Na última quarta-feira, dia 8 de dezembro o Univem teve a honra de presenciar a apresentação da pesquisa cientifica do aluno Vinicius Henrique e Silva, discente da 8ª etapa do curso de Direito da Instituição na 21ª Edição do Congresso Nacional de Iniciação Cientifica, o CONIC.

O aluno, inserido no Programa de Iniciação Científica (PIC), já está em sua segunda participação no CONIC, visto que teve uma pesquisa apresentada na 20ª edição e também já participou de vários outros congressos como o CIC (UNIVEM-2020 e 2021), CONPEDI (2021), SIICUSP (2021), e neste, considerado a melhor pesquisa da sessão.

A professora Solange Aparecida Devechi Ordones, atual docente do curso de Direito do Univem, e o principal elo entre o aluno, no desenvolvimento das pesquisas cientificas e sua participação nos congressos, ressaltou sua colaboração como Orientadora na aplicação das pesquisas: ‘’ é um privilégio ter o Vinícius como orientando! É um aluno que aproveita todas as oportunidades que a academia lhe oferece e isso o torna forte, descobridor, sempre aberto ao debate, receptivo às críticas e fico com a parte mais confortável, a de conduzi-lo por caminhos que ele mesmo desbrava! Seu crescimento acadêmico nesses anos é notório nos seus escritos, sua fala, na defesa dos seus pontos de vista científicos que só favorecem sua ascensão profissional. O UNIVEM faz história na vida dos alunos e tudo isso é gratificante! Saber que deixamos um pouco de nós e levamos muito deles! ‘’

A pesquisa apresentada pelo aluno busca analisar e debater o papel do Estado como garantidor do direito à igualdade e à dignidade da pessoa humana, considerando o alto índice de suicídios dentro da população LGBTQIA+ permeando as teorias sociais, filosóficas e jurídicas que buscam explicar o fenômeno, entender a vulnerabilidade e as dificuldades enfrentadas por este público, como ainda, balizar as legislações anteriores e atuais.

Após sua apresentação no congresso, Vinicius destacou sua experiência na participação do evento: ‘’ desde o primeiro ano da faculdade já participava dos congressos de iniciação científica do Univem. Consegui uma bolsa PIBIC/CNPq no início do segundo semestre de 2019 com duração de um ano e, com toda a certeza, foi uma das motivações a continuar na pesquisa científica. Com a conclusão da bolsa de pesquisa, já iniciando o 6º termo, entrei em contato com a minha orientadora por e-mail (Pandemia da Covid-19 estava no ápice, não pôde ser presencial), e informei que gostaria de desenvolver uma pesquisa relacionada a minorias, e a partir dali começamos nosso relacionamento de orientadora-orientando, ela sempre me incentivando a participar dos congressos! Antes de iniciar de fato a iniciação científica sob orientação dela, apresentamos no CONIC-2020 o início da nossa pesquisa sobre o suicídio da população LGBTQIA+ e não paramos mais! Foram, no total, 5 congressos expondo sobre essa tão difícil temática, e finalizando no CONIC-2021, onde tivemos a oportunidade de apresentar a nossa pesquisa em fase de conclusão. Foi incrível poder retornar nesse congresso e perceber o quanto evolui e amadureci em somente um ano. A pesquisa foi, e é um divisor de águas na minha vida. Por meio dela aprendi a expor melhor as minhas ideias, a ter confiança no que pesquiso, saber ouvir e argumentar sobre as críticas de avaliadores que possuem uma grande experiência na área da pesquisa científica.

O atual coordenador do curso de Direito, o Dr. Teófilo Marcelo de Arêa, também pôde prestigiar o aluno no congresso e enfatizou: ‘’a participação e o envolvimento de alunos e docentes em Congressos de envergadura nacional e internacional demonstra a preocupação do UNIVEM no incessante investimento na pesquisa, com todo apoio da reitoria e mantenedora, desde os primeiros passos na iniciação científica à pesquisa com profundidade vertical no mestrado, passo a passo, como um encadeamento e crescimento do aluno pesquisador, um grande diferencial da Fundação.”