Univem garante 93% de aprovações no Exame de Suficiência

O curso de Ciências Contábeis do Univem tem garantido 93% de aprovação no Exame de Suficiência. Ao ano são realizados dois exames, em abril e em setembro. Segundo a Profª Mª  Marlene de Fátima Souza, Pró-Reitora Administrativa do Univem e coordenadora do curso de Ciências Contábeis, a matriz curricular e o conteúdo do curso são adequados e atendem as exigências do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).
De acordo com ela, a maioria dos alunos são aprovados já no primeiro exame, em abril, antes mesmo de terem concluído o curso, o que comprova o grau de excelência do mesmo. “Não é uma prova fácil. O formando tem que prestar o exame e ser aprovado para ser habilitado a exercer a profissão”, afirmou.
Na primeira edição do Exame de Suficiência deste ano foram certificados os discentes Bruno Afonso Vieira da silva e Carlos Henrique Gomes. “No último Exame, dos alunos que realizaram a prova, 93% foram aprovados”, destacou. Índices muito superior ao registrado no estado de São Paulo, onde o percentual de aprovação é de apenas 31,3%, e no Acre, onde é de 9,61%.
O Exame de Suficiência garante a capacitação do profissional, dando-lhe condições de levar ainda mais qualidade do serviço à sociedade. Exigido por lei desde 2010, o exame avalia os conhecimentos técnicos dos bacharéis em Ciências Contábeis, prerrogativa do CFC em conjunto com os 27 Conselhos Regionais de Contabilidade CIÊNCIAS CONTÁBEIS
de todo o país, que formam o sistema de regularização e fiscalização da classe.
APROVADOS – Segundo o universitário Carlos Gomes, o exame avalia o conhecimento técnico do aluno, e o classifica em apto a exercer a profissão. “Atuaremos em uma área extremamente técnica, qualquer falha pode incidir em prejuízo para nossos clientes. A prova é um dos grandes desafios que encontraremos pelo caminho. Com dedicação todos somos capazes de superá-lo”, comentou.
A exemplo de Carlos Gomes, Bruno Afonso também foi aprovado antes mesmo de concluir o curso, ou seja, antes de ter absorvido o conteúdo em sua totalidade. “A aprovação no Exame de Suficiência demonstra a capacidade do discente em realizar todas as tarefas incumbidas ao profissional de contabilidade, dando um passo adiante na vida profissional”, disse.
Considerada uma prova difícil, Bruno explicou que cada questão indaga sobre uma Norma Brasileira de Contabilidade (NBC) específica, fazendo com que o conhecimento adquirido ao longo do curso seja colocado em evidência. “A realização de um curso consistente, em que o discente preza pelo estudo periódico, é o melhor caminho para a aprovação. Isso sem falar do papel dos docentes e da Instituição, encarregados por transmitir todo o conhecimento durante as aulas, sempre prontificando-se ao esclarecimentos de esporádicas dúvidas”, concluiu.