A língua de sinais é a forma de comunicação utilizada por pessoas com deficiência auditiva e, nos últimos tempos, devido ao intenso trabalho de promoção da maior inclusão social e dos conceitos de acessibilidade, a Libras vem conquistando a atenção de outros segmentos da sociedade. Estudos feitos pelo Univem - Centro Universitário Eurípides de Marília sobre o perfil das últimas turmas de aprendizes de Libras, curso oferecido gratuitamente pela instituição desde 2009, mostram que as pessoas ligadas aos serviços públicos têm demonstrado maior interesse em matricular-se no curso.
Ao que parece, ao adquirir esta nova competência o funcionário consegue melhor desempenho em suas funções, principalmente aqueles que estão incumbidos do atendimento direto ao público nas diferentes repartições municipais ou na rede estadual. A profa. Bianca Yonemotu, docente contratada pelo Univem para ministrar as aulas na instituição menciona que o fluxo diário de pessoas nos hospitais, nas creches, nas escolas, nos postos de saúde, no Poupa Tempo, entre outros, é sempre grande e o bom atendimento é um diferencial importante, evitando ainda, mal entendidos ou desavenças desnecessárias. "Todos gostam de ser bem atendidos", diz Bianca, e para o deficiente auditivo, encontrar uma pessoa preparada para entender as suas necessidades, nestes e em outros locais, é o efetivo exercício da cidadania e dos direitos humanos.
Todos os anos o Univem forma duas turmas de novos aprendizes, geralmente, composta por alunos da casa e por membros da comunidade. As aulas acontecem uma vez por semana, no horário noturno. As aulas são gratuitas e no final do cursos os participantes recebem certificado.
Bianca Yonemotu tem proficiência nas modalidades de uso e ensino e interpretação de língua brasileira de sinais certificada pelo Prolibras-MEC, é interprete das Sessões da Câmara Municipal de Marília e também atua como profissional para empresas e eventos que requeiram a tradução simultânea.
Serviço:
Início das aulas: 15/02/17,quarta - das19h30 às 21h - sala 13
Vagas limitadas: 80
Documentação: cópia do RG e CPF, comprovante de residência e 01 foto 3 x 4
Informações e inscrições:
Univem -Sala 11, com Marina, do Núcleo de Atividade Complementar (manhã e tarde) Telefone: 2105-0800 ramal 372