"Ser líder é como ser uma dama: se você precisa provar que é,
então você não é." Margareth Thatcher

A obtenção do sucesso depende do uso inteligente dos talentos, boa formação
profissional, esforço individual, dedicação e foco em resultados , enfim todas
as características que um Líder deve fomentar , mas infelizmente a verdadeira
liderança é uma exceção , o que temos na realidade no nosso dia a dia são
muitos chefes , e estes somente ajudam a acelerar conflitos.

As empresas buscam "talentos" que sejam inovadores , prò-ativos , resilientes
, assertivos , auto motivados , cooperativos , dinâmicos , eficientes ,
empreendedores , flexíveis , leais , organizados , perseverantes ,
responsáveis , sinceros, tolerantes , versáteis e etcs....

Alem disso temos um pouco de dificuldade em encontrar seres humanos assim ,
quando os encontramos criamos um problema , pois geramos um desconforto na
empresa já que este irá questionar valores e crenças e seu superior ,na
maioria das vezes, não está preparado para enfrentar tais argumentos e o
conflito se instala.

Atualmente o maior problema nas empresas está relacionado à gestão de pessoas
. Segundo o INSEAD (European Institute of Business Administration), instituto
suíço especializado na formação de executivos, publicou recente pesquisa que
demonstra como a questão cultural influencia a forma como as pessoas lidam com
o conflito.

Entre 2002 e 2004, o pesquisador André Laurent entrevistou cerca de 2500
executivos na Europa e nos Estados Unidos, concluindo que apenas 6% destes
profissionais americanos consideram o conflito como um problema a ser
resolvido. Ou seja, há uma certa homogeneização no comportamento dentro das
empresas americanas. Na Suécia, o percentual cai para 4%, mas aumenta para 13%
no Reino Unido e 16% na Alemanha.

Curiosamente no Brasil, esse quadro é absolutamente diferente. Segundo a
Fundação Dom Cabral, instituição brasileira que atua em consultoria
empresarial de alto nível, o índice de preocupação dos executivos com o
conflito no ambiente de trabalho chega a 50%, o que parece demonstrar que
nossa cultura empresarial "privilegia" as situações conflitantes no dia-a-dia
das relações profissionais.

Isto ocorre devido á um enraizado sistema de motivação pelo medo que ainda
impera nas empresas latinas em geral , devido á um uso errático das teorias de
Burrhus Frederic Skinner , eminente psicólogo contemporâneo que lecionou nas
Universidades de Harvard, Indiana e Minnesota.

Em 1932 ele inventou a Caixa de Skinner , um aparelho que depois de passar por
modificações é hoje muito conhecido e utilizado nos laboratórios de psicologia
, influenciado pelos trabalhos de Pavlov e Watson, Skinner passou a estudar o
comportamento operante que se baseia no ensino ou comando por recompensas e
punições .

E isso rapidamente migrou para as empresas e algumas delas ainda são
influenciadas inconscientemente por essas teorias . Observe as regras dos seus
prêmios de superação , se não são sustentados por recompensas e punições ,
como na Caixa de Skinner se o camundongo errar a alavanca alem de não receber
nenhum alimento ainda toma um choque elétrico , igual a você no final do ano ,
alem de não receber o "bônus" ainda é repreendido pelo seu superior.

Segundo Wagner Dias, consultor especialista em inteligência emocional,
aprendizagem acelerada e relacionamento interpessoal muitos líderes, gerentes
e diretores ainda o medo como fator de motivação , ameaçam seus colaboradores
dizendo que caso não façam o que deve ser feito, possivelmente não terão o
emprego garantido e, com isso, os colaboradores acabam fazendo apenas e
estritamente o que lhes foi mandado, sem questionar e muito menos inovar.

Wagner conta que um dos seus maiores clientes adota a seguinte política: se o
gerente não cumprir a meta estabelecida por três meses consecutivos ele é
demitido. Imagine, então, como é o clima dentro dessa empresa. Quem perde com
isso são as próprias empresas , que ainda engatinham na área de gestão de
pessoas e acreditam que bastam recrutarem talentos no mercado para obterem
sucesso , sem repensarem sua filosofia de desenvolvimento sustentável de
talentos , estas estarão apenas "deixando de ganhar" e com isso diminuindo o
seu faturamento , por conseguinte sua rentabilidade.

Temos que nos lembrar que uma empresa é formada por pessoas e se estas não
evoluírem a empresa também não irá evoluir , precisamos proporcionar o
desenvolvimento do individuo , do ser humano ,para isso necessitamos
conhece-los , temos que praticar a sabedoria , essa sim uma característica
fundamental no Líder do Séc XXI.

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