A coordenadora dos cursos da Escola de Economia Criativa do UNIVEM, Design Gráfico, Design de Mídias Digitais e Publicidade e Propaganda, professora Roberta Ferreira Brondani, defendeu, no dia 18 de março, sua tese de doutorado na área de comunicação midiática no Programa de Pós-graduação em Comunicação da UNESP- Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.

Com o título Rio e o País das Maravilhas - Uma Análise do Brasil Sustentável dos Jogos Olímpicos de 2016 a tese apresentou como o Comitê Organizador Brasileiro utilizou a sustentabilidade em sua estratégia de comunicação para transmitir a ideia de que os jogos seriam sustentáveis e deixariam um legado positivo para a população.

Como explica a Prof.ª Dr.ª Roberta Brondani, “o conceito de Sustentabilidade foi muito utilizado durante a organização dos Jogos Olímpicos Rio 2016.  Porém, antes do início das competições já era possível notar que algumas das promessas ficariam apenas no papel. Por esta razão, minha pesquisa defendeu a tese de que a sustentabilidade foi utilizada, programaticamente, para criar a ilusão de que valia a pena realizar tantos esforços e gastar tanto dinheiro para organizar os Jogos Olímpicos no Brasil”.

Conforme destaca o Pró-reitor Acadêmico do UNIVEM, Prof. Dr. Edinilson Donisete Machado, a tese defendida pela Prof.ª Roberta trouxe uma importante contribuição para os estudos da área. “Pesquisas como esta visam discutir o uso da sustentabilidade enquanto estratégia de marketing e pode se tornar referência para os estudos na área de comunicação, gestão e publicidade e propaganda”, frisa.

O corpo docente do UNIVEM é composto, em sua grande maioria, por mestres e doutores, que buscam constantemente o aprimoramento em suas áreas de atuação. “Incentivamos o aperfeiçoamento de nossos alunos e docentes por meio de programas como o UNIVEM Ciência, voltado ao desenvolvimento de competências na área da pesquisa científica e tecnológica para a implementação de inovações e tecnologias que podem se transformar em soluções para os problemas da sociedade, neste contexto,  oferecemos também o programa UNIVEM Global Education, hub de oportunidades para uma formação de alcance global, com programas de extensão internacional nas áreas da pesquisa científica e tecnológica e do empreendedorismo digital”,  explica o pró-reitor do UNIVEM.