O PROATO, projeto de “Cidadania Proativa e Direito” do curso de Direito do Univem, realizou no último sábado (8), a 5ª edição do “Café com Palestra”, atividade que busca a integração acadêmica, além de propiciar um espaço de reflexão jurídica para além da sala de aula. O evento é organizado pelos alunos do curso de Direito e coordenado pela professora Daniela Marinho. Nessa edição, a palestra “Reflexões sobre o Sistema Prisional Brasileiro” foi proferida pelo Juiz de Direito e ex-professor no curso de Direito da instituição, Dr. José Henrique Ursulino.

O PROATO tem como missão trazer para o centro das discussões acadêmicas os problemas enfrentados pela sociedade com os quais o Direito pode e deve lidar. Mais que isso, busca dialogar com a comunidade, denotando comprometimento da Instituição para com os problemas locais.  Segundo explicou a docente e responsável pelo Projeto, Daniela Marinho, o os temas provocam discussões que ecoam na sala de aula.

Ainda, de acordo com ela, o trabalho visa promover uma formação em que os alunos se tornem na sociedade profissionais proativos. “Nós desejamos que os nossos alunos tenham atuação de destaque no mercado profissional”. Para isso, os eventos promovidos pelo PROATO, são organizados inteiramente pelos próprios alunos e versam sobre temas que estão em pauta na sociedade”.  Para o aluno do 3º termo do curso de Direito e integrante do PROATO, Josimar Borges, as palestras aproximam a comunidade acadêmica da realidade jurídica fora das salas de aula. “Os temas são sempre atuais. Isso é extensão. Isso é PROATO”, afirmou.

João Victor da Silva Machado, aluno do 5º termo, participa do PROATO há três anos e garante: o projeto prepara o aluno dentro e fora da instituição. “São sempre temas de grande importância, que além de trazer uma vivência para nós alunos, nos prepara para o mercado. É um projeto de extensão e cidadania”, comentou.

SISTEMA PRISIONAL – A palestra “Reflexões sobre o Sistema Prisional Brasileiro” foi ministrada pelo Juiz de Direito e ex-professor do Univem, Dr. José Henrique Ursulino. Na avaliação dele a crise do sistema prisional está diretamente ligada com o dia a dia da sociedade. “Esse é um evento que proporciona uma reflexão sobre o que ocorre dentro dos presídios e qual a relação com o que acontece na sociedade. Temos aqui a oportunidade de provocar a discussão e levantar soluções para a ressocialização do preso. Toda reflexão sobre qualquer tema jurídico proporciona ao universitário a criação de meios e de elementos para que ele possa lidar melhor com as questões que no dia a dia e na vida profissional ele vai tratar. O Café com Palestra é uma iniciativa que foge das diretrizes curriculares. Isso é inovador”, concluiu.