Pesquisa da Symantec mostra que metade do uso de rede social no trabalho tem propósito profissional, mas muitas empresas não possuem regras

Enquanto um terço dos funcionários nunca acessam redes sociais durante o trabalho, um número igual faz uso dessas mídias uma ou duas vezes por dia; 16% acessa mais de cinco vezes e outros 2% mais de 20 vezes em um único dia. A constatação é de uma pesquisa conduzida pela Symantec com 336 profissionais de TI no início deste mês.

Os entrevistados disseram, entretanto, que 53% do tempo gasto com sites de redes sociais durante o expediente tem propósito profissional.

Como as empresas podem trabalhar o acesso às redes sociais, como Facebook e Twitter, durante o trabalho? De acordo com o estudo, apenas 5% das organizações bloqueiam esse tipo de conteúdo. Um terço não bloqueia, mas possui políticas que permitem o uso das mídias sociais apenas para questões profissionais. Por outro lado, outras 42% não têm política de acesso ou bloqueiam o uso.

Qual é a saída correta para isso? Permanecer sem uma política - ou ter uma inadequada - poderia resultar em perda de produtividade ou um serviço ao consumidor sem valor agregado em uma mão e, na outra, problemas relacionados à segurança. Do lado da segurança da informação, para começar, é preciso considerar o crescente uso de ataques clickjacking, bem como alertas plethora, engenharia social, spam e phishing destinados às informações pessoais dos usuários ou detalhes sensíveis ao negócio por meio desses sites. Muitas companhias também se preocupam com a divulgação de informações confidenciais pelos próprios funcionários de forma acidental ou propositalmente.

Para a Symantec, as empresas podem livrar-se de muitas preocupações relacionadas às redes sociais com o desenvolvimento de políticas de segurança e também um guia de uso para funcionários. É crucial na criação de regras efetivas, entretanto, a disponibilidade de ferramentas para monitorar assim como um processo de atualização.

Quando for regular o uso dessas mídias, apenas tome cuidado. Pesquisadores têm dito que a liberação de alguma ferramenta social é benéfico até mesmo para a produtividade.

Este foi um dos achados, por exemplo, do relatório "Use Social Computing To Boost IT Productivity", produzido pela Forrester a partir de uma pesquisa com 303 profissionais na América do Norte e Europa, em janeiro deste ano.   Fonte: IT Web Link: http://www.itweb.com.br/noticias/index.asp?cod=69553&utm_source=itweb&utm_medium=portal&utm_content=destaquesite
 

COMENTÁRIOS