O Crime do Padre Amaro vai a julgamento

Alunos do curso de Direito do Univem, sob a supervisão do Prof Dr Roberto da Freiria Estevão, participaram de mais um Juri Simulado. Atividade extracurricular que visa melhor preparar os futuros profissionais da área jurídica diferenciando-os para o mercado.

Desta vez o “tribunal” foi levado ao Colégio Bezerra de Menezes. Enquanto os universitários apresentaram acusação e defesa, os alunos do nono ano do Ensino Médio atuaram como júri e oficiais de justiça no caso baseado no livro “O Crime do Padre Amaro”, do escritor português Eça de Queiroz.

Segundo o professor Roberto Freiria, que presidiu o “Tribunal do Juri”, vários aspectos justificam a atividade, não somente dentro da universidade, mas fora dela também. “Os secundaristas têm a oportunidade de saber como funciona a justiça no tocante ao júri e qual a responsabilidade de cada um, para com a justiça. Além disso, é um aprendizado sobre obra”.

Já, para os alunos do Direito a atividade é de elevada importância. Além de fazerem a releitura e análise de uma obra extremamente relevante e preciosa para a melhora do vocabulário, desenvolvem a capacidade de reflexão, de argumentação, convencimento e persuasão. “Aqui eles ‘encarnam’ esse ambiente real do Tribunal. Esses alunos ficam melhor preparados. São alunos que passam em concursos estaduais e federais e que brilham na advocacia”, ressaltou.