O público-alvo do Sebrae será o segmento das micro e pequenas empresas, empreendedores individuais e potenciais empreendedores ligados, principalmente, aos setores de turismo, indústria e tecnologia da informação. Dirigentes, gerentes, coordenadores e técnicos integrantes dos comitês diretivo e executivo responsáveis pela elaboração do Programa Nacional da Atuação do Sistema Sebrae para a Copa 2014 se reuniram em Brasília, na noite de terça-feira (13), no Centro de Eventos Brasil 21. O coordenador do comitê técnico do programa, Dival Schmidt, da Unidade de Atendimento Coletivo, Comércio e Serviços do Sebrae, apresentou um balanço de todas as ações e providências referentes ao tema e já implementadas ou em andamento. "No momento, estamos na fase de avaliação dos projetos encaminhados pelas unidades do Sebrae, relativos às doze cidades-sede da Copa 2014. Analisamos seis desses projetos e há convergência entre eles". O Programa Nacional do Sistema Sebrae vai abrigar projetos estaduais e projetos nacionais, seminário, estudos e debates. O Sebrae vai investir, até 2012, R$ 3 milhões em cada unidade da Federação escolhida cidade-sede da Copa 2014. O público-alvo do Sebrae será o segmento das micro e pequenas empresas (MPE), empreendedores individuais e potenciais empreendedores ligados, principalmente, aos setores de turismo, indústria e tecnologia da informação. O coordenador apresentou os indicadores que estão sendo desenvolvidos para monitorar os resultados das ações da Instituição, que estarão focadas nas oportunidades de negócios para as MPE nos setores beneficiados pela Copa 2014. Já foram realizados diversos encontros e reuniões do Sebrae com entidades públicas e privadas envolvidas com o evento esportivo (Ministério do Turismo, Ministério dos Esportes, Ministério das Cidades, comitês dos governos federal, estaduais e municipais e entidades empresariais). Dival destacou o encontro com a Match Consultoria e a Coordenação da Copa/FIFA, que está instalada no Rio de Janeiro. Um plano de comunicação e um selo referentes à atuação do Sebrae em relação à Copa 2014 estão prontos. Um site foi desenvolvido para facilitar a comunicação e acesso as informações pela comunidade Ning, formada por técnicos e dirigentes da Instituição envolvidos com o tema (HTTP://sebraecopa2014.ning.com/ ). A ferramenta conta, inclusive, com chat. O mapeamento e estudo das oportunidades geradas pela Copa 2014 para as MPE brasileiras serão realizados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), focando três momentos: pré-evento, durante o evento e pós-evento. "Vamos saber quais serão as cadeias produtivas impactadas pelos investimentos da Copa do Mundo 2014, seus efeitos e encadeamentos futuros. Isso vai nos permitir direcionar melhor nossas ações", ressaltou Ricardo Guedes, gerente da Unidade de Atendimento Coletivo ao Comércio e Serviços do Sebrae. Informações sobre as missões do Sebrae já realizadas à Alemanha e África do Sul, com o objetivo de conhecer os preparativos e efeitos da Copa na economia desses países, serão disponibilizados no site da comunidade Ning. No segundo semestre, uma nova missão do Sebrae deverá ir à África do Sul para analisar as conseqüências e resultados da Copa 2010, adiantou Guedes. |
Fonte: www.administradores.com.br |