A capacitação foca no uso das funcionalidades de celulares e smartphones

O UNIVEM, por meio dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, inicia esta semana o Curso de Informática para a Terceira Idade, com foco no uso das funcionalidades de celulares e smartphones. A capacitação faz parte do Programa de Inclusão Digital oferecido pelo Centro Universitário há mais de 10 anos. O curso é semestral, com aulas uma vez por semana, sempre às segundas-feiras, das 18h às 19h, no UNIVEM.
Segundo a coordenadora do Programa, Prof.ª Renata Paschoal, o curso visa promover a inserção desses “jovens” da melhor idade na tecnologia. “Dentro desse processo de inclusão, o grupo da terceira idade tem se descoberto e ampliado a comunicação por meio da tecnologia. O curso, com foco no uso dos celulares, visa ajudá-los ainda mais”, comentou.
Mesmo estando bastante antenados e se adaptando às modernidades relacionadas aos eletrônicos e a internet, os alunos da Terceira Idade ainda preferem – no caso do celular – facilidades, telas simples e práticas, sem todas as funções que esses aparelhos oferecem, por desconhecimento das funções que estes aparelhos oferecem para facilitar o dia a dia e a comunicação entre pessoas. Daí a necessidade de oferecer um curso especial voltado a telefonia móvel.  Além de conhecer melhor o aparelho celular, os alunos conhecerão suas funções, aplicativos e interação às mídias sociais. Todos os alunos são certificados ao final do curso. “A internet está presente na rotina da maioria das pessoas e os que não se adaptam aos recursos digitais acabam sendo, de certa forma, excluídos da sociedade contemporânea. Por isso, as pessoas da terceira idade estão buscando se habituar cada vez mais às novas tecnologias, tanto no uso das redes sociais quanto em conhecimentos básicos de informática”, frisou.
De acordo com a pesquisa do Centro Regional de Estudo para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), a porcentagem de pessoas na terceira idade que usam internet cresceu de 8% para 19%, de 2012 a 2016. A inclusão digital tem proporcionado uma série de benefícios para os idosos, por exemplo: melhora a qualidade de vida; contribui para a inclusão social; possibilita um maior contato com a família; mantem a mente ativa e oferece diversão.
Os interessados em participar do Curso de Informática para Terceira Idade do UNIVEM devem entrar em contato com a coordenação de cursos pelo telefone 2105-0372. As vagas são limitadas.