Economia subterrânea no Brasil atingiu R$ 578 bilhões, o que equivale a 18,4% do PIB nacional

A economia informal brasileira supera todo o PIB (Produto Interno Bruto) da Argentina, segundo revelam dados do Índice de Economia Subterrânea divulgados nesta quarta-feira (21) pelo Etco (Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial) e o Ibre/FGV (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas).

De acordo com a pesquisa, no ano passado, a economia subterrânea no Brasil atingiu R$ 578 bilhões, o que equivale a 18,4% do PIB nacional.

“Estamos falando de quase R$ 600 bilhões que ficam à margem da economia formal brasileira. Para dar uma ideia da gravidade desse problema, basta lembrar que a economia subterrânea no Brasil supera toda a economia da Argentina”, informa o diretor executivo do Etco, André Franco Montoro.

Economia subterrânea

A economia subterrânea abrange a evasão de impostos, de contribuições para a seguridade social e do cumprimento de leis e regulamentações trabalhistas. Além disso, diz respeito à produção de bens e serviços não reportada ao governo deliberadamente, para evitar custos decorrentes do cumprimento de normas aplicáveis na atividade.

Na comparação com 2003, ano inicial da série de estimativas do índice, percentualmente, observa-se uma queda no montante equivalente ao PIB, de 21% para 18,4%. Por outro lado, em termos de valores absolutos, tal economia apresentou crescimento, já que, naquele ano, ela era de R$ 357 bilhões.   Fonte: MSN / Economia