O Ministério do Trabalho prevê a criação de dois milhões de empregos formais para 2010. Setores como contrução civil e indústria devem impulsionar este crescimento. Aliás, em São Paulo, o emprego na indústria já começou o ano em recuperação. Segundo dados divulgados pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o segmento registrou saldo positivo de 12 mil vagas em janeiro, alta de 0,42% na comparação com dezembro - nos dados com ajuste sazonal. Outro fator que permite uma previsão otimista são os inúmeros setores da economia que têm alcançado recordes de produção e vendas, sinalizando que o país já retomou seu crescimento. Aliás, esta rápida recuperação do Brasil frente à crise tem chamado a atenção de investidores de todo o mundo, que aumentam seus negócios em nosso país. Frente a estes dados, o Consultor e Especialista em Desenvolvimento de Novos Negócios, Renato Senatore, afima que os brasileiros devem se preparar para aproveitar o cenário, seja para conquistar um emprego ou uma promoção. "O ano de 2010 começa muito promissor para os trabalhadores. O momento é de agregar valor. Isto é, as oportunidades de conquistar uma vaga ou ascender na carreira estão aí, mas só serão aproveitadas por quem realmente for capaz de somar valor à empresa contratante", destaca. Atualmente, apesar da redução das taxas de desemprego nos últimos anos, ainda há muita gente buscando seu lugar no mercado. Muitos destes são profissionais qualificados, o que significa que a concorrência está grande e acirrada. Para enfrentar estas disputas, Senatore sugere que a primeira coisa a fazer é criar diferenciais competitivos. "O candidato a um emprego ou à uma promoção deve avaliar sua "concorrência". Isto é, identificar nos demais suas forças e fraquezas. Depois, compará-las com seus próprios conhecimentos e habilidades", indica. Estudar as empresas contratantes é uma boa estratégia complementar. É importante descobrir as necessidades dessas organizações, o que elas buscam ou precisam para que seus negócios sejam mais competitivos, lucrativos. "Comparando seus conhecimentos com os dos outros candidatos e depois confrontado-os com as necessidades das empresas, o candidato conseguirá enxergar claramente quais são suas habilidades de maior valor, assim como identificará quais conhecimentos e habilidades precisa desenvolver para se diferenciar dos demais e aumentar suas chances", conclui Senatore. Depois de identificar os pontos que precisam de maior atenção, é hora de estudar os assuntos em que precisa aprender, melhorar ou se atualizar. Ler o máximo que puder a respeito e participar de cursos e workshops sobre estes temas são boas opções. "Ajuda externa também contribui muito: converse com amigos ou consultores de gestão de carreira", pontua o consultor que, por acreditar na importância da capacitação contínua, oferece cursos de curta duração. "Meus programas tem duas características básicas e que os fazem capazes de agregar imenso valor aos alunos: os conteúdos são atualizados, apresentando os conceitos e ferramentas mais modernos sobre o assunto abordado, são ministrados a partir de uma metodologia prática, na qual o aluno trabalha em sua própria necessidade", ressalta. Dentre os cursos oferecidos pelo especialista, os mais procurados no momento são os estratégicos e os que desenvolvem a criatividade, como: • "Marketing Estratégico" (destinado não só a profissionais de marketing, mas também a gestores que desejam aumentar sua competitividade a partir de ações mais estratégicas), • "Análise de tendências de mercado" (saber o que está mudando no mundo, no mercado e nos consumidores é importante para todos que influenciam as diretrizes da empresa), • "Business Plan Vencedor"(ensina a analisar o mercado, planejar estratégias e definir ações capazes de facilitar o sucesso da empresa e/ou produto), • "Criatividade Empresarial" (ensina como desenvolver e aplicar a criatividade nos mais diversos departamentos da empresa, possibilitando melhor desempenho de cada um). |
Fonte: www.administradores.com.br |