Será que a empresa adota uma política mais liberal em relação a cobrar posturas ou conclusão de tarefas de seus colaboradores?

Recebemos o seguinte questionamento de um internauta que acompanha o blog.
A empresa onde eu trabalho bloqueou recentemente o acesso dos funcionários ao Facebook, Orkut e Tweeter. Eu apenas utilizava estes sites durante meu horário de almoço ou após o trabalho. Você acha que isto é correto?

Caro Internauta, participei de um estudo recente em uma das empresas em que atuo, exatamente sobre o acesso dos colaboradores a sites de relacionamento.

A questão lá era a seguinte. A empresa adota uma política mais liberal em relação a cobrar permanentemente posturas ou conclusão de tarefas de seus colaboradores. O que é mais levado em conta são os resultados de cada área e de cada colaborador, aferidos de tempos em tempos.

Os gestores dos departamentos notaram porém que alguns funcionários acessavam sites de relacionamento diversas vezes ao longo do dia, além de manter aberto o MSN e se comunicar com amigos durante o dia. Isto criou a percepção na direção da empresa de que o tempo dos funcionários não estava sendo utilizado adequadamente, e que parte dos funcionários agiam dentro dos limites do bom senso e parte não. Foi enviado um comunicado a todos reforçando a liberdade da utilização das ferramentas, mas com bom senso. Uma parcela pequena continuou abusando.

Nesta situação, os que respeitam as regras acabam se sentindo prejudicados porque alguns não respeitam e nada acontece. Não restou à empresa se não bloquear o acesso a estes sites dentro da empresa. Por ser a proprietária dos equipamentos e ter liberalidade para decidir sobre o acesso à informação dentro da empresa, não existe qualquer restrição legal quanto a esta decisão.

O melhor seria se todos agissem com responsabilidade e os justos não tivesse que ser punidos por conta dos injustos. É mais um exemplo de que a liberdade deve caminhar junto com a responsabilidade.
  Fonte: Portal UOL / Blog Seu próximo emprego 

COMENTÁRIOS