Em mais uma tentativa de tornar o site de vídeos YouTube lucrativo, o Google anunciou que lançará uma nova ferramenta para que os usuários possam cobrar pelos vídeos postados.
Hoje, a única forma de lucrar com o site é quando um vídeo faz muito sucesso e entra para o programa Youtube Partnership, que acrescenta publicidade ao conteúdo e, consequentemente, o criador leva parte do lucro obtido.
Com o novo serviço, os usuários poderão lucrar com os vídeos por meio da cobrança dos telespectadores. É provável que para assistir aos vídeos mais populares, os usuários terão de pagar algum valor. O Google, porém, não deu detalhes sobre o serviço nem divulgou quando ele estará disponível.
Locação
Outra estratégia do YouTube para gerar mais receita é a locação virtual de filmes. O serviço, por enquanto, não chegou ao Brasil e está disponível apenas nos EUA, em caráter experimental. O canal tem filmes de mais de 500 parceiros diferentes, que podem ser alugados de 24 a 72 horas e custam entre entre US$ 0,99 e US$ 3,99.