Novas competências são necessárias à medida que crescemos nas organizações. Posições e funções não se mantêm iguais ao longo do tempo. Assim, novos conhecimentos, habilidades e atitudes são necessárias para se adequar às condições do negócio e estratégias em constante evolução.
Atualmente, aprender a aprender de forma rápida é cada vez mais um diferencial para o profissional de qualquer campo de atuação. Aprender a lidar eficazmente com mudanças e situações novas é um indicador mais forte de potencial e performance do que apenas a inteligência (para saber resolver os problemas).Por outro lado, sob pressão as pessoas tendem a permanecer na sua zona de conforto, repetindo comportamentos que já funcionaram no passado. Assimilar novos comportamentos e atitudes é mais difícil do que aprender habilidades técnicas.
Existem alguns comportamentos que facilitam essa aprendizagem mais rápida: iniciativa, curiosidade (por que e como?), complexidade conceitual e pensamento sistêmico.
Agilidade pode ser definida como a capacidade de executar movimentos rápidos e ligeiros com mudanças nas direções. Será que você possui essa agilidade em aprender? Avalie se você tem essas quatro características desenvolvidas: