esperar é um ato de sabedoria

Parece estranho, mas apesar da correria da vida moderna, de uma

competitividade cada vez mais acirrada, de tecnologias e metodologias que

surgem a todo o momento, diante de metas impostas por diretores que buscam

incansavelmente melhorias nos produtos, processos e serviços de uma

organização, saber esperar é um ato de sabedoria.

Este verbo parece estar quase extinto dentro das organizações. Afinal,

quem é que pode esperar? Alguém pode nos perguntar. O concorrente não

espera, alguém pode ainda nos dizer.

Muitas pessoas, ansiosas por serem as melhores naquilo que fazem,

atropelam-se em vários cursos de MBA, começam duas, três ou quatro línguas

diferentes, sem focar em nenhuma delas, e se queixam muitas vezes por não

conseguirem o tão sonhado emprego ou por não terem o salário maravilhoso

que tanto almejaram.

Pessoas mudam de emprego rapidamente, assim como mudam de

relacionamentos, pensando que será mais feliz nesta “nova vida”. Começam

vários projetos, mas acabam tendo pouco êxito. Diante de obstáculos que

aparecem, preferem desviar-se a enfrentá-los e se esquecem que é através

dos exercícios que os músculos são fortalecidos.

Os desafios na nossa vida pessoal e profissional estarão sempre

presentes. Saber enfrentá-los, buscar alternativas para superá-los nos torna

mais fortes e confiantes naquilo que fazemos. Sempre que vencemos um

obstáculo, aprendemos muito e estaremos agora preparados para desafios

maiores.

Profissionais invertem a ordem das coisas e preocupam-se

exageradamente com o TER e colocam em segundo plano o SER e o FAZER.

Respeitar a ordem das coisas: Ser _ Fazer _ Ter leva tempo, mas só assim

conseguimos algo duradouro e consistente. Somente sendo um bom

profissional, fazendo as coisas da melhor maneira possível, de forma séria,

íntegra, justa e comprometida que se terá a recompensa pelos resultados

certamente obtidos.

Talvez o motivo pelo qual nos incomode quando ouvimos ou dizemos o

verbo esperar em algumas situações é o fato dele ser, na língua portuguesa

um verbo polissêmico, ou seja, que possui vários significados.

Na língua inglesa, o verbo esperar é traduzido diferentemente para cada

situação, como por exemplo:

- “Esperar” no sentido de aguardar, como conotação de tempo, é

traduzido por to wait;

- “Esperar” no sentido de “ter esperança”, é substituído por to hope;

- No sentido de “ter expectativa”, se utiliza o verbo to expect.

Organizações iniciam vários projetos ou programas, os líderes estão

entusiasmados, a equipe comprometida e toda organização envolvida. No

entanto, ao passar dos meses, a grande maioria dos projetos ou programas

não são implementados com toda sua potencialidade, todo esforço

empreendido é subaproveitado e não raramente ouvimos os colaboradores

dizerem “isto é apenas para inglês ver”. O verbo esperar, que antes significava

uma esperança nos novos projetos já perdeu seu significado e por isso perdeu

seu sentido.

Logicamente devemos procurar fazer as coisas da forma mais otimizada

possível, de uma maneira eficiente e eficaz, mas precisamos aceitar que tudo

tem um tempo. Uma bela árvore não adquiriu sua beleza do dia para a noite.

Um bom líder não se tornou uma pessoa competente e respeitosa em uma aula

sobre liderança. Diferentemente de outras organizações, o lean manufacturing

funciona muito bem na Toyota porque seus conceitos estão enraizados na

cultura da organização, que os aplica sistematicamente desde o final da

Segunda Guerra Mundial.

Em visita a uma empresa, o diretor industrial comentou que a

organização havia implantado um sistema que não tinha dado os resultados

esperados pela diretoria. Em pouco tempo de conversa com alguns

colaboradores foi possível perceber que o tempo de trabalho estipulado para a

equipe foi insuficiente, mesmo trabalhando aos sábados e domingos. Abordei a

questão com o diretor fazendo a seguinte metáfora: “Não é porque um prato de

comida leva 40 min para ficar pronto, que poderemos ter o mesmo prato, com o

mesmo sabor, em 04 min, simplesmente colocando 10 vezes mais fogo”.

Quando implantamos um programa ou projeto na organização, quando

contratamos uma pessoa nova, esperamos que os resultados venham com o

tempo. É preciso, portanto, esperar no sentido de ter expectativa, no sentido

de acreditar e também no sentido de aguardar os resultados deste “algo novo”,

logicamente devidamente acompanhado por indicadores consistentes e

feedback contínuo.

A falta de foco, como foi abordada no texto anterior, “Uma questão de

direção”, seja nas organizações ou em nossas vidas, com o passar do tempo

nos leva a extinguir os sentidos de “ter expectativa” e “ter esperança”, deixando

o verbo esperar numa conotação única e exclusiva de tempo, no sentido de

aguardar. Como podemos aguardar algo do qual não temos mais expectativa e

esperança? Se assim o for, realmente esperar trata-se de uma grande perda

de tempo...

Flávio José dos Santos , é professor do Univem

 flavio@jetaconsultoria.com.br

 

 

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