Convidados pela Coordenação do Curso de Direito do UNIVEM, na pessoa do Prof. Dr. Teófilo Marcelo, após uma saudável conversa com o Presidente da ACIM– Associação Comercial e Industrial de Marília, Adriano Luís Martins, um grupo de alunos do Curso de Direito e comissão diretora do UNIVEM estiveram na manhã de sábado, dia 05 de junho, conhecendo as novas instalações da ACIM e presenciando uma visita monitorada por meio de inteligência artificial.
A atividade foi apreciada pelos alunos do curso de Direito do UNIVEM juntamente com a presença do Reitor do Univem, Dr. Luís Carlos Macedo, também vice-presidente do Conselho Consultivo da Acim; além do coordenador do curso de Direito, professor Teófilo Marcelo e do professor Lucas Colombera, Coordenador Adjunto do Direito UNIVEM. A visita seguiu todos protocolos de segurança necessários contra o Covid 19.
Na ocasião os participantes da solenidade puderam conhecer a nova estrutura construída na sede da ACIM, orientados pelo presidente da entidade, Adriano Martins, que guiou a visita em conjunto com uma Inteligência Artificial, mostrando toda modernidade deste empreendimento futurista.
“Nossos alunos puderam estar em um ambiente que desperta não só inovação, como também o anseio de implementar novos espaços colaborativos, idealizado pelas grandes empresas de tecnologia, e tecnológicos nos próprios ambientes de trabalho e estágio. Ganha o associado da ACIM. Ganha a população mariliense. Ganha o ecossistema de inovação na cidade de Marília com mais um ambiente totalmente inovador e tecnológico, além dos que já temos implantados dentro do Univem”, explicou o professor Teófilo Marcelo.
O UNIVEM é pioneiro em atuar com Inteligência Artificial, tanto no Ecossistema Legal, que atua no processo tecnológico de inovação jurídica, como no CITEC – Centro de Inovação Tecnológica que é mantenedora do CIEM – Centro Incubador de empresas de Marília na área de TI.
A atividade de despertar os jovens acadêmicos para terem a vivência com o avanço em tecnologia foi o que levou a ACIM, convidar o Univem a estar presente na primeira visita monitorada que foi realizada pela entidade. “Implantar este tipo de sala, que pode ser toda ativada simplesmente pela ação e comando da Inteligência Artificial é um avanço, eu aqui me torno coadjuvante, falou Adriano Martins, durante a apresentação do local.
Este tipo de atividade mostra a preocupação da entidade comercial em ter dentro de suas atuações com o comércio e indústria, o olhar para a formação apropriada de nossos profissionais, para atuarem de forma eficaz com a modernidade de já é possível de ser experienciada.
“Esta visita torna possível materializar a discussão teórica que é travada nos bancos da graduação do curso de Direito, como privacidade, proteção de dados, inteligência artificial e internet das coisas. A presente visita técnica fortaleceu a intersecção tão esperada da Tecnologia no Direito e do Direito na Tecnologia, estando alinhada, também, ao propósito do Legal Innovation Hub de Marília, que busca difundir a cultura da inovação tecnológica e empreendedorismo no corpo discente, promovendo ações para o desenvolvimento de ambientes cooperativos para criação de startups relacionados às demandas na área jurídica, o que inclui a visita técnica nos ambientes de inovação”, completa professor Lucas Colombera.