Lançada em 2020, a Plataforma Digital de Apoio à Educação desenvolvida pelo UNIVEM a pedido da Secretaria Municipal de Ensino de Marília é um sistema de interlocução pedagógica entre professores e alunos, implantado durante o período de suspensão das aulas presenciais devido a pandemia do Covid-19. Por meio da plataforma Google For Education, os alunos podem utilizar computadores, notebooks ou smartphones para acessar a agenda semanal de aulas remotas, conteúdos pedagógicos, vídeo aulas e orientações dos professores e diretoria aos pais e alunos.
O Programa Educação em Casa foi uma iniciativa da Secretaria Municipal da Educação, em parceria da Câmara Municipal e realizado por meio do Laboratório de Tecnologias Educacionais do UNIVEM em conjunto com a Google. Segundo os dados de acesso: dos 19.201 alunos matriculados na rede municipal de Marília, 18.081 já tiveram contato com o programa, sendo 9.370 de Emeis (escolas municipais de ensino infantil) e 8.711 de Emefs (escolas municipais de ensino fundamental).
A estatística mostra a eficácia da plataforma, que foi criada como instrumento de acesso ao conteúdo pedagógico desenvolvido pelos professores. Os números validam o sucesso do programa, que tem sido um grande sucesso e aprovado pelos pais e alunos. O Educação em Casa tem alcançado seus objetivos de ser um elo de estudo fora da sala de aula. Lembrando que, caso a família não tenha acesso à internet, o conteúdo digital está sendo disponibilizado na forma impressa pelas escolas municipais.
De acordo com o reitor do UNIVEM, Dr. Luiz Carlos de Macedo Soares, a parceria entre o UNIVEM e a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, reforça o pioneirismo e os avanços tecnológicos da instituição em prol do ensino. “Estamos comemorando esse resultado de alcance de mais de 90% dos alunos da rede pública com acesso ao sistema de ensino digital. Investimos constantemente em nosso aparato tecnológico na busca de levar educação de qualidade, presencial e digital, e é muito bom saber que estamos sendo úteis à nossa população mariliense, também no ensino de base. Lembrando que usamos toda nossa expertise digital para que a plataforma fosse implantada em tempo recorde e com custo zero para o município”, concluiu o reitor.
As plataformas de acesso ao programa são: https://www.marilia.sp.gov.br/educacaoemcasa e https://www.univem.edu.br/educacaoemcasa/