Professor Leandro Tenório orienta alunos do UNIVEM sobre como transformar ideias em negócios viáveis, destacando inovação e análise de riscos.

Nesta semana, o professor Leandro Tenório, coordenador do curso de Administração do UNIVEM, conduziu uma palestra intitulada “TIVE UMA IDEIA: SERÁ QUE É VIÁVEL?”, que proporcionou aos alunos uma imersão nas principais etapas do empreendedorismo e inovação. A palestra se destacou pela abordagem prática e orientada, oferecendo uma verdadeira mentoria sobre como transformar ideias em negócios viáveis.

Com o objetivo de guiar os alunos nos caminhos mais eficazes para minimizar riscos e concretizar a viabilização de uma ideia de negócio, produto ou serviço, Leandro compartilhou exemplos reais de desafios enfrentados por empreendedores e as oportunidades que surgem para quem se mantém preparado. Ele enfatizou a importância de uma jornada estruturada, que vai desde o surgimento da ideia até a análise da viabilidade econômico-financeira, permitindo que inovações gerem impacto e sustentem o crescimento da empresa.

“O empreendedorismo exige coragem e visão, mas, acima de tudo, preparação. É fundamental entender o mercado, avaliar riscos e adaptar a empresa à evolução constante da sociedade”, destacou Leandro Tenório durante sua fala. Segundo o professor, uma ideia só se torna inovação quando há alguém disposto a pagar por ela, o que reforça a importância de unir criatividade com uma análise financeira criteriosa.

A palestra foi uma oportunidade para os alunos refletirem sobre o papel do empreendedor na sociedade atual e como se preparar para transformar suas ideias em negócios bem-sucedidos. O evento reforçou a missão do UNIVEM de preparar seus estudantes para enfrentar os desafios do mercado, oferecendo uma educação que vai além da teoria, com foco em experiências práticas e aplicáveis.