Simone Oliveira, consultora de recursos humanos da Luandre, analisa o resumo profissional de internauta que trabalha na área administrativa

A primeira recomendação da consultora é que o candidato elabore um currículo com layout mais simplificado para facilitar a interpretação dos selecionadores. “O currículo é uma vitrine no que tange sua carreira profissional e reflete a forma como você organiza e enfatiza suas informações.”

Simone sugere excluir as informações colocadas na coluna ao lado esquerdo e manter os dados do candidato em tópicos, um após o outro, na seguinte ordem: dados pessoais, objetivo profissional, formação, resumo das principais qualificações, experiência e informações complementares (cursos).

Alguns dados importantes não podem faltar no tópico de dados pessoais: data de nascimento, estado civil e um segundo número de telefone são extremamente importantes.

"Após a elaboração de um currículo que realmente consiga transmitir seus pontos fortes, a próxima etapa é divulgá-lo nos sites de emprego, consultorias e, principalmente, em sua rede de relacionamentos (redes sociais)."

Escolha dos currículos

O UOL Empregos publica, duas vezes ao mês, análises de currículos onde consultores sugerem mudanças a um resumo profissional selecionado entre os enviados à Redação.

Para selecionarmos o resumo profissional analisado, buscamos um exemplo que apresente problemas comuns à maioria dos currículos recebidos. Os dados pessoais e os nomes das empresas e instituições são retirados: usamos denominações como empresa A, escola X.

Se você quiser enviar seu currículo para análise, mande-o, anexado, ao e-mail uolempregos@uol.com.br, com o assunto "Análise de currículo".
Fonte: UOL