SP oferece opções de roteiros para quem quer viver um dia de nerd

 Bruno e colegas, do blog Nerddisse (Foto: Raul Zito/G1)

Marcus Vinícius, Bruno Gardinalix e Leandro Calegari, do Blog Nerddisse, exibem seus objetos de desejo em loja de bonecos (Foto: Raul Zito/G1) Nesta quarta-feira (25), é dia de liberar o lado nerd que existe em cada um. É quando se comemora o Dia do Orgulho Nerd. Para a data não passar em branco, São Paulo tem uma programação especial com diversas opções. O G1 solicitou a nerds assumidos para que elaborassem roteiros de passeios para curtir um dia inteiro de ‘nerdices’ na capital paulista (confira os roteiros no fim do texto).  

Há dicas para todos os gostos – inclusive para quem ainda não se vê como um nerd – e bolsos. Alguns passeios valem pela curiosidade; outros, pelo exotismo. Mas a maioria deles é digna de quem se proclama um paulistano convicto.

A data – 25 de maio – foi escolhida por nerds bem-humorados por marcar a estreia, há distantes 34 anos, da saga Star Wars, do diretor George Lucas. Mas o ‘universo’ que atrai a atenção dos nerds não se limita apenas a galáxias distantes de mundos paralelos de filmes de ficção científica.

Os objetos de desejo ou de culto se estendem desde coleções dos mais variados tipos de bonecos, de HQs, de mangás (gibis japoneses), animes (desenhos japoneses) e outros, passando por praticamente tudo o que é relacionado à tecnologia, como gadgets, acessórios para som e computadores e videogames, chegando a filmes (O Senhor dos Anéis, O Exterminador do Futuro, Matrix, O Caçador de Andróides etc.), seriados televisivos (Jornada nas Estrelas, Arquivo-X, Lost etc.) e livros (Harry Potter, O Guia do Mochileiro das Galáxias etc.) específicos.

Universos paralelos à parte, é em São Paulo, sem dúvida, que os nerds se sentem menos ‘esquisitos’. E, aos poucos, vão trocando o mundo virtual da internet, onde encontram guarida para seus anseios, e vão se reconhecendo enquanto “tribo” pelas ruas da cidade mais gregária do país.

Búfalos Brancos
“São Paulo tem lugar para todo mundo, para todas as tribos”, diz o editor de vídeos Gustavo Araújo, de 23 anos, fã de seriados de TV (Lost, Arquivo X, Dexter, Fringe e outros), colecionador de bonecos e viciado em videogame, com mais de 150 títulos de jogos adquiridos.

Gustavo não se considera um nerd típico, mesmo integrando um pequeno grupo que se autointitula ‘Búfalos Brancos’, que se reúne ao menos uma vez por mês em algum restaurante ou bar para bater papo sobre seriados de televisão. “Eu vou às reuniões, mas fico quieto, porque eles sabem muito sobre todas as séries." Mas se entrega de vez ao se prontificar para elaborar um roteiro nerd para festejar a data. No final do dia, um programa que vale como uma confissão: ir para casa de um amigo e varar a noite jogando videogame. “Isso eu faço realmente”, reforça.

Publicitária Alessandra Koga já deu ´aula´ para ensinar a montar o cubo mágico (Foto: Alessandra Koga/Arquivo pessoal)Publicitária Alessandra Koga já deu ´aula´ para
ensinar a montar o cubo mágico (Foto: Alessandra
Koga/Arquivo pessoal)

Para divulgar os temas de interesses comuns, proliferam na rede mundial de computadores blogs assinados por nerds assumidos. É o caso do Blog Nerddisse - um trocadilho bem sacado -, do qual o consultor de informática Bruno de Paula Gardinalix, de 23 anos, faz parte, junto com outros três colegas.

“A ideia era montar uma biblioteca de informações, como um Wikipedia, para nerd”, explica, em comparação ao portal que equivale a uma enciclopédia virtual. Com tamanha pretensão, o blog foi escolhido como parceiro de uma revista especializada para ajudar a divulgar a festa de celebração do Dia do Orgulho Nerd em São Paulo, a ser realizada na Ludus Luderia, casa especializada em jogos de tabuleiros localizada na Bela Vista, região central de São Paulo.

Festa da toalha
Na ocasião, também será celebrada a Festa da Toalha, em referência ao objeto-ícone do livro O Guia do Mochileiro das Galáxias, do escritor Douglas Adams. “Quando nos convidaram, achávamos que se fossem 50 pessoas na festa já estaria bom. Mas já são mais de cem confirmadas. Está superando as expectativas”, afirma, animado.

A Luderia integra um dos três roteiros – para diferentes tipos de nerd - elaborados pelos integrantes do blog. No mais ‘trash’ deles, por exemplo, consta almoçar um churrasquinho grego em um boteco do Centro da capital e encerrar o dia jogando fliperama em uma casa de jogos eletrônicos chamada Caverna, no Vale do Anhangabaú. “Fliperama é quase um programa cult."

O publicitário Sérgio Tavares, de 27 anos, por sua vez, é o criador do Blog Pixel Geek, que aborda temas como cinema, música e games. E que conta com colaboradores de Pernambuco, Rio de Janeiro e Paraíba. “Criei o blog para suprir uma necessidade de interação. Não me sentia feliz criando uma campanha para vender carro."

Cinéfilo assumido – “assisto a todos os tipos de filme” –, o publicitário optou por um roteiro bem adequado a quem reside na Avenida Paulista, assim como ele, ou na região, que pode ser feito a pé. Por isso, nada melhor do que começar com um café da manhã reforçado em uma padaria na Liberdade. “Lá tem um pão com o qual eles foram premiados”, diz.

No programa, lojas de camisetas, bonecos, CDs, DVDs, livros, tudo bem ao gosto ‘nerd’. Para finalizar o dia, uma opção mais cultural: o Studio SP, casa noturna da Rua Augusta. “É sempre um bom lugar para ouvir bandas alternativas”, ressalta.

Luluzinhas nerds
E se engana quem imagina que se trata exclusivo de um ‘clube do bolinha’ o universo dos nerds. As ‘luluzinhas’ cada vez mais se assumem como nerds e até já ganharam um canal para se manifestar – o blog Garotas Nerds. Em alguns casos, a adesão ao lado bom da força ocorreu quando menos se esperava.

“Até pouco tempo, eu abominava esta história de nerd. Era completamente contra. Por necessidade profissional, acabei me tornando uma”, conta a publicitária Alessandra Koga, de 28 anos, que chegou a ministrar ‘aulas’ sobre os diferentes segredos para montar o cubo mágico todas as noites de quinta-feira, na unidade da Alameda Santos da Starbucks, em 2009.

Depois de passar a escrever sobre música no blog, ela começou a conhecer diversas pessoas com interesses em comum, como tecnologia e games. “Toda quinta-feira vou jogar (videogame). Ando com três (games) portáteis na bolsa. E tenho um 42 tatuado no braço”, entrega - o número citado é mais uma referência a um ícone-cult de O Guia do Mochileiro das Galáxias.

Em seu roteiro, não faltam programas para as meninas nerds, como loja só de esmaltes e estande temático da ‘Hello Kit’, ambos no Sogo Plaza Shopping, uma espécie de templo sagrado de nerds na Liberdade. “Adoro comprar acessórios para o computador com esta personagem”, afirma. Para fechar o dia, vale a interação: festa na Ludus Luderia. Ao menos nesta quarta-feira, São Paulo é dos nerds.

 
roteiro nerd GarotasNerds (Foto: Arte/G1)   roteiro nerd gustavo (Foto: Arte/G1)
1- Hot Zone - fliperama gigante do Morumbi Shopping onde se joga pinball (Av. Roque Petroni Jr, 1089)
2- Liberdade - almoçar bandejinhas de comida japonesa na Praça da Liberdade
3- Shopping Plaza Sogo - lojas de esmaltes e um estande com tudo da Hello Kit (Rua Galvão Bueno, 40)
4- Fnac Paulista (Av. Paulista, 901)
5- Ludus Luderia (Rua 13 de Maio, 972)
 
  1- Galeria do Rock - lojas de camisetas com estampas variadas - (Rua 24 de maio, 62)
2- Rua Santa Ifigênia - novidades eletroeletrônicas, softwares, acessórios para som e computadores e games
3- Reunir-se na casa de algum amigo para jogar videogame.
4- Comix Books - loja especializada em quadrinhos em mangás (Alameda Jaú, 1998)
 
  • roteiro nerds bruno (Foto: Arte/G1)
  roteiro nerd PixelGeek (Foto: Arte/G1)
Avenida Paulista
1- Limited Edition - loja de artigos colecionáveis (Rua da Consolação, 2753)
2- Livraria Cultura - Conjunto Nacional (Av. Paulista, 2073)
3- Fnac Paulista (Av. Paulista, 901)
4- Almoço no Black Dog, Fifties, Starbucks ou América
5- Ludus Luderia (Rua Treze de Maio, 972)

Quadrinhos e RPG
1- Devir Livraria (Rua Teodureto Souto 264, Cambuci)
2- Terra Média (Rua Teodureto Souto 642, Cambuci)
3- Centro Cultural São Paulo - para sentar no chão, ler gibis, encontrar os amigos para uma mesa de RPG (Rua Vergueiro, 1000)

Centro
1- Rua Santa Ifigênia
2- Rua 7 de Abril
3- Galeria do Rock (Rua 24 de Maio, 62)
4- Churrasquinho grego no Gregório (o mais tradicional) e jogar fliperama no Caverna, no Vale do Anhangabaú
 
  1- Padaria Itiriki - café da manhã com pão premiado (Rua dos Estudantes, 24)
2- Sogo Plaza Shopping - lojas de camisetas com estampas de games, animes e filmes; lojas de action figures e boneco (Rua Galvão Bueno, 40)
3- Almoço em restaurante chinês na Liberdade

Av.Paulista e Rua Augusta
4- Livraria Cultura - para ler e tomar um café; melhor variedade de HQs, no Conjunto Nacional (Av. Paulista, 2073)
5- Loja Compact Blue - melhor catálogo de CDs, DVDs e blu-ray (Rua Augusta, 1598)
6- Rika Comic Shop - ideal para completar coleções de HQs (Rua Augusta, 1371)
7- Studio SP - para ouvir alguma banda alternativa (Rua Augusta, 591)
 
  Fonte: Portal G1 

COMENTÁRIOS