O mercado de anúncios pagos para atração de usuários movimenta mais de US$ 3 bilhões por ano no Brasil.

É o que aponta estudo realizado pela AppsFlyer, plataforma de mensuração de aplicativos.

No mundo, são US$ 142 bilhões circulando na indústria mobile só com campanhas de aquisição e uso de apps. Na América Latina, são US$ 4,8bilhões gastos com publicidade em aplicativos – o Brasil representa cerca de 70% desse valor.

O estudo foi divulgado nesta quinta-feira (9/8) durante o evento MAMA – Mobile Attribution & Marketing Analytics, em São Paulo (SP). O levantamento avaliou 5 bilhões de instalações de aplicativos, 400 milhões de abertura de aplicativos e 200 milhões de dólares em receita.

Confira outras conclusões do relatório:

 Facebook no topo

O aplicativo Facebook é o primeiro lugar na lista de mídia que mais gera downloads para apps por meio de seus anúncios. Google vem em segundo lugar. Essa dobradinha não mudou desde 2016. O que cresceram foram os investimentos.

Vídeo

Instalações advindas de anúncios em vídeo cresceram 180% de 2016 para 2018.

 Mídia paga

Para retenção de usuários, os aplicativos também precisam desembolsar em mídia paga. De 2017 para 2018, houve aumento de 62% em campanhas de retargeting de usuários.

 Custo por clique

Pagar por cliques está ficando mais caro: de US$ 0,88 por instalação era o preço em 2017, agora está em US$ 0,92 (média), para iOS.

 Fraudes

Aumentam os investimentos, aumentam as fraudes. No Brasil, cliques e downloads falsos fazem a indústria perder 82 milhões de dólares apenas de janeiro a maio de 2018, pagos a resultados fraudulentos.

COMENTÁRIOS