Um novo ano está começando e com ele surgem muitas expectativas e uma nova chance de colocar em prática o que ficou por ser feito nos últimos 365 dias. É um tempo em que muitos aproveitam para refletir, abandonar velhos hábitos e buscar um ano de sucesso.
No entanto, em se tratando do último, nada é mais eficaz do que procurar aprimoramento pessoal para se tornar um profissional bem sucedido e cada vez mais produtivo. A produtividade, aliás, dará novamente o tom no mercado de trabalho em 2017.
Em um mercado altamente competitivo como o do Estado de São Paulo, os desafios se multiplicam. São mais de 1,6 milhão de microempreendedores individuais e outras milhares de companhias lutando em busca de maiores cifras, que, invariavelmente, são direcionadas para quem possui uma cultura empresarial forte e aperfeiçoamento constante.
Mergulhados na rotina, muitos profissionais acabam negligenciando a busca pelo desenvolvimento profissional. O mercado por sua vez não tem mais perdoado essa prática.
A falta de oportunidade não deve ser mais usada como desculpa. Todos podem contar, por exemplo, com diversos cursos gratuitos promovidos pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Na era digital, há, ainda, diversas palestras e workshops que podem ser encontrados na Internet. Aulas de gestão, controle financeiro, vendas, marketing, cursos técnicos, enfim, as possibilidades são enormes. É hora de fazer diferente para realmente fazer a diferença. Assumir riscos e, principalmente, sair da zona de conforto devem ser tarefas diárias na rotina das pessoas e das empresas.
As companhias também precisam ser parte do processo. Deixar de lado velhos padrões que engessam a rotina de trabalho, aprimorar os fatores estruturais, eliminar certos trâmites burocráticos, além de rever antigos modelos, tudo isso certamente pode constar na lista de objetivos para 2017. Não há nada mais desanimador do que perguntar a uma pessoa: “por que você faz essa atividade desta forma?” e receber como resposta: “porque sempre foi feito assim...” As vantagens vão além de colaboradores mais bem preparados, produtivos e satisfeitos com a organização em que trabalham. Garantem também a retenção de talentos e uma menor rotatividade.
Se em 2017 você não trouxer ações claras e direcionadas, não se iluda: tudo vai continuar exatamente do jeito que está. E daqui a exatamente um ano, fará de novo as mesmas promessas e irá amargar as mesmas frustrações. É preciso correr atrás de seus objetivos para não terminar mais um ano como mero coadjuvante dos objetivos alheios.
Carolina Martins - Gerente de Desenvolvimento de RH da Resource IT.
* O UNIVEM está com as incriçõs abertas para os cursos de pós-graduação. Confira!