O resultado do Enem 2009 (Exame Nacional de Ensino Médio) foi antecipado para a madrugada desta quinta-feira (28) e já pode ser consultado no site do Inep (órgão responsável pelo exame). Inicialmente, a divulgação das nota das provas estava prevista para dia 5 de fevereiro. Cerca de 2,5 milhões de estudantes fizeram o exame.

No site, é possível acessar os desempenhos individuais nas provas do Enem de duas maneiras: com o CPF do candidato e a senha contida no Cartão de Confirmação, enviado aos inscritos pelos Correios, ou com o número de inscrição ao exame, mais a senha.

Os candidatos receberão quatro médias diferentes, uma por cada área avaliada no exame. Também estará disponível a média na redação.

Caso o participante não tenha mais a senha solicitada, ele poderá recuperá-la no próprio sistema. Para isso, será necessário informar o CPF, nome completo, unidade federativa e data de nascimento. Também será possível resgatar o número de inscrição.

Inscrições

Nesta sexta-feira (29) começa a primeira etapa de inscrição para as vagas dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia que adotaram a nota do Enem no lugar do vestibular.

A página do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) já está no ar e tem informações sobre como os estudantes poderão se candidatar às 47,9 mil vagas oferecidas por 51 instituições públicas.

O processo seletivo será realizado em três etapas. O período de inscrição da primeira começará às 6h desta sexta-feira (29) e vai até as 23h59 da quarta-feira (3). O resultado sai na sexta-feira (5). A cada etapa, os candidatos poderão inscrever-se em uma opção de curso e instituição através do seu número de inscrição no Enem e sua senha de acesso.

Analisando as notas dos inscritos e as vagas disponíveis na instituição e no curso, o sistema selecionará os candidatos melhor classificados. Os alunos selecionados pelo sistema terão um prazo para a confirmação da matrícula na instituição. As vagas não ocupadas numa etapa estarão disponíveis na etapa seguinte.

COMENTÁRIOS