Pesquisa mostra que famílias com jovens de 12 a 17 anos consomem mais bebidas saudáveis e vão mais vezes por ano ao supermercado

Os adolescentes brasileiros estão mudando de hábito: cada vez mais preferem beber produtos mais saudáveis, como água de coco e chá pronto, em vez de refrigerantes. É o que mostra pesquisa da consultoria Nielsen que avaliou os hábitos de consumo entre janeiro e novembro de 2009 em 8,7 mil domicílios de todo o país. O estudo comparou as compras em supermercados de acordo com a faixa etária dos filhos em cada lar.

O levantamento identificou que os lares com jovens entre 12 e 17 anos têm o maior índice de consumo de água de coco e chá pronto. Os refrigerantes, cujo volume de vendas no país cresceu apenas 1,35% em 2009, são mais consumidos em lares com filhos adultos, de 18 a 29 anos.

Segundo especialistas, o movimento pode ser explicado como uma tentativa dos pais de controlar a alimentação dos filhos em casa. Nos lares com filhos adultos, a influência dos pais é menor.

Gastos 12% acima da média

A pesquisa mostra ainda que famílias com jovens de 12 a 17 anos vão mais vezes ao supermercado (são 96 idas por ano, contra 89 na média nacional) e gastam 12% acima da média. Só perdem para os lares com pré-adolescentes, de 7 a 11 anos, cujos gastos superam em 27% a média.l

COMENTÁRIOS