Univem abre inscrições para Curso gratuito de Libras

O Centro Universitário Eurípides de Marília – Univem está com inscrições abertas para o curso gratuito de Libras – Língua Brasileira de Sinais, aberto para alunos da graduação e comunidade. As aulas vão ter início dia 28, com horários distintos.
Para os graduandos o curso vai ser oferecido como disciplina optativa e irá acontecer das 18h às 19h30, na sala 13. Os interessados deverão procurar a secretaria para a formação de turma.
Para a comunidade, as aulas vão ser ministradas das 19h30 às 21 horas. Os interessados poderão fazer as inscrições pelo telefone (14) 2105-0800 ou diretamente na coordenação de cursos. É necessário apresentar a cópia do CPF e RG, comprovante de residência e uma foto 3x4.
O curso tem duração de um semestre e carga horária de 40 horas. Com a oferta do curso de Libras, o Univem promove a inclusão social de deficientes auditivos e estreita a comunicação.
No Brasil a Libras foi reconhecida como segunda língua oficial do país em 2002, por meio da Lei nº 10436.  Segundo a professora Bianca Yonemotu, responsável pelo curso de Libras do Univem, os surdos, assim como todo brasileiro, devem ser inseridos na sociedade e uma das formas de inclusão desse indivíduo acontece por meio da sua língua, da comunicação. Por isso, o empenho em aprender e difundir a Libras se faz necessário.
Atualmente o conhecimento em Libras é um grande diferencial dentro do mercado profissional. Vagas para intérpretes são oferecidas em cumprimento à legislação que estabelece o direito do indivíduo surdo ser atendido em seu idioma em qualquer instituição pública. Assim, como ainda existem poucos profissionais qualificados, são muitas as oportunidades para aqueles que sabem utilizar esse meio de comunicação.