Fundação Eurípides - Cinquenta anos fazendo história, colhendo sucessos

A contagem é regressiva. A menos de um mês das comemorações do Cinquentenário da Fundação Eurípides Soares da Rocha, hoje Centro Universitário Eurípides de Marília- Univem,  alunos, ex-alunos, docentes e parceiros celebram a história da instituição educacional; referência pela excelência no ensino e pela qualidade  dos profissionais que são preparados para o mercado.
Com o objetivo de oferecer aos jovens de Marília e região a possibilidade do curso superior, o Grupo espirita responsável pelo Educandário "Dr. Bezerra de Menezes", encabeçado por Hygino Muzzi Filho, instala em agosto de 1967, em Marília,  os cursos de Administração de Empresas, Ciências Contábeis e Direito. Pouco tempo depois, o curso de Direito. Sem recursos ou patrimônio, no início as aulas aconteciam em salas cedidas pelo Hospital Espírita de Marília. “Para os jovens foi a grande oportunidade e para a Marília, um divisor de águas. A partir da Fundação muitos jovens puderam ingressar na faculdade, sem ter que se deslocar para outras cidades”, destacou o ex-aluno da segunda turma de Direito, presidente da mantenedora e Reitor, Luiz Carlos de Macedo Soares.
Aluno de uma das primeiras turmas de Administração e um dos mantenedores da Fundação, Terêncio Bertolini relembra das dificuldades da época e do sonho dos fundadores. “Era uma necessidade. Nós estudávamos no Colégio Bezerra e depois do ensino técnico não tínhamos condições de seguir os estudos, uma vez que não havia faculdade aqui. A Fundação veio atender a essa carência. Os fundadores, os mantenedores da época entendiam que o conhecimento era o mais importante para o ser humano. Hoje, olhando para trás, temos muito o que comemorar”, disse.
Para o juiz de Direito aposentado, Emanoel Tavares, que integrou a segunda turma de Direito, a Fundação e todo o suporte acadêmico oferecido respondem pelo sucesso de sua trajetória profissional. “Tenho muitas recordações e uma enorme gratidão pela Fundação. Devo minha base, minha realização pessoal e profissional à essa instituição. É até difícil imaginar que depois de quase cinquenta anos eu estaria aqui comemorando com a Fundação esse momento”, afirmou.
Aluno da quarta turma de Ciências Contábeis, hoje diretor regional do Sescon, Marcos Calil compartilha com ex-alunos o orgulho de ter feito parte da história da Fundação e de ter levado da instituição referências que nortearam sua vida pessoal e profissional. “Na época a Fundação, já no campus, era um descampado. Até sapos nos visitavam na sala de aula. Hoje, me sinto um filho dessa casa. É importante saber o quanto a Fundação cresceu sem perder seus valores. Aqui me formei, fiz amigos e obtive as melhores referências. Tenho muito orgulho de ter participado dessa história!”, concluiu.

Nesse clima de congraçamento a Fundação de Ensino Eurípides Soares da Rocha – Univem prepara para o dia 12 de agosto, a partir das 21 horas, no Espaço T!, uma grande festa com a participação dos  alunos,  egressos, docentes e parceiros. Garanta seu convite. Informações pelo telefone 3303-4419.

Dr Luiz Carlos de Macedo Soares, Reitor do Univem: “Para os jovens foi a grande oportunidade e para a Marília, um divisor de águas”

Terêncio Bertolini, mantenedor: “Os fundadores entendiam que o conhecimento era o mais importante para o ser humano”

Emanoel Tavares, Juiz de Direito aposentado: “Devo minha base, minha realização pessoal e profissional à essa instituição”

Marcos Calil, diretor regional do Sescon: “É importante saber o quanto a Fundação cresceu sem perder seus valores. Tenho muito orgulho de ter participado dessa história!”