A primeira parte do abono de aposentados e pensionistas foi realizada em agosto

A segunda parcela do 13º salário paga aos aposentados e pensionistas do Instituto de Seguridade Social (INSS) de Marília, que recebem um salário mínimo (R$ 510) deve injetar um total de R$ 11.622.498,27 na economia do município. A primeira parte do abono foi realizada em agosto.
Na região abrangida pela gerência regional – Echaporã, Lupércio, Ocauçu, Oriente, Oscar Bressane, Pompéia e Vera Cruz, o montante é de R$ 2.910.238,86, totalizando R$ 14.565.737,13. Somente em Marília há 29.702 beneficiários, e na região 8.340.

A receita extra deverá junto com a bonificação paga aos trabalhadores nos segmentos do comércio, indústria, serviços, setor público, agropecuária e pesca, movimentar ainda mais as compras no comércio local, no último mês do ano.

Segundo pesquisa feita pela Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim) com os setores apontados, o 13º salário deverá representar na economia regional cerca de R$ 190 milhões. Aproximadamente R$ 54 milhões somente em Marília. Com os números do INSS, as cifras deverão subir para R$ 83.702 mi em Marília e R$ 198 mi na região.

Os reflexos do abono deverão ser sentidos a partir desta semana; uma vez que muitas empresas pagaram a primeira parcela (sem desconto dos tributos) no último dia 20.

De acordo com o superintendente da Acim, José Augusto Gomes, tradicionalmente a maioria dos trabalhadores utiliza o benefício para quitar as contas; antecipar as compras de natal e para fazer uma reserva para as despesas do início do ano, nessa ordem especificamente.

Para o economista Eduardo Rino, no caso de endividamento, o abono pode ser uma boa alternativa para tentar quitar dívidas em atraso, priorizando sempre as que cobram os juros mais altos, como cheque especial, cartão de crédito e financeiras. De acordo com ele, o ideal, quando possível, é reservar parte do abono para as despesas do começo do ano, como matrícula, material escolar e IPVA.
Fonte: Jornal da Manhã