O Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI
É o documento que identifica a Instituição de Ensino Superior, no que diz respeito à sua filosofia de trabalho, à missão a que se propõe, às diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, à sua estrutura organizacional e às atividades acadêmicas que desenvolve e/ou que pretende desenvolver.
O PDI - Funções que deve desempenhar:
DA APRESENTAÇÃO
O Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM), Instituição de Educação Superior com sede no município de Marília/SP, mantido pela Fundação de Ensino Eurípides Soares da Rocha (FEESR), credenciado pela Portaria MEC nº. 2.026, de 22 de julho de 2003, e, após, recredenciado pela Portaria MEC nº. 956, de 6 de dezembro de 2018, torna público seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), com vigência para o período de 2023 a 2027.
Acompanhando e participando, de forma crítica e consciente, do processo contínuo de mudanças que estão ocorrendo no mundo contemporâneo, sobretudo, na área educacional brasileira e no campo de atuação dos cursos que oferece, o Centro Universitário UNIVEM, que em 2023 completa 56 anos de existência, constitui-se numa IES a serviço da sociedade, sendo capaz de debater e intervir no contexto econômico, social, cultural e ambiental da região, tendo como desafio garantir a produção de conhecimento inovador e crítico, fruto do respeito à diversidade, à heterogeneidade e à pluralidade de ideias, que, somados às diretrizes norteadoras relacionadas aos princípios básicos de gestão, garantirão o alcance da sua missão.
Seu PDI para o período de 2023 a 2027 foi pensado, como instrumento gerencial e estratégico que agrega ideias, no universo da diversidade acadêmica, para realizar esforços e mobilizar recursos de maneira coerente, perseguindo objetivos amplamente discutidos e previamente estabelecidos por todos os segmentos institucionais; assim, abrigará itens voltados aos constantes processos avaliativos institucionais do UNIVEM, ressaltando sua Filosofia de Trabalho, Missão e Visão de Futuro, bem como as Diretrizes Pedagógicas que orientam suas ações e atividades acadêmicas que já desenvolve e que pretende implantar nos próximos 5 (cinco) anos.
O Plano de Desenvolvimento Institucional
É nesse contexto que o PDI, balizado pelo Projeto Político Institucional, contempla Objetivos, Políticas e Ações da Instituição, o Cronograma de Implementação e Desenvolvimento da Instituição, a Autoavaliação Institucional e o Orçamento e Demonstração de Capacidade e Sustentabilidade Financeira, com as respectivas fontes de recursos.
A metodologia para a execução do referido Plano é descrita, observando-se a coerência e a articulação entre os diversos processos a serem desenvolvidos, inclusive a previsão de expansão no período de sua vigência. Ademais, o modo pelo qual foi elaborado e a interferência que exerce sobre a dinâmica, tem como pressuposto o atendimento ao conjunto de normas vigentes, às diretrizes, metas e ações devidamente caracterizadas e quantificadas.
Isso posto, a construção do PDI encontra-se intimamente articulada com os resultados do processo de Autoavaliação Institucional, contemplando práticas para sanar as fragilidades e transformar em diferenciais competitivos as potencialidades identificadas no processo avaliativo.
A sua abrangência está alocada nas áreas de Ensino e Gestão com seus respectivos eixos de atuação:
Elaboração do PDI
O documento foi elaborado para o período de 2017-2021 está formatado de acordo com os dispositivos legais:
a) - Lei nº 9.394, de 1996 (LDB): Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Nos artigos 9°, 46 faz referência ao processo de regulação entre outros subsídios.
b) - Lei nº 10.861, de 2004: Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências.
c) - Decreto nº. 5.773, de 2006: Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores de graduação e sequenciais no sistema federal de ensino
E, sobretudo, foi elaborado para que sua operacionalização se torne instrumento de planejamento, a ser considerado dentro da gestão estratégica da Instituição para a tomada de decisões, tal como os PDIs anteriores.
As Comissões Temáticas foram designadas por meio de portarias específicas provenientes da Reitoria, sob a supervisão da Comissão Geral, sendo compostas por grupos temáticos formados por representantes dos cursos e por gestores dos setores acadêmico-administrativos, bem como por assessoria e suporte técnico.
A participação dessas Comissões na elaboração/construção do PDI 2017-2021, buscou, o comprometimento e envolvimento dos diferentes seguimentos da Instituição. Por meio de reuniões técnicas realizadas durante cada fase prevista em cronograma próprio definido pela Reitoria, as ações das Comissões objetivaram, prioritariamente, o estabelecimento e a reelaboração das metas, das políticas e das ações do PDI anterior, valendo-se dos pontos positivos e procedendo às devidas adequações nos itens que não puderam ser atendidos ou naqueles que não obtiveram êxito quando da sua implementação.
A elaboração compartilhada do presente Plano de Desenvolvimento Institucional, configura-se, então, como oportunidade de mobilizar o potencial que hoje a Instituição possui e de propor um projeto próprio que demonstra resultados concretos em termos de planejamento e gestão.