No Univem, dos 258 funcionários, 106 são mulheres e é por elas e, por todo universo feminino que a instituição, representada pela reitoria, docentes, colaboradores e alunos, abraçou a campanha Outubro Rosa.
Durante todo o mês a cor da ação esteve presente no centro universitário que ganhou uma iluminação especial, mostrando a participação do Univem na campanha contra o câncer de mama.
Os uniformes também foram substituídos por roupas cor de rosa, e pelo laço, símbolo da ação. Mulheres e homens, todos envolvidos numa causa comum.
No Univem, saúde, educação e solidariedade andam juntas. A doença que afeta mais de 57 mil pessoas em todo o país, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), sensibilizou as alunas do Direito que abriram mão da vaidade e promoveram o corte de cabelo solidário para confecção de perucas.
Dentro desse mesmo espírito, o Univem, por meio do curso de Direito em parceria com o GADOME - Grupo de Apoio à Doação de Medula Óssea e o Hemocentro realizam a captação de novos doadores de medula óssea. Cerca de 50 doações foram feitas.
Encerrando as atividades do Outubro Rosa, o grupo Amigos do COM - Centro de Oncologia de Marília, encabeçado pelo médico Léo Pastori Junior, promoveu palestra sobre o câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. Fundado em 2012, o Amigos do COM nasceu com o objetivo de discutir, educar e acolher pacientes portadores de câncer, em especial o de mama, e seus familiares.
Nesse clima de conscientização, os jardins do Univem, por si só despertam, de forma quase inconsciente, a lembrança de um outubro rosa que abre caminho para dias floridos, onde a qualidade de vida e a prevenção são os melhores remédios. Outubro Rosa, O Univem apoia essa ideia.