INSEGURANÇA
SINTOMAS: Queda de produtividade e motivação. "Quem está inseguro não se concentra e desenvolve apatia e depressão", diz Guilherme Falchi, sóciodiretor da consultoria Hera Brasil. Esses fatores levam ao presenteísmo quando o profissional está no escritório, porém seu rendimento é baixo , pois a pessoa está mais preocupada com a manutenção do emprego do que com a qualidade do que faz.
COMO SAIR DESSA: Converse com os colegas e avalie o ambiente para entender se a insegurança é real ou uma paranoia. Se a instabilidade existir, a melhor saída é não se deixar afetar pelo clima ruim. Concentrando-se em seu trabalho, você fica bem com o chefe e rende mais.
SOBRECARGA DE TRABALHO
SINTOMAS: Nervosismo, irritabilidade e insônia. Uma bomba-relógio de estresse que desencadeia doenças cardíacas e gastrointestinais. Os danos para a saúde se refletem em baixa produtividade e falta de criatividade.
COMO SAIR DESSA: Roberto Heloani, professor de gestão, da FGV-SP, dá a dica: "Mostre para seu chefe que você também tem limites". Não deixe de conversar com seu superior para negociar a diminuição da sobrecarga, estabelecer prazos realistas e priorizar as atividades a serem concluídas. Fora do escritório, praticar um esporte três vezes por semana vai fazer uma grande diferença para sua qualidade de vida.
SENTIR-SE DESVALORIZADO
SINTOMAS: Baixa na autoestima e insatisfação com a empresa. Isso acontece quando você faz um ótimo trabalho e não recebe o devido reconhecimento.
COMO SAIR DESSA: Nas reuniões de feedback, mostre para seu chefe os projetos dos quais você se orgulha de ter realizado e pergunte se você mereceria ser premiado por isso. Descubra com seu gestor o que é necessário fazer para ter uma bonificação. Aos líderes, um conselho: pequenas atitudes ajudam a equipe a se sentir recompensada. Elogios sinceros e um café da manhã para comemorar o cumprimento de metas estimulam o time. Parece besteira, mas faz uma grande diferença.
CONFLITOS COM CHEFE OU COLEGAS
SINTOMAS: Isolamento, irritabilidade, estresse alto e depressão.
COMO SAIR DESSA: Ana Maria Rossi, presidente da Isma-Brasil, aconselha: "Nunca leve para o lado pessoal". O ideal é avaliar friamente a situação para entender qual é a gravidade do conflito. Você se sentiu exageradamente traído ou sua insatisfação tem fundamento? Se achar que tem razão, converse sobre a situação com o colega de trabalho que o magoou. Ficar remoendo o problema vai minar ainda mais sua energia. Os conflitos continuam? Procure ajuda para resolvê-los. Fale com seu chefe ou com uma pessoa de confiança dentro da empresa.