituição no documento PDI – Centro Universitário Eurípides de Marília - UNIVEM.
Curso de Graduação PRESENCIAL:
• Curso de Graduação em Administração;
• Curso de Graduação em Ciência da Computação;
• Curso de Graduação em Ciências Contábeis;
• Curso de Graduação em Design Gráfico;
• Curso de Graduação em Direito;
• Curso de Graduação em Engenharia de Produção;
• Curso de Graduação em Gestão de Recursos Humanos;
• Curso de Graduação em Processos Gerenciais; • Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda; • Curso de Graduação em Sistemas de Informação.
Curso de Graduação EAD:
• Curso de Graduação em Administração;
• Curso de Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
• Curso de Graduação em Ciências Contábeis;
• Curso de Graduação em Gestão Comercial;
• Curso de Graduação em Gestão da Produção Industrial;
• Curso de Graduação em Gestão de Recursos Humanos;
• Curso de Graduação em Gestão de Serviços Jurídicos e Notariais;
• Curso de Graduação em Gestão Financeira;
• Curso de Graduação em Logística;
• Curso de Graduação em Pedagogia;
• Curso de Graduação em Gestão de Processos Gerenciais; • Curso de Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação;
• Curso de Graduação em Marketing.
O ano acadêmico, diferente do ano civil, deve ser igual ou ultrapassar 200 dias letivos,
conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB/1996, divididos em dois períodos letivos com no mínimo 100 dias cada um. Se necessário, os períodos letivos (semestres) podem ser prolongados para que se cumpram o calendário letivo, o conteúdo e a carga horária estabelecidos para cada disciplina.
A formas de ingresso no Centro Universitário Eurípides de Marília – UNIVEM é feito mediante
processo seletivo aberto a candidatos(as) que tenham escolarização completa de nível médio, visando avaliá-los, classificá-los e aprová-los dentro do limite de vagas disponíveis para cada curso.
As vagas remanescentes podem ser preenchidas mediante:
a) Novo processo seletivo (vestibular e/ou vestibular agendado);
b) Entrada como aluno portador de diploma de curso superior;
c) Transferência de alunos de outras Instituições de Ensino Superior - IES, observadas, ainda, as normas e limites de vagas dos respectivos cursos, na forma da legislação em vigor;
d) Ingresso através da nota do ENEM.
Ao ingressar no Centro Universitário Eurípides de Marília - UNIVEM, o(a) aluno(a) é regido pelo
regime seriado semestral.
A matrícula é renovada semestralmente, mediante requerimento do(a) aluno(a) e de
conformidade com o contrato firmado entre as partes, dependendo do regime escolar do curso e das condições constantes no referido contrato, nos prazos estabelecidos no Calendário Acadêmico.
Ao fazer sua matrícula acadêmica e financeira, o(a) aluno(a) estará ingressando formalmente
no Centro Universitário Eurípides de Marília - UNIVEM. O mesmo se defrontará com algumas normas expressas no Regimento Geral e em atos normativos internos e externos que disciplinam a sua vida acadêmica. Se o(a) aluno(a) não renovar a matrícula no prazo estabelecido, perde a vaga no curso, desvinculando-se doUNIVEM. Portanto, o(a) aluno(a) deve ficar sempre atento às datas definidas para matrícula.
O requerimento de renovação ou confirmação de matrícula é instruído com o comprovante de
pagamento ou de isenção de contribuições ou taxas devidas, bem como da quitação de débitos anteriores, nos termos do contrato firmado entre as partes, além da prova de quitação de outras obrigações, quando for o caso.
OBS: Essa e outras informações estão no Regimento Geral do UNIVEM, podendo ser acessada
pelo aluno.
A programação acadêmica anual é fixada em Calendário e divulgada no site previamente ao
início do ano letivo. O não cumprimento pelo(a) aluno(a) dos prazos estabelecidos pela Instituição, implica na perda de seus direitos.
A frequência às aulas e às demais atividades acadêmicas é permitida, apenas, aos(às) alunos(as)
regularmente matriculados(as), sendo vedado o abono de falta.
ATENÇÃO: a frequência é um dos itens da avaliação do aluno e a verificação será feita pelo
professor de cada disciplina. Se o aluno faltar mais de 25% do total de aulas ministradas em cada disciplina, estará automaticamente reprovado na mesma. O(a) aluno(a) deve, portanto, procurar manter um controle contínuo de sua frequência, para não ultrapassar o limite estabelecido.
O UNIVEM funciona de Segunda a Sexta-feira das 7h às 23h. Aos sábados, o horário de
funcionamento é das 7h às 18h.
Quanto às aulas para as turmas ingressantes até 2019, o horário é de Segunda a Sexta-feira das 8h às 11h40 para as turmas do período diurno, e das 19h25 às 23h, para o período noturno.
Já para os alunos ingressantes a partir de 2020, o horário é de Segunda a Sexta-feira das 8h25
às 11h40 para as turmas do período diurno e das 19h25min às 22h40min, para o período Noturno.
Poderá, eventualmente, a Coordenação de Curso ou professores(as) marcarem, em horários
diferentes do regular, aulas de reforço, de reposição, aulas práticas, viagens de estudos, visitas técnicas, tanto em disciplinas regulares, como naquelas oferecidas em regime de adaptação ou dependência.
Aqueles cursos que oferecem uma carga horária mais compacta ou que têm disciplinas cuja
natureza exige atividades teórico-práticas, têm seu horário de funcionamento mais extenso, definido pela Coordenação de cada curso.
Decreto-lei número 1.044, 21 de outubro de 1969
São considerados(as) merecedores(as) de Tratamento Excepcional, os alunos de qualquer nível
de ensino, portadores de afecções (patologias) congênitas ou adquiridas, infecções, traumatismo ou outras condições mórbidas, determinando distúrbios agudos ou agudizados, caracterizados por incapacidade física relativa, incompatível com a frequência aos trabalhos escolares, desde que comprovada a conservação das condições intelectuais e emocionais necessárias para o prosseguimento da atividade escolar em novas modalidades.
O regime especial estende-se também à mulher grávida, a partir do oitavo mês de gestação e
durante três meses a estudante em estado de gravidez ficará assistida pelo regime de exercícios domiciliares instituído.
De acordo com o Regimento Geral do UNIVEM, a ausência das atividades escolares durante o
regime especial, será compensada pelo(a) aluno(a) mediante a realização de trabalhos e exercícios domiciliares elaborados e acompanhados pelos(as) docentes responsáveis pelos componentes curriculares, apresentado em Plano de Estudos.
O prazo para solicitar o Tratamento Excepcional na Secretaria Geral é de 3 (três) dias do início
do afastamento.
Ressalta-se que mesmo em Regime Especial o(a) aluno(a) deve ser submetido(a) às avaliações
de aprendizagem, sendo que a aplicação e o método (prova oral ou escrita, pesquisa, lista de exercícios, dentre outros meios), devem ser definidos pelo professor responsável pelo componente curricular, com anuência da respectiva Coordenação de Curso
Os requerimentos relativos ao regime especial disciplinado, devem ser instruídos com laudo,
firmado por profissional legalmente habilitado. O requerente deverá preencher o requerimento, anexar o laudo ou atestado médico que deve comprovar o mínimo de dias 20 (vinte) e o máximo de 50 (cinquenta) dias necessários para o tratamento. original ou cópia autenticada, legível e sem rasura, no qual constem o nome completo do aluno, a identificação do médico signatário do atestado, o CID (Classificação Internacional de Doenças.
O abono de faltas refere-se somente nos casos dos alunos que se enquadrem no Decreto-Lei 715/69 referentes às atividades militares.
É importante o conhecimento por parte do(a) aluno(a) de algumas situações que não podem
ser caracterizadas como justificativas para faltar às aulas e que em nenhuma hipótese será admitida à realização de trabalhos especiais para compensarem faltas:
• doença que o incapacite de frequentar as aulas em um período de até 05 (cinco) dias;
• viagens de serviço;
• atividades profissionais no horário das aulas;
• escalas de serviço;
• doença ou óbito de pessoas da família;
• acompanhamento a terceiros para tratamento de saúde;
• cursos e eventos não programados na atividade acadêmica;
• viagens de lazer;
• festividades;
• licença paternidade;
• outras situações imprevistas.
Disciplinas anteriormente cursadas em nível de graduação podem ser aproveitadas para
integralização do currículo em novo curso. O(a) aluno(a) deverá preencher um requerimento para a análise das disciplinas a serem aproveitadas (dispensadas) em data limite estabelecido pela Secretaria Geral do UNIVEM.
Juntamente com o requerimento, o(a) aluno(a) deverá apresentar os conteúdos programáticos
e o histórico originais da outra IES. O(a) aluno(a) deve apresentar requerimento para dispensa de disciplina dentro do prazo estabelecido no Calendário Acadêmico. O aproveitamento de estudos (dispensa) em uma ou mais disciplinas, implica a dispensa das aulas na(s) disciplina(s) aproveitada(s).
Atenção: O(a) aluno(a) deve acompanhar o processo de aproveitamento de estudos (dispensa),
frequentando normalmente as aulas até que seja publicado o resultado.
Dos Cursos de Graduação Presenciais
Avaliação do desempenho escolar é realizada por componente curricular e atividades escolares, levando-se em conta a frequência e o aproveitamento escolar.
A avaliação poderá ser realizada por meio de provas, seminários, trabalhos, projetos, produtos e outras atividades a critério do docente.
O aproveitamento escolar é avaliado por meio de acompanhamento contínuo do aluno e dos resultados por ele obtidos nas diversas formas de avaliação e no exame final.
O Exame Final (EF) será realizado ao final da complementação da carga horária de cada componente curricular e visa à avaliação da capacidade do domínio do conteúdo e consta de prova escrita.
A cada verificação do aproveitamento escolar ou exame final é atribuída uma nota, expressa em grau numérico de 0,0 (zero) a 10,0 (dez) pontos, permitindo-se o fracionamento de até duas casas decimais após a vírgula.
O processo avaliativo será composto por uma Prova Obrigatória (PO), com peso de 50% (cinquenta por cento) do valor da Nota Final Semestral (NFS), e Outras Avaliações (OA), que poderão ser compostas por diferentes formas de avaliação, a critério do docente, com peso de 50% (cinquenta por cento) do valor da Nota Final Semestral (NFS).
A PO será agendada pela Instituição; as demais formas de avaliação serão agendadas pelo(s) docente(s) responsável(eis) pelo(s) componente(s) curricular(es), atribuindo-lhes notas parciais por meio de composição de notas.
Poderá ser concedida a revisão da PO (e apenas a PO), quando requerida no prazo de 3 (três) dias úteis de sua divulgação pelo sistema eletrônico.
Atendida a frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) às aulas e demais atividades escolares, será aprovado o aluno que:
I. obtiver Nota Final Semestral (NFS) não inferior a 7,0 (sete);
II. obtendo Nota Final Semestral (NFS) inferior a 7,0 (sete), porém não inferior a 5,0 (cinco), mediante Exame Final (EF), venha a obter Nota Final (NF) não inferior 5,0 (cinco), observando-se que a Nota Final (NF) corresponderá à média aritmética entre a NFS e a nota do EF.
Da Avaliação do Desempenho Escolar Aplicável aos Ingressantes a partir do Ano de 2020
A Avaliação do Desempenho Escolar é realizada por componente curricular e composta pelas seguintes avaliações obrigatórias:
I. Avaliação Continuada e Formativa (ACF), composta por diferentes formas de avaliação, a critério do docente, e a nota compreenderá valores entre 0,0 (zero) e 10,0 (dez) pontos;
II. Avaliação Final (AF), agendada pela Instituição, será composta pelo conteúdo programático ministrado pelo docente durante todo o período letivo, e a nota compreenderá valores entre 0,0 (zero) e 10,0 (dez) pontos.
A Nota Final Semestral (NFS) do componente curricular será o resultado obtido pelo cálculo da média aritmética simples da somatória das notas atribuídas para a ACF e AF, e compreenderá valores de 0,0 (zero) e 10,0 (dez) pontos, permitindo-se o fracionamento de até duas casas decimais após a vírgula.
Será aprovado o aluno que:
I. obtiver Nota Final não inferior a 6,0 (seis);
Avaliação do desempenho escolar é realizada por meio de 3 (três) critérios principais, sendo:
I. avaliação presencial, composta por uma prova realizada no polo de apoio presencial (exercícios objetivos de múltipla escolha, realizados no ambiente virtual de aprendizagem, de cada componente curricular);
II. frequência ou participação no ambiente virtual de aprendizagem das respectivas unidades de aprendizagem.
III. desafios ou problemas dissertativos propostos pelas unidades de aprendizagem.
A cada verificação do aproveitamento escolar ou exame final é atribuída uma nota, expressa em grau numérico de 0,0 (zero) a 10,0 (dez) pontos, permitindo-se o fracionamento de até duas casas decimais após a vírgula, mediante os seguintes critérios:
I. peso de 40% da média por meio das atividades online, sendo: 1/2 de exercícios objetivos (testes corrigidos automaticamente) e 1/2 de desafios/problemas dissertativos.
II. peso de 60% da média por meio da avaliação presencial, realizada na sede ou em polo de apoio presencial, com horário agendado pelo próprio discente.
Será aprovado o aluno que:
II. obtiver Nota Final Semestral (NFS) não inferior a 7,0 (sete);
III. obtendo Nota Final Semestral (NFS) inferior a 7,0 (sete), porém não inferior a 5,0 (cinco), mediante Exame Final (EF), venha a obter Nota Final (NF) não inferior 5,0 (cinco), observando-se que a Nota Final (NF) corresponderá à média aritmética entre a NFS e a nota do EF.
Os(as) alunos(as) poderão optar por outro curso na Instituição desde que tenha vaga no curso
pretendido.
Devem ser ainda preenchidos, pelo(a) aluno(a), os seguintes requisitos:
• efetuar a solicitação dentro do prazo estabelecido em Calendário Acadêmico e poderá, se for o caso, solicitar dispensa de disciplinas, mediante a solicitação de equivalência.
Destinada aos alunos de outras Instituições de Ensino Superior que queiram transferir-se para
o Centro Universitário Eurípides de Marília - UNIVEM. A transferência será permitida para o mesmo curso ou para cursos afins, desde que haja vaga e mediante processo seletivo, quando necessário. O deferimento do pedido, no entanto, está condicionado ao preenchimento do requerimento na Secretaria Acadêmica os seguintes documentos:
• Declaração de participação no Enade;
• Histórico Escolar;
• Planos de Ensino das disciplinas cursadas.
Com essa documentação, a Secretaria Geral encaminhará à Coordenação do Curso para a
análise e deferimento da solicitação de vaga.
Se o(a) aluno(a) estiver regularmente matriculado(a), poderá trancar a matrícula para que,
mesmo interrompendo temporariamente os estudos, possa manter seu vínculo com a Instituição. O trancamento porém, só pode ser efetivado caso o aluno tenha cursado pelo menos 01 (um) semestre letivo e efetuado o pagamento das parcelas vencidas até a data da solicitação do trancamento.
O cancelamento de matrícula desvincula o aluno do Centro Universitário Eurípides de Marília - UNIVEM. Ao ter sua matrícula cancelada a pedido ou por ato administrativo, o aluno perde o direito à vaga conquistada no seu ingresso.
Atenção: para pedir o cancelamento de matrícula, a mensalidade deve ser quitada.
O(a) aluno(a) somente poderá colar grau se:
• Integralizar toda a programação curricular do seu curso e apresentar o nada consta da Biblioteca e do Financeiro
O(a) aluno(a) deve observar as normas disciplinares do Centro Universitário Eurípides de Marília -UNIVEM; portanto, faz-se necessário ficar atento às penalidades disciplinares:
Advertência verbal por:
• desobediência às determinações da Pró-Reitoria Acadêmica do Centro Universitário Eurípides de Marília - UNIVEM, da Coordenação de Curso, de qualquer membro do corpo docente ou do corpo administrativo;
• perturbação da ordem em recinto do Centro Universitário;
• ofensa aos colegas, colaboradores e docentes do UNIVEM;
• dano ao património do Centro Universitário Eurípides de Marília ou da Fundação de Ensino Eurípides Soares da Rocha – FEESR, entidade mantenedora.
Advertência escrita protocolada:
• reincidência nas faltas previstas acima;
• incitamento de colegas ou funcionários ao não cumprimento de suas respectivas obrigações, inclusive quanto ao pagamento das parcelas da semestralidade;
• desrespeito aos Dirigentes, aos Coordenadores dos Cursos, a qualquer membro do corpo docente ou autoridade acadêmica e membro do corpo administrativo do Centro
Universitário ou Entidade Mantenedora
• não atendimento à convocação verbal ou escrita da Pró-Reitoria Acadêmica e/ou Coordenação de Curso para justificar conduta inadequada à convivência acadêmica, ou em caso de recusa de recebimento de qualquer documento da Pró-Reitoria e/ou Coordenação de Curso.
Exclusão de classe, prova ou exame por:
• perturbação ao desenvolvimento das atividades acadêmicas;
• uso de meios fraudulentos durante a prova ou exame;
• não estar matriculado na Instituição.
Suspensão por:
• reincidência nas faltas previstas (advertências);
• agressão física ou moral a colegas ou a membro do Corpo Técnico-Administrativo, Corpo Docente, Coordenação ou Dirigente do UNIVEM ou da FEESR, Entidade Mantenedora;
• impedimento ou tentativa de impedimento da realização de atividades na Instituição;
• ato de incitamento à perturbação da ordem ou ao não cumprimento das atividades acadêmicas quer em regime regular, ou em regime especial;
• ato de manifestação político-partidária nas dependências do UNIVEM.
Desligamento por:
• agressão grave a dirigentes do Centro Universitário ou da Entidade Mantenedora, à Coordenação dos cursos, a integrantes do corpo docente ou a alguma autoridade do Centro Universitário;
• comportamento incompatível com a dignidade da vida acadêmica;
• reincidência das faltas de que tratam os itens anteriores.
Atenção: para que não haja interferência no andamento das atividades acadêmicas, é
necessário, ainda, que o aluno observe as seguintes regras:
• não usar o telefone celular durante a realização das atividades curriculares em sala de aula e laboratórios;
• não fumar em sala de aula ou em qualquer outro ambiente acadêmico fechado;
• obedecer ao horário definido para o início e o término das aulas de cada disciplina proibindo, assim, a permanência do aluno nos corredores das salas enquanto estiver em horário acadêmico.
Desde que regularmente matriculado, o(a) aluno(a) tem direitos e deveres.
Direitos do(a) aluno(a):
• frequentar as aulas e demais atividades curriculares;
• utilizar os serviços administrativos e técnicos oferecidos pela Instituição;
• votar e ser votado nas eleições dos órgãos de representação estudantil;
• exercer a monitoria da disciplina curricular, mediante seleção supervisionada pela Coordenação do Curso;
• receber as provas, após a correção do professor;
• recorrer de decisões de órgão deliberativo ou executivo, por escrito, através de requerimento formal.
Deveres do(a) aluno(a):
• participar com assiduidade e aproveitamento, das aulas e demais atividades acadêmicas;
• apresentar-se pontualmente às atividades programadas pelo Curso;
• observar os Regimes Acadêmico e Disciplinar, comportando-se dentro e fora do Centro Universitário segundo os princípios éticos;
• cumprir leis, atos normativos e demais determinações dos órgãos competentes; manter em dia suas obrigações com o Financeiro e a Biblioteca;
• zelar pelo patrimônio do UNIVEM.
As demais Regras estão dispostas nos Regulamentos de atividades de cada curso.
O programa de monitoria é ministrado por alunos(as) regularmente matriculados(as), que
possuem rendimento acadêmico satisfatório, além de aptidão para atividades de ensino e extensão. Ressalta-se que as atividades de Monitoria não se configuram como de vínculo empregatício e serão orientadas pelo(a) docente responsável pela disciplina.
Os principais objetivos da monitoria:
• estimular a iniciação à docência;
• promover a cooperação entre os professores e alunos(as);
• contribuir para a melhoria da qualidade de ensino e dinamizar as ações didáticopedagógicas e educativas por meio de envolvimento dos alunos na operacionalização destas ações no cotidiano da instituição.
Serão concedidas Horas de Atividades Complementares, conforme alíneas, para alunos que
realizarem Monitoria.
Os cursos e programas de pós-graduação lato e stricto sensu do UNIVEM são abertos a
candidatos diplomados em cursos de graduação, que atendam aos requisitos estabelecidos em regulamentação especial para este fim. Os cursos, programas e atividades de especialização e de aperfeiçoamento destinam-se ao aprimoramento, da formação profissional, por meio de aprofundamento dos estudos superiores e de treinamento em técnicas especializadas. Os Editais do Processo Seletivo são publicados nos canais oficiais da instituição.
As atividades e programas de extensão e ação comunitária realizados pelo UNIVEM sob forma
de cursos e serviços, sendo registradas e reguladas pelo Núcleo de Apoio à Pesquisa e Extensão – NAPEX. Tais ações extensionistas objetivam tanto a integração das atividades acadêmicas quanto ao desenvolvimento da comunidade interna e externa no campo educacional, técnico-profissional, científico, assistencialista e artísticocultural. Constituem-se em forma de divulgar conhecimentos e técnicas de trabalhos vinculados aos cursos mantidos pela Instituição. Os serviços de extensão e ação comunitária são ainda prestados sob formas diversas, visando à integração do UNIVEM com setores da comunidade local ou regional.
O Centro Universitário Eurípides de Marília – UNIVEM coloca à disposição do aluno uma Biblioteca que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados, das 8h às 13h.
A Biblioteca atua como suporte ao ensino, pesquisa e extensão na Instituição e busca
reunir, organizar, preservar e disseminar o conhecimento e as informações necessárias para subsidiar o ensino de qualidade na Instituição e tem como objetivo principal oferecer serviços de informação e conhecimento à comunidade escolar e acadêmica.
Atenção: a não devolução no prazo determinado, extravio ou danificação em qualquer material
retirado, implica em multa e/ou penalidade para o usuário.
A Secretaria Acadêmica, por meio do seu Central de Atendimento, funciona de segunda a sexta,
das 8h às 22h e aos sábados das 8h às 12h. É via Secretaria geral que os(as) alunos(as) fazem suas solicitações e recebem os documentos e despachos sobre qualquer pendência em relação à situação acadêmica.
Abaixo encontram-se discriminadas as possíveis solicitações publicadas em nosso
requerimento:
• Acompanhamento Especial;
• Documentos sobre a Autorização/Reconhecimento de Curso;
• Alteração de horário (por disciplina);
• Cancelamento de matrícula;
• Declaração de conclusão de curso;
• Histórico Escolar;
• Declaração de vínculo;
• Declaração de sub-júdice;
• Segunda via de Diploma;
• Declaração de diploma em fase de registro;
• Plano de Ensino (por disciplina );
• Transferência interna de Curso;
• Atestado Regime de aprovação;
• Reintegração de curso (situação de abandono anterior);
• Trancamento de matrícula (após cursado o 1° período);
• Reabertura de matrícula (situação trancado por até 02(dois) anos;
• Revisão da Prova Obrigatória (por disciplina) em até 72 horas após a divulgação da nota.
OBS: ATESTADO PARA FINS DE TRANSPORTE ESCOLAR: Disponível na área do aluno, após impresso o aluno deverá trazer na Secretária Geral, para ser carimbado e assinado.
A semestralidade para qualquer curso será dividida em 06 (seis) parcelas mensais e iguais,
sendo a primeira paga no ato da matrícula e as cinco restantes pagas mensalmente, com data de vencimento no quinto dia útil de cada mês.
A atenção ao discente em seu trajeto acadêmico tem como política institucional a realização
de Atendimento de Apoio Psicopedagógico, realizado por Psicóloga com experiência acadêmica, como mecanismo de nivelamento com vistas a favorecer o desempenho acadêmico de forma integral e continuada.
O objetivo geral do NAP é de promover, por meio do atendimento psicopedagógico e social, a
saúde dos relacionamentos interpessoais e institucionais, contribuindo para o processo de aprendizagem do aluno.
Ressalta-se que esse Núcleo não está voltado para o atendimento e/ou tratamento clínico. Caso
necessário esse acompanhamento, haverá indicação para serviços especializados.
Principais objetivos do Núcleo de Atendimento Psicopedagógico – NAP:
• Auxiliar acadêmicos(as) na integração ao contexto do ensino superior, auxiliando na concepção, inclusive, de ações de acolhimento aos alunos ingressantes;
• Realizar orientação ao(à) aluno(a) no que se refere às dificuldades acadêmicas, proporcionando a identificação dos principais fatores envolvidos nas situações problemas e estratégias de enfrentamentos pessoais e institucionais;
• Realizar pesquisas a partir dos dados coletados nos atendimentos relacionados à tipologia das dificuldades apresentadas pelos(as) alunos(as), e encaminhar relatórios às Coordenações dos Cursos e à direção da IES com a finalidade de desenvolver estratégias de intervenção institucional;
• Criar espaços de reflexão, por meio de atendimentos de grupo, sobre as necessidades da sociedade contemporânea no que se refere à formação profissional;
• Realizar orientação via palestras e reuniões para conhecimento dos mecanismos cerebrais importantes para o aprendizado, em temas como atenção, memória, concentração, raciocínio e motivação, propiciando reflexão para um posicionamento pessoal e entendimento de como o aprendizado acontece, quais caminhos neurais são utilizados, e que existem processos facilitadores para que o mesmo aconteça;
• Acompanhar projetos culturais que possibilitem a convivência dos acadêmicos com a diversidade biopsicossocial;
• Acompanhar acadêmicos(as) que apresentem dificuldades de aprendizagem, visando o desenvolvimento de competências e habilidades acadêmicas, observando seu desempenho, a evasão escolar, índices de aproveitamento e de frequência às aulas e demais atividades acadêmicas
• Auxiliar na avaliação acadêmica de alunos(as) ingressantes, buscando identificar as dificuldades de aprendizagem e auxiliar no planejamento de cursos de nivelamento, bem como orientar aqueles que apresentarem dificuldades específicas de aprendizagem
• Promover ações de inclusão a alunos(as) portadores de deficiências físicas ou pessoas com mobilidade reduzida, a alunos(as) portadores de espectro autista, de transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, de modo a garantir métodos, técnicas, recursos educativos específicos para atender às suas necessidades e propor ações de melhoria em relação aos recursos de acessibilidade e adaptações nos espaços físicos institucionais, garantindo o cumprimento da legislação específica.
Com o intuito de promover aos(às) alunos(as) e ex-alunos(as) uma colocação ou recolocação
no mercado de trabalho e fornecer às empresas conveniadas pessoal qualificado que atenda às necessidades do negócio dentro das áreas profissionais abordadas por nossos cursos de graduação e Pós Graduação, Centro Universitário Eurípides de Marília - UNIVEM possui parcerias firmadas com organizações locais, regionais e nacionais.
São realizadas por meio do Núcleo de Prática Profissional de Empreendedorismo – NUPPE do UNIVEM.
As atividades de Iniciação Científica – IC´s visam despertar nos estudantes a vocação para a
pesquisa científica, e precisam ser incentivadas para preparar os(as) alunos(as) para a próxima etapa de sua formação, ou seja, a pós-graduação.
Os projetos de iniciação científica têm como premissa a produção e transmissão de
conhecimentos, o aperfeiçoamento e a integração do estudante com as atividades de ensino e extensão, por meio da interdisciplinaridade.
As IC´s ocorrem como instrumento de apoio teórico-metodológico, que permite aos estudantes
desenvolverem projetos como atividade de formação integrada às atividades de ensino e extensão e são ofertadas a partir de um núcleo institucional, estabelecendo procedimentos internos de apoio à captação de recursos, de participação em eventos científicos.
A oferta, o controle e informações acerca da Iniciação Científica são supervisionadas pelo Núcleo de Apoio à Pesquisa e Extensão – NAPEX.
Os programas de extensão voltados para o curso funcionam como um dos pilares da Instituição
para a integração com a sociedade. Desta forma, O Centro Universitário Eurípedes de Marília – UNIVEM promove a socialização e democratização do conhecimento, levando-o para fora de seus muros e principalmente para as pessoas de seu entorno, permitindo que a influência entre seus atores seja mútua e que ocorra a troca de valores.
Na proposta pedagógica do curso, a extensão é contemplada como um processo educativo,
cultural e científico que articula as atividades de ensino e iniciação científica, possibilitando a interação, intercâmbio e transformação mútua e de complementaridade recíproca entre as áreas do conhecimento e os diferentes segmentos da sociedade.
Dessa forma, é pautado no desenvolvimento de práticas educativas que vão além das ações
assistencialistas, auxiliando os sujeitos envolvidos, educando-os para a vida, compatibilizando atividades, integrando o ensino e a iniciação científica, oferecendo espaço para formação profissional, pessoal e cidadã.
Os projetos de extensão são desenvolvidos a partir de mini cursos, encontros, palestras e ações
sistematizadas, voltadas a questões relevantes da sociedade, objetivando o acesso da comunidade às diversas áreas do conhecimento humano.
A Instituição prioriza projetos de natureza interdisciplinar que permitam a contextualização das
ações em uma perspectiva global, buscando a transformação social, pautando-se em regulamento específico
MÊS |
S |
T |
Q |
Q |
S |
S |
DIAS |
OCORRÊNCIAS |
|
J A N |
|
|
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|
1 |
03 a 11
01 a 16
24
20 a 28
20 a 31 |
Rematrícula/Reativamento - 1º/2022 Recesso Escolar para Professores Último dia para recebimento de documentos para transferência
Colação de Grau
Reuniões Pedagógicas |
|
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
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10 |
11 |
12 |
13 |
14 |
15 |
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17 |
18 |
19 |
20 |
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24 |
25 |
26 |
27 |
28 |
29 |
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31 |
|
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|
|
|
|||||||
F E V |
|
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
01
21 |
Início das aulas - 1º semestre letivo de 2022 |
|
|
|||||||||
7 |
8 |
9 |
10 |
11 |
12 |
||||
14 |
15 |
16 |
17 |
18 |
19 |
Pedido de EAE - Extraordinário Aproveitamento de Estudos |
|||
21 |
22 |
23 |
24 |
25 |
26 |
||||
28 |
|
|
|
28 |
Recesso escolar |
||||
|
|||||||||
M A R |
|
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
01 |
Feriado Nacional – Carnaval |
|
|
|||||||||
7 |
8 |
9 |
10 |
11 |
12 |
02 a 05 21
|
Recesso escolar |
||
14 |
15 |
16 |
17 |
18 |
19 |
||||
21 |
22 |
23 |
24 |
25 |
26 |
Último dia p/ solicitar dispensa de disciplinas |
|||
28 |
29 |
30 |
31 |
|
|
||||
|
|||||||||
A B R |
|
1 |
2 |
04 |
Feriado Municipal |
||||
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
15 16 21 |
Feriado Nacional – Sexta-feira Santa |
||
11 |
12 |
13 |
14 |
15 |
16 |
Recesso Escolar |
|||
18 |
19 |
20 |
21 |
22 |
23 |
Feriado Nacional - Tiradentes |
|||
25 |
26 |
27 |
28 |
29 |
30 |
22/23 |
Recesso Escolar |
||
|
|||||||||
M A I |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
04 a 30 |
Avaliação Institucional |
|
9 |
10 |
11 |
12 |
13 |
14 |
|
|||
16 |
17 |
18 |
19 |
20 |
21 |
|
Prazo Final Entrega das Notas Outras Avaliações (OA)/ Avaliação Continuada (AC) |
||
23 |
24 |
25 |
26 |
27 |
28 |
20 |
|||
30 |
31 |
|
|
|
|
||||
|
|
|
|
||||||
J U N |
|
|
1 |
2 |
3 |
4 |
01 a 14 |
Avaliação - Prova Obrigatória |
|
|
15 16 |
||||||||
6 |
7 |
8 |
9 |
10 |
11 |
Prazo Final entrega das notas da PO/NFS |
|||
13 |
14 |
15 |
16 |
17 |
18 |
Feriado Nacional – Corpus Christ |
|||
20 |
21 |
22 |
23 |
24 |
25 |
17/18 |
Recesso Escolar |
||
|
|||||||||
20 |
Último dia Letivo |
||||||||
27 |
28 |
29 |
30 |
|
|
21 a 28 |
|||
Exame Final |
|||||||||
18 |
19 |
19 |
17 |
16 |
16 |
|
|||
|
|||||||||
DIAS LETIVOS • 1° SEMESTRE |
|
|
105 |
REGIME SEMESTRAL |
MÊS |
S |
T |
Q |
Q |
S |
S |
DIAS |
OCORRÊNCIAS |
|
J U L |
|
|
|
|
1 |
2 |
01 A 13 |
Rematrícula/Reativamento – 2º/2022 |
|
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
09 |
Feriado Estadual |
||
11 |
12 |
13 |
14 |
15 |
16 |
21 |
Último dia p/recebimento de documentos para transferência |
||
18 |
19 |
20 |
21 |
22 |
23 |
|
|||
25 |
26 |
27 |
28 |
29 |
30 |
01 A 30 |
Férias Escolares |
||
A G O |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
01 |
Início das aulas - 2º semestre letivo de 2022 |
|
8 |
9 |
10 |
11 |
12 |
13 |
|
Aniversário da Fundação de Ensino Eurípides Soares da Rocha |
||
15 |
16 |
17 |
18 |
19 |
20 |
08 |
|||
22 |
23 |
24 |
25 |
26 |
27 |
15 |
Último dia p/ solicitar dispensa de disciplinas |
||
29 |
30 |
31 |
|
|
|
22 |
Pedido de EAE - Extraordinário Aproveitamento de Estudos |
||
S E T |
|
|
|
1 |
2 |
3 |
07 |
Feriado Nacional – Independência do Brasil |
|
|
|||||||||
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
10 |
||||
|
|||||||||
12 |
13 |
14 |
15 |
16 |
17 |
||||
|
|||||||||
19 |
20 |
21 |
22 |
23 |
24 |
||||
|
|||||||||
26 |
27 |
28 |
29 |
30 |
|
||||
O U T |
|
|
1 |
12 |
Feriado Nacional – Nossa Srª Aparecida |
||||
|
|||||||||
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
||||
10 |
11 |
12 |
13 |
14 |
15 |
01 a 31 |
Avaliação Institucional |
||
17 |
18 |
19 |
20 |
21 |
22 |
|
|
||
24 |
25 |
26 |
27 |
28 |
29 |
10 a 28 |
AVIN – Avaliação Integradora |
||
31 |
|
|
|
|
|
|
|
||
N O V |
|
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
02 |
Feriado Nacional - Finados |
|
|
|||||||||
7 |
8 |
9 |
10 |
11 |
12 |
11 |
Prazo Final Entrega das Notas Outras Avaliações (OA)/ Avaliação Continuada (AC) |
||
14 |
15 |
16 |
17 |
18 |
19 |
||||
|
|
||||||||
21 |
22 |
23 |
24 |
25 |
26 |
15 |
Feriado Nacional – Procl. da República |
||
16 a 28 |
Avaliação - Prova PO/NFS |
||||||||
28 |
29 |
30 |
|
|
|
||||
30 |
Prazo Final entrega das notas da PO/NFS |
||||||||
D E Z |
|
|
|
1 |
2 |
3 |
02 a 05 |
Análise Final de Conteúdo |
|
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
10 |
05 |
Último dia Letivo |
||
12 |
13 |
14 |
15 |
16 |
17 |
07 a 15 |
Exame Final |
||
19 |
20 |
21 |
22 |
23 |
24 |
08 a 16 |
Rematrícula/Reativamento - 1º/2023 |
||
26 |
27 |
29 |
30 |
|
|
19 a 31 |
Recesso Escolar para professores |
||
19 |
17 |
15 |
18 |
18 |
18 |
|
|||
DIAS LETIVOS • 2° SEMESTRE |
|
|
105 |
REGIME SEMESTRAL |
Aprovado pelo CONSU em reunião de 15/09/2021
O Centro Universitário Eurípides de Marília - UNIVEM oferece condições para o exercício da
liberdade de Ensino, Pesquisa e Extensão, garantidas pela Constituição Federal, vedada toda manifestação de discriminação político-partidária, racial ou religiosa.
Nenhum pronunciamento público que envolva o Centro Universitário Eurípides de Marília – UNVIEM pode ser feito sem autorização expressa e formalizada pela Reitoria. Recomenda-se que qualquer comunicação a ser feita por aluno(a) ou visitante seja autorizada, antecipadamente, pela Coordenação de Curso. Todos quantos detenham parcela de autoridade ficam responsáveis pela manutenção da disciplina nas diversas áreas do Centro Universitário, incumbindo-lhes cooperar com as autoridades universitárias ou administrativas para um clima de ordem e harmonia.
Os encargos educacionais são fixados pela Entidade Mantenedora, atendido os índices e
critérios estabelecidos pela legislação pertinente em vigor.