Alunos da melhor idade são certificados por conclusão de curso

O Centro Universitário Eurípides de Marília - Univem, por meio dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, realizou na última quarta-feira, no Espaço Cultural, entrega dos certificados para os alunos do curso de Inclusão Digital para a Terceira Idade. Implantado pela instituição em 2015 o projeto tem formado a cada ano em média 20 pessoas. Toda a atividade didática acontece nos laboratórios do Univem, com o acompanhamento de universitários monitores.
Dona Emiko Okada, 83 anos, enfrentou o desafio e voltou à sala de aula para ampliar seu conhecimento e receber as noções básicas de informática. “A gente sempre aprende alguma coisa. Hoje sei mexer no notebook e no celular. Foi muito bom. É muito difícil ficar sem a tecnologia. Só temos a agradecer o Univem pela iniciativa”, comentou cheia de entusiasmo.
Satisfeita, dona Irene Silva Olivetti, 61, garantiu que o curso foi importante para inclusão no mundo digital e que apesar da conclusão vai integrar a turma do próximo ano. “Esse projeto  ajuda, e muito,  nos inserimos na sociedade atual. Conhecimento não tem idade. Isso é o mínimo que podemos fazer para termos uma melhor comunicação, inclusive com a nossa família. Estamos e precisamos fazer parte desse mundo tecnológico”, afirmou.
Segundo a professora responsável pelo projeto, Renata Paschoal, a inclusão vai além da tecnologia. “Esse é um projeto de extensão que estimula o aprendizado e promove a socialização desse alunos da melhor idade. É uma processo de descoberta e de valorização de cada um “, ressaltou.
PREMIAÇÃO - O projeto Inclusão Digital do Univem já conquistou importantes menções honrosas em concursos de premiação nacional, como a edição nacional do Prêmio Cidadania Sem Fronteiras oferecido pelo Instituto Cidadania Brasil (www.institutocidadania.org.br), em parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do Ministério da Ciência e Tecnologia. O projeto também foi premiado durante a Cerimônia de Entrega do “Prêmio Ações Inclusivas para Pessoas com Deficiência”, uma iniciativa da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Governo do Estado de São Paulo. Mais informações e inscrições para turma de 2018 podem ser feitas pelo telefone 2105-0800, ramal: 372 no Núcleo de Atividades Complementares do UNIVEM.